Pastéis de Bélem/Nata |
Achar a receita mais parecida com a do pastel de Belém é uma tarefa difícil, pois de acordo com alguns documentários que vi, somente 3 pessoas conhecem a receita correta da massa e do recheio, que são feitos em uma sala isolada chamada "Oficina do Segredo", desde 1837. Acabei mesclando algumas receitas de recheio para a primeira tentativa.
No caso da massa, optei por usar os discos prontos, já que a forma tradicional é um pouco mais trabalhosa: fazer um rocambole de massa folhada; cortar fatias de 1 cm mais ou menos; colocar a fatia no fundo da forma de empada e com os dedos esticar a massa até as bordas, deixando o fundo mais fino e as bordas mais grossas.
Ingredientes (16 unidades)
- 16 discos de massa folhada número 8 da Arosa;
- 250 ml de creme de leite;
- 100g de açucar;
- 4 gemas;
- 1 colher de chá de farinha de trigo;
- 1 colher de chá de amigo de milho (maizena);
- 1 colher de chá de essência de baunilha;
- 1 pau de canela;
- raspas de 1 limão siciliano;
- manteiga sem sal para untar as forma de empada;
- Canela e açúcar de confeiteiro a gosto para servir.
Etapas
- Unte com manteiga as forma de empada e coloque o disco de massa sobre o mesmo. No fundo, faça pequenos furos com um garfo para que a massa não levante o recheio (dica da Arosa);
- Misture o creme de leite, o açúcar e as gemas em um recipiente que possa ir em banho maria;
- Já em banho maria, adicionar a farinha, o amido, a baunilha e a canela. Mexa com um fuet até que fique um pouco mais grosso, cerca de 10 minutos. Detalhe: o creme continua bastante líquido quando quente;
- Retire do fogo, remova o pau de canela e acrescente as raspas de limão siciliano;
- Misture as raspas e encha as formas de empada com o creme quase até o topo;
- Leve para assar em forno quente (250ºC) pré-aquecido até que a massa fique estufada e corada. Acho que de 10 a 15 minutos, é bem rápido !!!
- Sirva ainda quente (de preferência) ou a temperatura ambiente, com um pouco de canela e açúcar de confeiteiro por cima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário