segunda-feira, 16 de julho de 2012

Petit gateau de cenoura e chocolate


Segundo o chef Breno Morais, trata-se do Mágico Petit gateau de cenoura !!! E é uma excelente opção para quem quer sair do tradicional bolo de cenoura e chocolate e ainda com a vantagem de poder fazer com antecedência, esquentando apenas na hora de servir. Como não fui muito generoso no recheio, o chocolate não escorreu ao cortar o bolinho, mas o sabor ficou impecável !

Ingredientes (10 bolinhos)
[metade da receita original, apesar da receita original também ser para 10 bolinhos]

(massa)
200g de cenoura
125g de manteiga sem sal
125g de açúcar refinado
125g de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento
3 ovos

(recheio - ganache)
200g de chocoloate meio amargo (60%)
150ml de creme de leite fresco
125g de manteiga sem sal

Preparo (como eu fiz)
(ganache)
Aqueça o creme de leite fresco com a manteiga. Não há necessidade de deixar ferver, mas quando já estiver quente desligue o fogo e coloque o chocolate picado ou ralado. Mexa até obter uma mistura homogênea. Coloque em uma vasilha e leve a geladeira para que endureça.

(bolo)
Corte as cenouras em fatias finas (eu usei uma madolina para cortar em rodelas). Em uma panela com tampa, cozinhe as cenouras no fogo baixo até que fiquem macias. Retire do fogo e ainda quente, bata com um mixer até obter um purê. Se estiver difícil, coloque um pouco de água. Reserve na geladeira.
Em uma tigela, bata a manteiga com o açúcar e coloque os ovos um a um. Acrescente o purê de cenoura e bata até obter um creme homogêneo. Inclua a farinha peneirada e o fermento. Deixe homogêneo e reserve.

Unte as 10 forminhas de petit gateau com manteiga e farinha de trigo, pré-aqueça o forno a 180ºC e retire a ganache da geladeira. Encha cada forminha com a massa em até 1/3 da altura. Faça um brigadeirão de ganache (não precisa economizar) e coloque dentro da forminha, afundando um pouco. Cubra com mais massa até 3/4 da forminha. Asse os 10 bolinhos por 25 minutos e ao retirar deixe a massa descansar alguns minutos. Desenforme e a na hora de servir aqueça de 30 a 45 segundos no microondas para que o chocolate derreta dentro do bolinho.

Sirva com uma bola de sorvete de creme, mas a sugestão do Breno Morais de sorvete de Pistache é 10 !!!

Como não fui generoso nos brigadeiros, acabou sobrando bastante ganache que pode ser usada de cobertura do sorvete também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...