terça-feira, 17 de julho de 2012

Hamburguer gourmet com queijo de cabra e aceto balsâmico reduzido


Já estava com saudade fazer hamburguer em casa e aproveitei o domingão para testar uma nova combinação baseada em uma receita que achei no site Food52. Adoro queijo de cabra mas ainda não o tinha experimentado como acompanhamento. E o aceto balsâmico reduzido junto com a carne é tudo de bom ! Dá um pouco de trabalho, são vários ingredientes, mas vale a pena experimentar !!!

Ingredientes (5 unidades)
(hamburguer)
5 pães de hamburguer
1 peça de maminha (de 800g a 1kg)
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de molho inglês
Folhas de alface, rodelas de tomate e de cebola roxa para acompanhar

(molho de queijo e redução de balsâmico)
100g de queijo de cabra
50g de cream cheese
1 echalote picada finamente (se não achar, pique metade de uma cebola roxa)
1 dente de alho picado finamente
1 colher (sopa) de azeite
1,5 xícaras (chá) de aceto balsâmico
3 colheres (sopa) de mel

Preparo
Vamos começar com o preparo da carne.... Limpe a maminha separando a gordura da carne. Pese a carne e depois a gordura e combine 85% de carne com 15% de gordura. Por exemplo, se tivermos 700g de carne devemos separar 125g de gordura. Em um processador de alimentos, pique a gordura junto com o queijo parmesão, o azeite e o molho inglês até obter um creme. Em seguida, coloque pedaços da maminha e pique grosseiramente com a função pulsar. Separe a carne em 5 pedaços e monte os hamburgueres com as mãos. Leve a geladeira até a hora de usar.

Vamos agora aos molhos.... Primeiro a redução do aceto balsâmico. Leve ao fogo baixo o aceto balsâmico e o mel até que o volume tenha reduzido a 1/3 do volume inicial (meia xícara de chá). Retire do fogo e reserve. O cheiro de vinagre incomoda um pouco durante o processo ! Em uma frigideira, refogue em fogo baixo a echalote e o alho no azeite. Junte o queijo de cabra e o cream cheese. Misture até que fique homogêneo, retire do fogo e reserve.

Leve uma chapa ou frigideira ao fogo alto, dê uma leve tostada nos pães e grelhe os discos de hamburguer por 2 a 3 minutos de cada lado. Assim que virar os discos, pincele o aceto reduzido em cima dos discos.

Monte os hamburgueres passando o creme de queijo nas duas metades do pão, sobre a parte de baixo coloque o alface, o hamburguer, o tomate e as rodelas de cebola. Se quiser, espalhe um pouco mais do aceto e aproveite esta combinação deliciosa e suculenta imediatamente !!!

Gosto bastante de cebola !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...