segunda-feira, 9 de julho de 2012

Cassoulet de frutos do mar ao curry


Não tenho muito costume de comer feijão branco, nem sou tão fã assim de feijoada. De tempos em tempos, minha sogra nos presenteia com um puchero (com feijão branco ao invés de grão de bico), que pelo nome em si já garante um bom número de piadas durante o almoço. Mas fiquei com vontade de fazer este Cassoulet de frutos do mar, logo que vi a receita na revista Casa e Comida #17. Parece complicada, trabalhosa, mas se você se organizar bem dá para fazer tudo em 1 hora. Tá bom, se você não ser organizar dá para fazer em 90 minutos, com o arroz branco de micro ondas para servir junto.

Ingredientes
[Como sempre mudei algumas proporções mas a receita original é do Dudu Borger, Le French Bazar]
[feijão]
500g de feijão branco (deixe de molho por pelo menos 4 horas)
1 cebola partida ao meio
1 folha de louro
1 cabeça de alho (eu descasque todos usando os bowls clique aqui e veja como) 

[molho curry]
30g de manteiga
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
3 ramos de tomilho
1 colher (sopa) de curry em pó
1/2 xícara (chá) de vinho branco
250ml de creme de leite fresco
1 lata de tomates pelati
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
sal e pimenta do reino a gosto.

[frutos do mar]
30g de manteiga
1 bandeja de anéis de lula
1 bandeja de camarões pequenos limpos (acho que são 400g)
sal e pimenta do reino a gosto.

Preparo
[feijão]
Cozinhe o feijão na panela de pressão com a cebola partida ao meio, a cabeça de alho, o louro por 20 minutos, contados a partir do momento que a panela ganhar pressão. Se os grãos já estiverem macios, escorra e reserve.

[molho curry]
Leve uma panela ao fogo médico e refogue a cebola picada e 1 dente de alho na manteiga. Adicione o tomilho e o curry, misture. Adicione o vinho branco e espere evaporar. Acrescente então o tomate e o creme de leite e deixe reduzir por 5 minutos e reserve.

[frutos do mar]
Tempere os camarões e os anéis de lula com sal e pimenta a gosto. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite e a manteiga. Grelhe rapidamente os camarões até que fiquem corados (de 2 a 3 minutos) e depois os anéis de lula até estufem, em torno de 1 a 2 minutos no máximo.

[finalização]
Leve a panela do molho ao fogo, adicione os feijões e misture até que peguem o molho. Adicione os anéis de lula e os camarões, misture para que peguem o molho. Acerte o sal e a pimenta. Salpique a salsinha picada por cima e sirva quente com ou sem arroz branco... Bom proveito !


Comentários
  • Reserve também a água do cozimento para usarmos caso o molho de curry fique muito denso. Fato que ocorreu comigo, por ter usado tomate pelati com um pouco de molho ao invés de tomates picados;
  • Como usei anéis de lula congelados, as vezes eles ficam duros, mesmo cozinhando por pouquíssimo tempo. Neste caso, acabei colocando as lulas para cozinharem mais um pouco junto com o feijão na panela de pressão - ficaram super macias !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...