terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Camarão grelhado com risoto de leite de coco


Quando comecei a preparar esta receita (inspirada em um prato do chef Josemar Mendes, clique aqui para ver o original) não tinha muita idéia de como ia ficar esta mistura de sabores: mel com gengibre ?!?! Leite de coco e queijo brie ?!?! Será que fica doce ?!?! Mas como curiosidade é o meu nome do meio, na primeira oportunidade que tive já convidei a família toda e preparei para o almoço de Domingo.

O risoto ficou levemente adocicado e o sabor de coco não prevaleceu, aliás dá para passar batido se você não contar que usou. Já o camarão ficou no ponto certo e a mistura de mostarda, mel e gengibre é maravilhosa. Fiquei comendo risoto com a marinada um tempão..... Vale a pena experimentar !!!

Ingredientes (6 a 8 pessoas)
(camarão)
1kg de camarão;
3 colheres (sopa) de mel;
3 colheres (sopa) de mostarda;
1 colher (sopa) de gengibre ralado;
2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
sal e pimenta do reino a gosto.

(risoto)
2 a 3 xícaras (chá) de arroz arbóreo;
1 cebola picada;
50g de manteiga;
200ml de vinho branco seco;
2l de caldo de legumes (se estiver sem tempo, 2l de água e 3 tabletes de caldo);
200ml de leite de coco;
100g de queijo brie picado;
100g de queijo parmesão ralado;
sal e pimenta do reino a gosto.

Preparo
Em uma tigela (bowl), misture o mel, a mostarda, o gengibre e sal e pimenta a gosto. Coloque os camarões já limpos nesta mistura (marinada) por pelo menos 15 minutos.
Grelhe os camarões em uma frigideira bem quente com um fio de óleo por cerca de 2 minutos de cada lado. Por fim, adicione o que sobrou da marinada e deixe reduzir um pouco. Reserve ambos, os camarões e a marinada reduzida.
Em uma panela, refogue a cebola na manteiga em fogo médio. Adicione o arroz e deixe-o fritar por 2 minutos. Adicione o vinho branco e aguarde evaporar. A partir de agora, adicione 1 a 2 conchas de caldo de legumes e aguarde secar. Repita o processo até que o arroz fique no ponto (cerca de 20 a 25 minutos). Adicione os queijos e o leite de coco.
Monte o prato com o risoto, os camarões ao redor e um pouco da marinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...