Se você está cansado das coberturas tradicionais de sorvete, que tal experimentar uma nova e bem diferente ? Chega de chocolate, caramelo e morango, vamos fazer um caramelo de tomilho limão, receita do Paul A. Young.
Tem gente que não conhece o tomilho, ainda mais o tomilho limão, mas como o próprio nome sugere é uma mistura do tomilho tradicional e um gostoso perfume de limão. Basta esmagar algumas folhas para sentir o perfume !
A quantidade dos ingredientes assusta os preocupados com as calorias, mas afinal, é CARAMELO !!! É DOCE, MUITO DOCE, calórico mesmo, mas é bom.
Ingredientes (metade da receita do livro - 250ml de caramelo)
- 75g de manteiga sem sal;
- 75g de açúcar mascavo claro (usei o mascavo comum que tinha);
- 15g de folhas de tomilho limão (tem que tirar as minúsculas folhas dos ramos de tomilho);
- 5g de sal marinho (segundo o livro, não se deve usar sal comum de cozinha)
- 75g de creme de leite fresco;
- 25g de chocolate ao leite.
Etapas
- Derreta a manteiga em uma panela, acrescente o açúcar e mexa até obter uma mistura homogênea. Adicione as folhas de tomilho e ferva tudo em fogo baixo por 5 minutos;
- Misture o sal e misture para disolvê-lo;
- Retire do fogo, acrescente o creme de leite fresco, com cuidado, pois pode espirrar se a mistura estiver muito quente;
- Acrescente o chocolate ralado ou cortado em pequenos pedaços, mexendo até dissolver;
- Passe o caramelo por uma peneira bem fina, para tirar as folhas de tomilho e deixe esfriar.
Detalhe
No dia em que foi feito estava maravilhoso, o sabor do tomilho limão quebrava o doce do caramelo, posso ariscar dizer que você começa sentido o doce do caramelo e termina com o sabor do limão. Mas depois de alguns dias na geladeira, o sabor do limão sumiu e acentuou bastante o sabor do tomilho. O livro diz que podemos armazenar o caramelo por até 2 meses na geladeira, mas em vidros herméticos, que não foi o caso. Fazendo curta uma loga história, faça pouco e consuma no mesmo dia !!!!
Cuidado
Não é todo mundo que gosta de ervas na comida, imagine então nos doces... portanto, se estiver curioso, faça 1/4 da receita original (ou seja, metade das quantidades que eu relacionei) e experimente com amigos sinceros que não tenham aversão ao sabor de ervas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário