Receitas de todos os lugares com dicas de quem já tentou, errou, consertou e inventou...
terça-feira, 28 de janeiro de 2014
DICA: Mitos sobre como cozinhar macarrão
Vários são os mitos em torno do tema: como cozinhar o macarrão... Apesar de ser uma tarefa aparentemente simples: ferver a água, colocar a massa e aguardar que cozinhe, há tradições familiares e crenças populares que persistem há anos, não importando se estão baseados em fatos comprovados, em intuição ou simplesmente equivocados.
Colocar óleo na água: Um dos mitos mais comuns é este ! Colocar óleo na água para evitar que o macarrão grude. Na verdade, o óleo somente evita que se forme espuma durante a fervura e dificulta a aderência do molho a massa. O ideal é mexer de vez de quando para separar evitando que grudem.
Colocar o sal na água: Como o sal aumenta o ponto de ebulição, teoricamente deveríamos colocá-lo somente quando a água já estiver fervendo. Embora isto faça sentido, para conseguirmos aumentar o ponto de ebulição de um 1 litro de água em 1ºC, iríamos precisar de 58g de sal, ou seja, mais de 4 colheres de sopa de sal... acho que ninguém cozinha macarrão com tanto sal... portanto, não faz muita diferença colocar antes ou depois.
Lavar depois de cozido: lavar o macarrão em água fria para não grudar é errado, pois irá remover o amido que ajuda o molho a aderir a massa. Se quiser evitar que grude ao esfriar, escorra a massa e passe um pouco de azeite deixando-o esfriar naturalmente para que fique soltinho.
Escorrer bem: Não há necessidade de deixar escorrer até a última gota de água. Um pouco da água do cozimento é sempre bom para o molho, ajudando na aderência a massa. Além disto, salvar uma concha da água do cozimento antes de escorrer é uma dica comum em várias receitas de molho para dar caldo.
Se grudar na parede, está pronto: Este era o meu preferido quando comecei a cozinhar. Lembro da minha vó arremessando o espaguete contra parede e era super divertido ! Só não sei dizer se era por crença ou somente para nos fazer rir. Mas não jogue seu espaguete contra a parde para ver se está no ponto. Definitivamente isto não é um bom indicador e você terá que limpar a parede depois.
Cozinhar em água abundante. Sempre que lia isto pensava, quanto de água seria abundante afinal, por definição, abundante é algo em quantidade maior do que a suficiente. Por que não cozinhar em água suficiente, mas ficaria na mesma... quanto de água ? A referência que encontrei seria 1 liltro de água para cada 100g de massa.
A água deve sempre estar fervendo: Não se preocupe se a água não estiver borbulhando o tempo todo. É possível cozinhar a massa no mesmo tempo recomendado pelo fabricante fazendo o seguinte: deixe a água ferver, coloque a massa, deixe ferver de novo, desligue o fogo e tampe a panela ! Acredite, funciona ! Eu mesmo só faço desta forma agora, gasta menos gás !
Todas as massas podem ser usadas com todos os molhos: É certo que há uma infinidade de possíveis combinações, mas há massas que combinam melhor com certos tipos de molhos, devido a sua textura, tamanha e peso. Neste link, há uma guia interessante que pode ajudar a melhor selecionar um molho para o tipo de massa que você está querendo.
Quanto de macarrão devemos fazer por pessoa: Claro que alguns vão dizer, depende de seus convidados ou do tamanho de sua fome, mas em geral podemos fazer de 80 a 100g por pessoa, sem correr o risco de faltar para um bis.
Se o espaguete não cabe na panela é melhor quebrá-lo: De jeito algum.... Não há necessidade alguma, deixe metade para fora e, assim que a parte imersa na água amolecer com o calor, ele irá escorregar e pronto. Mexer com um garfo ajuda !
Quais são os seus mitos ?
Texto adaptado do blog TheKitchn.com.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário