terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Bolo de Chocolate e Guiness


Esta receita é somente para maiores de 18 anos ! Brincadeira, cerveja Guiness com chocolate é tudo de bom ! Aproveite para servir de sobremesa depois do Pub's Burguer com uma bela bola de sorvete.

Ingredientes
(receita do Jaime Oliver)

110g de manteiga sem sal a temperatura ambiente
75g chocolate amargo, picado
200ml de cerveja escura, Guiness
200g de farinha de trigo
200g de açúcar
20g de cacau em pó
1 colher (chá) de fermento químico
3 ovos

Cobertura (opcional)
3 colheres (sopa) de sour cream
200g de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de cerveja Guiness

Preparo
Unte uma forma redonda de 23cm com manteiga e cacau em pó e pré-aqueça o forno a 180ºC.

Derreta o chocolate no microondas, colocando em potência média e mexendo a cada 30 a 60 segundos, para evitar que queime. Assim que estiver derretido, coloque a manteiga na mesma tigela e mexa até que fique incorporado.

Adicione então a cerveja ao chocolate e mexa para incorporar. Não se preocupe se não conseguir, pois irá incorporar mais tarde com os demais ingredientes.

Em uma tigela, peneire a farinha com o cacau e o fermento, reserve.

Em outra tigela, bata os ovos com açúcar até obter um creme claro e fofo, cerca de 3 minutos. Bata metade do creme de chocolate com os ovos até incorporar e adicione metade da farinha. Repita o processo novamente com as outras metades.

Coloque a mistura na forma e asse por 40 minutos, ou até conseguir tirar um palito de dente seco de dentro do bolo ao furá-lo. Se o topo começar a queimar depois de 30 minutos, cubra com papel alumínio e termine de assar.

Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 10 minutos. Você pode servir assim mesmo (como na foto) ou com a cobertura. Para isto, bata o sour cream com a cerveja e incorpore o açúcar aos poucos até obter creme homogêneo. Espalhe sobre o bolo e sirva !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...