terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Crepe com creme de mascarpone e morangos ao balsâmico


Depois de muita comilança no Natal e farta ceia no Réveillon, caprichei em uma sobremesa leve para encerrar 2012... pelo menos a massa e o creme estavam bem leves...já as calorias, não posso dizer o mesmo.

Crepe (mais ou menos 10 unidades)
receita original, clique aqui.

3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1,5 xícara (chá) de leite integral
3 ovos
3/4 de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar (usei 2 apenas)
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de amareto ou outro bebida (opcional)

Preparo Crepe
Bata tudo no liquidificador ou use um mixer para misturar tudo. Passe manteiga em uma frigideira, ou use uma crepeira, e ajuste a quantidade de mistura para o tamanho da frigideira para obter crepes bem finos. Guarde na geladeira até a hora da montagem.

A massa fica bem líquida e dá um pouco de trabalho para fazer o crepe ficar bem fino. Nada que algumas tentativas e um pouco de paciência não resolvam. No meu caso, dos 10 possíveis tentativas, acabei ficando com 5 bons crepes....Dá para usar também a massa do crepe suzette, clique aqui e confira !

Recheio
2 xícaras (chá) de morangos cortados
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico (acabei usando um com sabor de framboesa)

1 xícara (chá) de creme de leite fresco gelado
1 colher (sopa) de açúcar refinado
120g de queijo mascarpone
amêndoas em fatias a gosto


Preparo
Em uma tigela, combine os morangos, o açúcar e o vinagre balsâmico. Macere um pouco os morangos e misture até dissolver o açúcar. Reserve. Em uma outra tigela, bata o creme de leite fresco gelado com o açúcar até o ponto de chantily. Adicione o mascarpone e as amêndoas e reserve.

Para servir, coloque o creme em um dos cantos do crepe, dobre o crepe na metade e na metade novamente. Espalhe os morangos por cima com um pouco do caldo e bom proveito !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...