segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Você sabe escolher frutas ?



O verão está está aí!  Geralmente, é nessa época do ano em que aumenta o consumo das frutas, por serem alimentos mais leves e que podem ser consumidos de várias formas, desde sucos até em saladas. Mas você sabe como escolher as frutas no momento da compra? Como selecionar as melhores?

De um modo geral, na hora de ir às compras, dê preferência às frutas da estação. Além de estarem mais baratas, essas costumam estar mais frescas que as demais. Uma outra dica é procurar sentir o cheiro da fruta. Quanto mais agradável e característico, melhor.

A verdade é que cada fruta tem um critério diferente para ser usado, mas existe um princípio básico que vale para todas elas: quanto mais frescas, melhor! Uma das melhores opções é comprar as frutas em feiras livres, pois nesses lugares a qualidade da fruta costuma ser superior. Mas, caso não seja possível, aproveite os dias de feira dos grandes mercados.

As bananas, por exemplo, podem ser escolhidas quando já possuem aquelas manchas pretas, isso indica que elas estão maduras. Além disso, a casca deve estar com aspecto firme. Mas esse critério só vale se a intenção for para consumo imediato. Caso contrario, procure escolher aquelas que estejam levemente esverdeadas. Elas devem estar bem presas às pencas.

Por ser uma fruta que amadurece muito rápido, o mamão costuma ser colocado a venda quando ainda está um pouco verde. Na hora da compra, escolha os mais firmes e evite aqueles com amassados. A fruta deve estar macia, mas não mole.

Como a laranja é uma fruta que possui muitas variedades, cada uma possui sua particularidade. A seleta, por exemplo, deve estar com um pedaço do galho, pois isso indica que a fruta foi colhida da maneira correta. Já a laranja lima possui bastante caldo quando sua casca é bem lisa.

O bom maracujá é aquele mais pesado. Se estiver muito leve, é sinal de que possui pouca poupa, ou que a mesma secou. No caso do maracujá azedo, a casca enrugada indica que ele está maduro. Já o maracujá doce deve ter a casca lisa e viçosa.

O abacaxi é uma outra fruta muito consumida nessa época do ano. Uma boa dica é puxar uma das folhas do centro de sua coroa. Se a folha soltar com facilidade, significa que a fruta está boa para ser consumida. O ideal também é que a casca esteja dourada e com aroma doce.

Na hora de escolher a manga, prefira aquelas com cheiro doce e com cor amarelo-avermelhado. Fuja daquelas com machucados, rachaduras e batidas. A casca da fruta deve estar macia, porém firme.

As uvas pretas e vermelho-escuras costumam ser as mais doces e saborosas. Ao escolher, elas devem estar bem presas ao seu cacho, e suas cascas devem estar firmes. Evite aquelas com manchas e murchas.

Quando for comprar melancia, a fruta deve estar com a casca bem firme e brilhante, de cor verde-rajada. Tente bater com a palma da mão na fruta e preste atenção no som. Se emitir um som oco, indica que está pronta para o consumo.

Seja lá qual for a fruta, se estiver madura, é importante conservar na geladeira, como forma de prolongar a qualidade. Caso ainda esteja verde, procure embrulhar a fruta em folhas de jornal. Isso acelera o processo de amadurecimento.

E aí, anotou as dicas? Agora é só ir às compras!

Fonte: Cupom Now

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...