Calma, não há motivo para pânico ! Risoto de alho sim, mas nada de gosto forte ou qualquer outro motivo para ter medo. Se não quiser confiar em mim, confie no Jamie Oliver já que a receita original é dele.
Adoro alho ! E pelo jeito, descobri que na família não sou o único. Depois de alguns olhares desconfiados, garfadas comedidas e comentários sobre as diferentes texturas proporcionadas pelas amêndoas e migalhas tostadas, todos acabaram repetindo e de pouco em pouco, foi-se o risoto com elogios entusiasmados no final - um dos melhores que você já fez !!!
Ingredientes (4 a 6 pessoas)
receita original, clique aqui.
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
2 cabeças de alho para assar (como gosto muito de alho, acabei usando 3)
1,5 litros de caldo de galinha (acabei misturando um pouco de caldo de legumes)
2 xícaras (chá) de vinho branco seco
2 dentes de alho picado
2 cebolas roxas bem picadas
1 talo de salsão bem picado
100g de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de folhas frescas tomilho*
100g de amêndoas sem pele, levemente trituradas ou em lâminas
3 fatias de pão de forma sem casca para fazer as migalhas de pão**
1 a 2 colheres (sopa) de queijo mascarpone ou 70g de manteiga
sal e pimenta do reino a gosto.
(*) Acho que usei bem menos tomilho que na receita original, pois o gosto é um pouco forte. Mas no fim, achei que poderia ter usado um pouco mais.
(**) Você pode fazer as migalhas na mão mesmo mas saiba que dá para usar o mixer para esmigalhar rapidamente as fatias.
Preparo
Vamos começar com o alho... pegue as 3 cabeças de alho, corte a parte de cima, regue com um pouco de azeite e embrulhe no papel alumínio (face com brilho para dentro). Leve ao forno pré-aquecido a temperatura alta por mais ou menos 40 minutos. O alho tem que estar macio ao ponto de podermos retirá-lo com uma colherinha e passar em um pão como se fosse um pate, aliás excelente ideia se você tiver mais alho na cozinha. Se quiser ver um passo a passo, achei este link super interessante.
Em uma panela, mantenha o caldo de galinha/legumes sempre quente. Em uma frigideira, toste as amêndoas e depois as migalhas de pão, com um pouco de azeite ou manteiga, até que fiquem crocantes e douradas. Reserve para o final.
Em uma outra panela, refogue a cebola, os dentes de alho picados e o salsão, com um pouco de azeite e em fogo baixo, por cerca de 4 minutos. Adicione o arroz e aumente o fogo. Quando o arroz começar a fritar, aguarde 1 a 2 minutos e acrescente o vinho branco.
Depois que o vinho evaporar, adicione uma concha do caldo, uma pitada de sal, as folhas de tomilho, a pimenta do reino e comece a retirar o alho assado de sua casca colocando direto na panela do risoto. Abaixe o fogo e acrescente uma nova concha de caldo sempre que o arroz secar. Para quem gosta de tomilho, o aroma do risoto nesta fase é divino.
Quando o arroz estiver no ponto, retire do fogo, acrescente os queijos parmesão e mascarpone e misture gentilmente até que estejam incorporados ao risoto, que neste momento deve estar super cremoso.
Sirva imediatamente, com um pouco de amêndoas e migalhas tostadas, enquanto o risoto ainda mantém a sua textura perfeita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário