quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Hambúrguer e cerveja


Antes que você pense que irei falar de harmonização de cerveja com o hambúrguer saiba que este território ainda não foi explorado pela minha curiosidade. A ideia aqui foi verificar se haveria muita diferença no sabor e na maciez ao marinar a carne na cerveja antes de picá-la para fazer um hambúrguer.

Dizem que o álcool da cerveja é capaz de amaciar a carne, mas o próprio fato de picar a carne já ajuda neste quesito. Então busquei uma cerveja que ajudasse a temperar a carne e a escolhida foi a Eisebahn Pale Ale, de paladar e amargor mais encorpados e complexos.

Para o hambúrguer (6 a 8 unidades de cerca de 150g)
1kg de carne (usei contra-filé, mas separando bem a gordura)
1 cebola picada
3 colheres (sopa) de molho inglês/worcestershire
2 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta do reino a gosto
1 garrafa de Eisebahn Pale Ale
Pães de hambúrguer,

Para a montagem
1 cebola cortada em anéis
2 colheres (chá) de açúcar mascavo
200ml da cerveja usada na marinada
Fatias de queijo ementhal, queijo gorgonzola, tomate, folhas de rúcula, ketchup, mostarda amarela e o que mais você gostar...

Preparo
Deixe na noite anterior a peça de carne marinando na cerveja dentro da geladeira, em uma tigela coberta com filme PVC. Na hora do preparo, retire a carne e guarde a marinada. Limpe o excesso de gordura e pese a carne. Da gordura retirada, separe 10% do peso da carne para picarmos junto.Em uma frigideira, leve a cebola picada ao fogo com um fio de azeite e refogue até que fique transparente.

No processador de alimentos, pique a gordura com o molho inglês, o azeite e a cebola, formando um creme. Em seguida coloque a carne cortada em cubos e pique usando a função pulsar. Molde os discos de hambúrguer com as mãos e deixe na geladeira até a hora de grelhá-los.

Em uma frigideira, leve a cebola cortada em anéis ao fogo baixo com um pouco de azeite. Quando estiverem com a cor indo do dourado para o marrom, acrescente a cerveja e o açúcar e deixe reduzir. Acerte o sal e reserve.

Para grelhar os hambúrgueres, tempere cada disco com sal dos 2 lados e pimenta do reino em apenas 1 lado. Leve ao fogo uma frigideira de fundo grosso ou uma grelha e quando esta estiver bem quente, grelhe cada disco por 3 minutos de cada lado. Quando faltar 1 minuto do segundo lado, coloque o queijo para que ele derreta. Cobrir o disco com uma tampa de panela ajuda a derreter o queijo com o próprio vapor.


Para montar, espalhe o ketchup na parte de baixo do pão, coloque a rúcula e o tomate. Em seguida o hambúrguer com queijo e a cebola caramelizada por cima. Abra uma outra garrafa de Eisebahn e bom proveito !!!

A carne ficou super macia e suculenta, mas difícil atribuir isto a cerveja e não a gordura e o processo de picar. Já o sabor, ficou muito bom mas de difícil descrição, poderia tentar poetizar mas acho que a melhor descrição seria complexo, herdado da própria Pale Ale. Se você repetir a receita, me conte depois o que achou !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...