Outro dia, recebi uma mensagem de uma leitora do blog perguntando se tinha alguma receita de nhoque de batata doce. Infelizmente nunca havia tentado, mas como tenho um problema sério de curiosidade intelectual, isto ficou martelando na minha cabeça e acabei não resistindo.... comprei a batata doce e fui me aventurar na cozinha. Fiz o nhoque nas mesmas proporções da receita tradicional de batata e o resultado foi excelente... Fica um gostinho doce no fundo que combinou bem com os molhos testados.
Detalhe cultural... acho que faltei em alguma aula de botânica, pois não me lembrava que a batata doce não é da família das batatas. As batatas são tubérculos, ou seja, caules que se desenvolvem embaixo da terra como orgãos de reserva de energia (amido no caso). Já a batata doce é uma raiz tuberosa, que também armazena energia, semelhante a cenoura, a beterraba e a mandioca.
Ingredientes (4 a 6 pessoas)
[nhoque]
500g de batata doce
1 ovo
1 colher de manteiga a temperatura ambiente (costuma colocar também um pouco de azeite)
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de parmesão ralado
sal e pimenta a gosto
[molho calabresa e tomate]
2 linguiças calabresa moídas
2 xícaras de molho de tomate pronto ou faça o molho do jeito que preferir. Basílico da Barilla é uma boa pedida !
[molho calabresa e pesto - peguei a idéia desta receita]
1 linguiça calabresa moída
1 colher de molho ao pesto por porção (usei o meu preferido da Barilla)
Preparo
Para cozinhar a batata, você pode fervê-la em água até que fiquem macias ou pode colocar dentro de um saco plástico, destes de legumes, já descascadas por 5 a 10 minutos, até que fiquem macias ao furar com um garfo. Eu prefiro fazer no microondas, já que nhoque bom é aquele com pouca água e que precisa de pouca farinha. Não há necessidade de fechar o saco, somente coloque a boca para baixo das batatas.
Com as batatas cozidas, você pode amassar com um garfo e misturar na mão os ingredientes (ovo, manteiga, queijo parmesão, sal e pimenta) ou colocar a batata em um processador de alimentos com os mesmos ingredientes e processar até formar um creme. Eu prefiro fazer com o processador pois consigo uma consistência mais cremosa, sem pedaços de batata que por vezes acabam ficando.
Por fim, transfira a massa de batata para uma bacia grande e misture a farinha aos poucos até que a massa não grude nas mãos. Em uma superfície limpa, jogue um pouco de farinha e faça cordões de massa no diâmetro de um dedo. Corte pedaços de massa de 2cm e reserve. Guarde os nhoques na geladeira até a hora de usar.
Para cozinhar os nhoques, coloque uma panela com água salgada para ferver. Agora vem um truque que demorei a aprender. A água para cozinhar o nhoque tem que estar quase fervendo, mas não pode ferver, pois o nhoque desmancha.
Então, assim que a água tiver fervido, desligue o fogo e coloque os nhoques na quantidade suficiente para cobrir o fundo da panela. Ligue o fogo novamente e se começar a ferver desligue. Os nhoque devem ficar cozidos entre 5 a 8 minutos, mas você não precisa de um relógio, pois assim que estiverem cozidos irão subir a superfície.
Você deve tirá-los com uma escumadeira e reservá-los.Tem gente que recomenda passar os nhoques por uma água bem gelada para parar o cozimento assim que estiverem cozidos. Vale a pena tentar...
[molho calabresa e pesto]
Frite a linguiça com um fio de azeite, mexendo de vez em quando para não queimar. Quando estiver frita, coloque os nhoques no prato, com uma colher de sopa de molho ao pesto e uma ou duas colheres de calabresa frita. Misture bem e sirva !!!
[molho calabresa e tomate]
Frite a linguiça com um fio de azeite, mexendo de vez em quando para não queimar. Quando estiver frita, adicione o molho de tomate e deixe esquentar. Coloque os nhoques na panela para que pegue o molho e esquentem também. Misture bem e sirva !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário