Depois da carne seca dentro da abóbora, por que não um risoto de abóbora com..... carne seca ! Peguei a idéia de uma receita de risoto da Ana Luiza Trajano que veio na revista Prazeres da Mesa Dezembro/2011. Ela usou ingredientes mais brasileiros porém, optei pelos tradicionais que já tinha em casa e fiz o risoto e a carne seca do jeito que sempre faço. Ficou delicioso !!!
Ingredientes (4 a 6 pessoas)
(carne seca)
- 1kg de carne seca dessalgada (geralmente faço com 1kg pois gosto de tirar bastante a gordura e no final fico com pouco mais de 600g);
- 1 cebola cortada em meia lua;
- 3 dentes de alho picados;
- 1 pimenta dedo de moça picada sem as sementes;
- 2 tomates picados, sem pele e sem semente;
- 1 xícara de chá de cebolinha picada;
- sal e pimenta a gosto (cuidado com o sal, pois a carne seca mesmo dessalgada fica com sal).
- 2 xícaras de arroz arbóreo;
- 4 colheres de manteiga sem sal;
- 1/2 cebola picada finamente;
- 200ml de vinho branco seco;
- 2l de caldo de legumes (se não tiver tempo de fazer o caldo, use 2 litros de água com 3 tabletes de caldo de legumes);
- 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado;
- sal e pimenta a gosto.
- 300g de abóbora de pescoço sem casca;
- 1/2 cebola picada finamente;
- 1/2 copo de requeijão;
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
- folhas de 5 ramos de tomilho;
- sal e pimenta a gosto.
Etapas
(carne seca)
Corte a carne já dessalgada em cubos grandes e cozinhe na pressão por 40 minutos com um pouco de água apenas. Desfie a carne e reserve. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente a carne e a pimenta dedo de moça e refogue até que a carne pegue uma cor bonita. Junte o tomate e a cebolinha, refogue por mais alguns minutos, até que o tomate comece a desmanchar, desligue e reserve. O ideal é mantê-la quente ou esquentar um pouco antes do término do risoto.
(purê de abóbora)
Para cozinhar a abóbora, coloque-a em uma tigela, cubra com filme e leve ao microondas por 5 minutos ou até que fique cozida. Amasse a abóbora com um garfo ou ainda use um mixer com um pouco de água para transformá-la em um creme.
Refogue a cebola e as folhas de tomilho na manteiga até murchar, acrescente a abóbora e refogue em fogo baixo por mais alguns minutos até que ela desmanche e não tenha nenhum líquido.Acrescente o requeijão e mexa até obter um creme homogêneo. Desligue o fogo e reserve.
(risoto)
Refogue a cebola na metade da manteiga, em fogo baixo, até que ela murche. Aumente o fogo para médio-alto, junte o arroz e refogue por 2 minutos. Acrescente o vinho branco e aguarde evaporar. A partir de agora, acrescente 1 a 2 conchas de caldo de legumes, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo, e assim que o arroz começar a secar repita o processo até que o arroz fique no ponto (quando ele não estiver mais duro). Abaixe o fogo ou desligue, coloque mais uma concha de caldo, o queijo parmesão ralado, a outra metade da manteiga e o purê de abóbora. Misture até que fique homogêneo, desligue o fogo de vez e vamos para a montagem.
(montagem)
Em cada prato, coloque 1 ou 2 colheres de risoto e a carne seca por cima. Decore com algumas folhas de tempero e regue com um fio de azeite, ou aproveite para decorar o prato com pingos do mesmo. Bom apetite !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário