domingo, 17 de março de 2013

Quiche de alho poró e queijo brie


Sempre tive vontade de fazer quiche, ainda mais quando a minha sogra trazia suas criações para as nossas refeições familiares. Mas sempre achei que seria mais difícil do que realmente é... talvez parte do meu receio estava na receita que minha sogra passava: para a massa, misturo manteiga e farinha até dar o ponto, para o recheio o que tiver na geladeira no dia e deixo assar no forno até chegar o ponto. O interessante é que apesar da receita vaga, a quiche dela é super saborosa, leve e com uma casquinha deliciosa.

O dia da minha primeira quiche finalmente chegou... mas tive invadir a cozinha dela e pegar os detalhes direto com a cozinheira... Para não dizer que copiei, fiz um recheio que ela nunca tentou... alho poró com queijo brie....

Ingredientes
(massa)
100g de manteiga cortada em cubos
100g de creme de leite (1/2 caixinha) - este era um dos segredos
quanto baste de farinha de trigo para dar o ponto (até 2 xícaras de chá)
uma pitada de sal

(recheio)
2 a 3 talos de alho poró cortados em rodelas
3 gemas
250g de queijo brie cortado em cubos pequenos
200g de creme de leite (1 caixinha)
sal e pimenta-do-reino a gosto

(cobertura)
100g de creme de leite (1/2 caixinha)
3 claras
Quanto baste de queijo parmesão ralado para finalizar

Preparo
Em um tigela (bowl) misture a manteiga com o creme de leite e vá adicionando a farinha aos poucos até obter uma massa homogênea. O famoso ponto é quando ela começa a desgrudar da mão. Guarde a massa na geladeira até a hora de usar, cobrindo com um filme plástico.


Refogue as rodelas de alho poró no azeite até que fiquem macias, adicione sal e pimenta do reino. Em uma tigela (bowl) misture as gemas com o creme de leite e assim que ficar homogêneo, o queijo brie e o alho poró refogado.


Abra a massa em uma forma com fundo removível com os dedos.Usei uma forma de 10" de diâmetro (cerca de 25cm) e não há necessidade de untar por que a massa já tem bastante manteiga.

Faça furos no fundo da massa para que ao assar ela não  levante. Asse a massa por cerca de 5 a 10 minutos, até que ganhe um pouco de cor, em forno pré-aquecido a 180ºC e reserve. Se mesmo assim a massa levantar um pouco, você pode abaixar com os dedos sem problema.


Bata as 3 claras em neve, com um pouco de sal e assim que obter picos firmes, misture o creme de leite em movimentos delicados para não tirar todo o ar. Reserve.


Coloque o recheio sobre a massa e cubra com as claras em neve. Polvilhe por cima o queijo parmesão ralado e com algumas rodelas de alho poró para enfeitar. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por mais ou menos 30 minutos.


Para servir, retire da forma mantendo o fundo removível e sirva ainda quente. Para acompanhar uma bela salada já que a quiche é do tipo de caloria que vale a pena....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...