sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Filé mignon Sous Vide com azeite de trufas e tomilho


Depois de um bom tempo, resolvi me aventurar novamente em práticas modernas de cozinha. Montei meu kit de Sous Vide, escolhi uma receita mais rápida (cerca de 1 hora, acredite isto é rápido) - filé mignon com azeite de trufas e tomilho, preparei os sacos plásticos para embalar a carne no vácuo e botei a água para esquentar.

Se você ainda não conhece este processo, dê uma olhada no vídeo abaixo. Apesar de estar em inglês dá uma boa idéia do processo como um todo.


Na teoria, por cozinhar a uma temperatura mais baixa, não há contração das fibras musculares, deixando a carne mais tenra e suculenta, cozida por igual de cima a baixo. E o cozimento a vácuo dentro de um saco plástico preserva melhor o sabor do alimento.


Ingredientes
Medalhões de filé mignon com no máximo 6 cm de altura
3 ramos de tomilho por medalhão (retire as folhas)
1 colher de sopa de azeite para cada medalhão
sal e pimenta a gosto

Preparo
Tempere a carne com sal e pimenta. Coloque o azeite em um prato e passe o medalhão pelo azeite tentando cobrir todos os lados. Coloque a carne no saco plástico junto com as folhas de tomilho, retire o ar e lacre reservando na geladeira até a hora de cozinhar.

Coloque os sacos na banho de água circulante assim que a temperatura chegar aos 60ºC e cozinhe por 60 minutos para deixar a carne no ponto.


Retire os sacos plásticos, abra com cuidado e retire a carne descartando o caldo se parecer. Seque gentilmente a carne com um papel toalha e leve a carne para grelhar em uma frigideira bem quente, com um pouco de azeite, por poucos segundos somente para pegar uma cor pois a carne sai do cozimento lento bem branca.

Pronto, é só servir e esperar o pessoal perguntar como você deixou a carne tão macia....

Se você não tiver o kit Sous Vide, existe algumas formas alternativas de cozinhar a uma temperatura mais baixa. A internet tem várias sugestões e o Scott Heimendinger, este que apresenta o vídeo, montou um kit bem mais barato para fazer Sous Vide em sua casa como ele mostra em seu blog, o Seattle Food Geek.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...