sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Bavette com bacon, espinafre e molho blue cheese


É verdade, não é um prato light, bacon e gorgonzola juntos são calóricos e a presença do espinafre não alivia a barra de ninguém. Mas é bom demais !!! Excelente para a semana de Carnaval e também para qualquer outro dia do ano.

Ingredientes (para 4 pessoas)
250g de Fettucine ou Bavette (1/2 pacote)
300g de bacon defumado picado
250g de queijo stilton (gorgonzola ou qualquer outro queijo do tipo blue cheese)
2 dentes de alho
1 cebola pequena
2 colheres (sopa) de mostarda Dijon (dá para substituir uma delas por Ancienne)
1 a 2 xícaras (chá) de espinafre somente fervido
125ml de vinho branco seco
300ml de caldo de galinha
60ml de creme de leite
1 colher (sopa) de folhas de tomilho frescas
1 folha de louro
20g de manteiga
20g de farinha de trigo
Pimenta do reino a gosto e cuidado com o sal, pois o bacon e o blue cheese já são bem salgados.

Preparo
Coloque a água do macarrão com sal para ferver.

Em um processador de alimentos, bata o queijo stilton, com creme de leite e a mostarda Dijon até obter um purê e reserve.


Enquanto isto, frite bem o bacon em uma frigideira, retire, enxugue o excesso de óleo com um papel toalha e reserve mais ou menos 2 colheres de sopa da gordura. Na mesma frigideira, refogue a cebola e o alho em fogo médio na gordura do bacon até que fiquem macios e comecem a ganhar cor.

Adicione o vinho e deixe evaporar. Na sequência coloque o caldo de galinha, do tomilho e do louro, espere ferver, reduza o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.

Coloque o macarrão para cozinhar de acordo com as instruções do fabricante, geralmente algo perto de 10 minutos. Assim que ficar "al dente" escorra bem e reserve.

Em uma panela pequena, derreta a manteiga e em seguida adicione a farinha. Misture com um fouet até a farinha estar totalmente incorporada e deixe cozinhar até que o creme comece a ganhar uma cor ligeiramente acastanhada. Adicione a mistura (roux) a panela de caldo e mexa bem até obter um creme homogêneo. Adicione o purê de queijo e o espinafre e misture bem.


Por fim, coloque o macarrão escorrido na panela, misture até que ele pegue o molho e sirva com queijo parmesão a vontade !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...