quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Joe Di Maggio burguer em casa


Não cheguei a ir muitas vezes no Joe & Leo's mas um hambúrguer que sempre chamou a minha atenção foi o Joe Di Maggio. A combinação de carnes e temperos sempre me agradou e apesar de ser um lanche grande nunca foi difícil acabar com ele em pouca mordidas. Quando a vi a receita no site Top Burgers não resisti e sai para comprar uma peça de picanha para me aventurar na cozinha.

Ingredientes (Dá para uns 3 a 4 hambúrgueres)
400g de picanha (10% de gordura)
100g de linguiça calabresa
25g de queijo parmesão
1 colher (chá) de salsa picada
1 colher (chá) de manjericão picado
3 pitadas de alecrim picado
1 pitada de orégano (usei as folhas frescas)
1 colher (sopa) de azeite
120g de cebola picada (1 cebola pequena)
1 dente de alho picado
sal e pimenta do reino a gosto.

Para finalizar:
2 fatias de queijo mussarela de búfula por burguer
folhas de agrião
Pão de hambúrguer com gergelim

Preparo
A primeira parte importante é separar a gordura da picanha e pesar 360g de carne com 40g de gordura (10% de gordura). Não é necessário colocar mais gordura pois a calabresa já é gordurosa.

Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho em fogo baixo, com um fio de azeite, até que fiquem ligeiramente dourados. Reserve.

Em um processador de alimentos, pique os temperos (salsa, manjericão, alecrim e orégano), com a gordura da carne, o queijo parmesão e o azeite até obter uma pasta. Em seguida, coloque a cebola e alho refogados e pique novamente. Coloque então os pedaços de linguiça sem pele e de carne e pique até obter uma massa homogênea.

Separe a carne em bolas de acordo com o peso desejado do hambúrguer. Fiz 2 com 200g e outros com mais ou menos 130g. Agora, a novidade... vamos bater o hambúrguer... Jogue o carne contra a sua mão algumas vezes para retirar o ar de dentro e fazer com que a gordura e carne se juntem mais. Pelo que pude testar, faz diferença. Veja a dica no vídeo abaixo:


Guarde a carne na geladeira até a hora de usar. Molde os discos com as mãos ligeiramente maior que o tamanho do pão. Coloque sal nos dois lados e pimenta do reino em apenas um, lembre-se que a calabresa já é apimentada.

Para grelhar, use uma frigideira de fundo grosso ou uma grelha e aproveite para dar uma leve tostada na parte interna do pão. Grelhe por cerca de 4 a 5 minutos de cada lado os discos maiores e de 3 a 4 minutos os menores. Quando faltar 1 minuto para o fim, coloque a mussarela por cima e abafe com a ajuda de uma tampa de panela. Pode jogar um pouco de água do lado para que o vapor ajude a derreter a mussarela.


Para montar, coloque o agrião na parte de baixo do pão, o disco de hambúrguer com queijo em cima e os condimentos que preferir: maionese, mostarda, ketchup e aproveite !


Esta técnica de bater o hambúrguer deixa a carne mais compacta e o hambúrguer mais suculento, como na foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...