Receitas de todos os lugares com dicas de quem já tentou, errou, consertou e inventou...
segunda-feira, 6 de maio de 2013
Erwtensoep (Sopa de ervilha holandesa)
Viajar é uma das formas mais gostosas de conhecer novos pratos, mesmo quando quem viaja são os outros. Recentemente, alguns familiares habitués da cozinha aqui de casa, voltaram da Holanda falando maravilhas de uma sopa de ervilha com vegetais e linguiça.
Buscando na internet, encontrei a Erwtensoep que é uma das especialidades da cozinha holandesa. Alguns dizem que a origem provém de marinheiros que a achavam muito nutritiva, mas imagino que devam existir dezenas de variações da mesma receita.
Apesar do nome difícil, a sopa é muito saborosa e a textura dos legumes complementam muito bem o prato. Só faltou o pão de centeio (roggebrood) para acompanhar.
Ingredientes
(a inspiração veio daqui)
500g de ervilha seca
2 litros de água
1 cenoura
1 batata pequena
1 alho poró
1 talo de salsão (se for pequeno, serão 2 talos)
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
200g de bacon
4 gomos de linguiças
2 folhas de louro
salsinha e cebolinha a gosto.
sal e pimenta do reino a gosto.
Preparo
Em uma panela de pressão, frite o bacon e na sequência a cebola e o alho até que fiquem transparente. Coloque as ervilhas, a linguiça, as folhas de louro e 1,5 litros de água e cozinhe na pressão por cerca de 25 minutos no fogo baixo, lembrando de contar o tempo assim que a panela ganhar pressão.
Enquanto a ervilha cozinha, vamos cortar a batata, a cenoura, o salsão e o alho poró em pequenos cubos (brunoise). Reserve.
Retire as linguiças, corte em rodelas e reserve para o final. Troque a sopa de panela, pois é comum algumas ervilhas grudarem no fundo e queimarem um pouco. Cuidado para não levar nada queimado.
Adicione então os legumes cortados e deixe cozinhar por mais 20 a 30 minutos até que os legumes fiquem macios.
Sirva em recipientes pequenos, com rodelas de linguiça e salsinha\cebolinha por cima. Acabei grelhando um pouco as linguiças depois que foram cortadas em rodelas, mas isto não é necessário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário