domingo, 7 de outubro de 2012

Bolo de limão, gengibre e pimenta


Ufa, de volta ao blog finalmente ! Depois de quase 10 dias brigando com a VIVO para restabelecer meu telefone e banda larga, finalmente retornei ao mundo online. A internet hoje é algo tão básico em nossas vidas quanto a energia elétrica, mas você somente se dá conta quando falta.... Mas vamos ao que interessa... Viajar a trabalho é cansativo, mas também lhe dá oportunidade de conhecer novos lugares, novos restaurantes, novas ferramentas para a cozinha e também novas receitas.

A receita deste bolo de limão veio com a forma que comprei na última viagem, mas tive que dar uma adaptada. O resultado além de bonito é delicioso.

Ingredientes
2 colheres (sopa) de casca de limão siciliano ralada - zest de mais ou menos 2 limões grandes
2 colheres (sopa) de suco de limão - guardar o restante para a calda
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de pimenta do reino branca ralada
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 e 3/4 de xícaras (chá) de açúcar
3 ovos inteiros
1 xícara (chá) de iogurte (se precisar complete com um pouco de leite)

farinha de rosca e manteiga sem sal, quanto basta, para untar a forma

Para a cobertura - 1/2 xícara (chá) de açúcar e o restante do suco dos limões desde que preencham de 1/3 a 1/2 de uma xícara (chá)

Preparo
Unte a forma de bolo com manteiga e farinha de rosca. Pré-aqueça o forno a 160ºC.
Em uma tigela pequena, misture a casca e suco de limão com o gengibre ralado, reserve. Em uma tigela média, peneire a farinha, o fermento e a pimenta. Reserve.
Em uma tigela grande, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme leve\fofo. Adicione os ovos, um a um, misturando bem. Com a batedeira na velocidade baixa, comece a misturar a farinha aos poucos, alternando com o iogurte\leite. Por fim, coloque o suco de limão, misture bem e espalhe a massa na forma untada. Asse por cerca de 75 à 80 minutos, ou até inserir um palito de madeira no bolo e ele sair limpo. Retire do forno e deixe esfriar por cerca de 10 minutos antes de desenformar. Enquanto o bolo esfria, dissolva o açúcar da calda no suco de limão e espalhe sobre o bolo já desenformado. Para servir, polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...