Receitas de todos os lugares com dicas de quem já tentou, errou, consertou e inventou...
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Lasanha de ragú de costela
Estive um pouco afastado da cozinha por conta de outras prioridades, mas o retorno estava programado para o Dias das Mães que seria em casa este ano - afinal, primeiro Dia das Mães da Cris !!!!
Desta vez, como não houve discussão familiar do cardápio (total falta de tempo), resolvi fazer uma lasanha já que massa, domingo e casa da mama tem tudo a ver.... Mas, para não correr o risco de parecer muito simples, troquei a carne moída por ragú de costela. Sucesso total ! Páreo duro para a maionese da minha sogra, clique aqui.
Ingredientes
(lasanha)
1 pacote de 500g de massa de lasanha - comprei uma que poderia ser cozida diretamente no forno junto com o molho da carne
300g de queijo mussarela ralado
100g de queijo parmesão ralado
(molho)
2kg de filé de costela
30g de cogumelo porcini seco
1 xícara (chá) de água
4 cenouras médias picadas em cubos
2 talos de salsão picados em cubos
1 cebola picada em cubos
6 dentes de alho sem casca
1 lata pequena de extrato de tomate
1/2 garrafa de vinho tinto
1 xícara de vinho do porto
500ml de caldo de carne
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 folhas de louro
5 ramos de tomilho
2 ramos de alecrim
(molho bechamel)
5 colheres (sopa) de manteiga sem sal
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 xícaras de leite
sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto.
Preparo - molho de carne
Se você tiver tempo e disposição pode fazer no fogo baixo ou ainda no forno, deixando algumas horas para que a carne fique macia. Mas.... se você gosta de atalhos que não comprometem muito o resultado final... panela de pressão é saída !!!
Ferva uma xícara de chá de água e reidrate os cogumelos por pelo menos 20 minutos. Retire os cogumelos, pique-os e reserve tanto a água quanto os cogumelos.
Limpe o excesso de gordura da carne e corte-a em cubos.
Coloque de 3 a 4 colheres de azeite na panela de pressão e refogue a cenoura, o salsão e a cebola picados. Quando estiverem macios (cerca de 10 minutos), coloque para refogar os cogumelos. Acrescente então o extrato de tomate, a farinha e cozinhe até que fiquem "marrons" (cor de molho de carne rs).
Adicione o vinho do porto e deixe ser absorvido, coloque então o vinho tinto e a água dos cogumelos e deixe reduzir 1/3. Por fim, coloque o caldo de carne, os dentes de alho, as ervas e os cubos de carne. Tampe e assim que ganhar pressão, cozinhe por pelo menos 35 minutos no fogo baixo.
Retire a pressão e remova os cubos de carne, desfie e retorne ao molho. Deixe cozinhar por mais alguns minutos até o molho ficar mais grosso.
Dicas: Se ao abrir a panela houver muita gordura, retire o excesso com uma colher. Se a carne não estiver macia depois de 35 minutos, deixe cozinhar por mais alguns minutos.
Preparo - molho bechamel
Em uma panela, derreta a manteiga em fogo baixo e adicione a farinha ao poucos, mexendo com fouet para que não empelote. Deixe cozinhar por 2 minutos, tomando cuidado para não queimar. Coloque o leite aos poucos e mexa até que engrosse. No fim, acerte o sal, a pimenta e a noz moscada a gosto.
Preparo - montagem
Em um refratário, coloque o molho de carne no fundo e em seguida uma camada de massa. Coloque então uma camada de molho de carne, uma camada de molho bechamel, queijo mussarela ralado e outra camada de massa. Quando estiver na última camada de massa, coloque apenas o bechamel, a mussarela ralada e o parmesão ralado. Leve ao forno conforme as instruções da massa. Quando estiver pronto, retire do forno, deixe descansar por 10 minutos e sirva !!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário