domingo, 30 de dezembro de 2012

Bolo de fubá com limão siciliano


Até que enfim... depois de quase 2 meses longe do blog consegui encontrar um tempinho para voltar a cozinha. Eu contava com a Ceia de Natal para fechar o ano com um posting bem legal, mas o romantismo do jantar a luz de velas não contribuiu com as fotos e como a luz só voltou quase a meia noite, o mau humor com a Eletropaulo somente não prevaleceu devido ao bom espírito da noite. Parte da ceia ficou na geladeira, pois sem micro ondas e forno elétrico ficou difícil esquentar tudo no fogão. E no meio daquela escuridão, não sei se ria mais das mensagens de um "natal iluminado" que recebia ao celular ou da luz pisca-pisca do prédio da frente que era a única que continuava acessa na rua toda. Talvez ela fosse um sinal de esperança para todos !

Bom, vamos ao que interessa... com tempo de sobra neste fim de ano, acabei assistindo vários programas no canal Bem Simples e esta receita foi feita pelo Lucas Corazza no programa A Confeitaria. O que me chamou a atenção foi combinar limão e limoncello com bolo de fubá e farinha de amêndoas.

Para a massa
receita original, clique aqui.
250g de manteiga sem sal
200g de farinha de amêndoas
125g de fubá
125g de açúcar refinado
5 ovos
1 colher (chá) de fermento de pó
raspas de 2 limões sicilianos e suco de 1 limão

Para decorar
100g de açúcar refinado
100ml de água
2 limões sicilianos fatiados (se o limão for grande, dá para usar apenas 1 cortando as fatias bem finas)
50ml de lemoncello (licor de limão siciliano)

Preparo da decoração
Coloque as fatias de limão em água fervente por cerca de 20 segundos e na sequência na água com gelo. Parece que isto ajuda a tirar o sabor amargo. Coloque as fatias em uma panela com açúcar e água até que forme uma calda e as fatias fiquem transparentes. Retire as fatias e deixe-as secarem sobre um tapete de silicone (silpat).



Preparo do bolo
Na batedeira, bata o açúcar com a manteiga até obter um creme homogêneo. Coloque os ovos um a um e na sequência, a farinha de amêndoas, o fubá, o fermento, as raspas de limão e o suco, deixando misturar bem a cada item.

Despeje a mistura em uma assadeira untada com manteiga e fubá e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 35 minutos. Retire, deixe esfriar por alguns minutos antes de desenformar. Coloque o bolo com o fundo para cima em um prato, regue o bolo com o limoncello e decore com as fatias de limão.


O sabor de fubá com o perfume de limão é muito bom !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...