Se eu tivesse que aprender a fazer somente uma sobremesa com certeza seria esta… Babá ao rum. Não é complicada, é novidade para muita gente e ainda é uma das preferidas da Cris.
Já tinha tentando uma receita diferente, mas esta ficou bem melhor. Tomei como base a receita da Silvia Percussi que foi publicada na Revista Gosto de Fevereiro 2011, mas mudei a quantidade de algumas coisas. Não contei quantos bolinhos consegui fazer, mas acho que foi uma dúzia e meia…
Ingredientes
- 2 tabletes de fermento fresco (30g);
- 440g de farinha de trigo;
- 60g de açúcar;
- Uma pitada de sal;
- 6 ovos inteiros;
- 150g de manteiga sem sal derretida;
- 2 colheres de sopa de água;
- 850ml de água e 150ml de rum;
- 400g de açúcar para calda;
- Casca de 1 limão siciliano.
Etapas
- Misture o fermento, com um pouco de farinha, a pitada de sal, um pouco de açúcar e as 2 colheres de água;
- Deixe crescer um pouco e em seguida acrescente o restante da farinha, do açúcar, os 6 ovos inteiros e a manteiga. O ideal é colocar um de cada vez e trabalhando a massa para que fique bem homogênea e elástica;
- Cubra a massa e deixe crescer até que dobre o volume;
- Encha as forminhas de massa (usei formas de alumínio e silicone para cupcake) com apenas 1/3 do volume. Fica mais fácil trabalhar com 2 colheres para encher as forminhas, pois a massa é bem elástica;
- Deixe a massa crescer novamente até que preencha a forma por completo e até sai um pouco ficando no formato de um cogumelo;
- Leve ao forno pré-aquecido a 180º graus, até que fiquem assados com a superfície dourada. A receita original pedia 20 minutos de forno, mas com pouco mais de 10 achei que iria queimar se não tirasse.
- Para a calda, leve a água, o rum, o açúcar e a casca de limão ao fogo médio. Mexa um pouco até que o açúcar tenha se dissolvido na água.
- Deixe ferver por cerca de 15 à 20 minutos. Retire do fogo, descarte a casca do limão e deixe esfriar um pouco;
- Faça furos com o garfo nas babás para que a calda penetre deixando o interior bem molhado;
- Espere esfriar por completo e desenforme. Você pode servir assim mesmo ou ainda com um pouco de chantilly por cima.
Detalhes
- Ficar banhando as babás com a calda esperando que fiquem úmidas por dentro através dos pequenos furos do garfo é um verdadeiro exercício de paciência. Acabei cortando um pouco da superfície, com cuidado para tampar novamente, como se fosse rechear o bolinho e com uma colher garanti que o interior ficasse bem molhado.
- Desenformar as babás somente depois de banhá-las é uma grande dica. Fica mais fácil e mais limpo… pois a calda gruda bastante quando esfria.
- Logo antes de servir, coloque um pouco de rum em cima da babá. Fica bem mais gostoso…
Nenhum comentário:
Postar um comentário