Depois de uma tentativa não bem sucedida de fazer pão, conseguimos finalmente fazer uma focaccia maravilhosa, que foi motivo de discussão durante o almoço familiar de Domingo, já duvidaram que fôssemos nós os autores de tamanha proeza (por assim dizer).
Vamos a receita…
Ingredientes da massa
- 400g de farinha de trigo
- 30g de fermento biológico. Nós usamos um pacote de 10g de fermento seco que equivalia os 30g
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sobremesa de açúcar
- 1/4 de xícara de chá de azeite
- 1 ovo
- 250ml (1 copo) de leite morno para quente
- 2 cebola roxas pequenas, 1 cortada em anéis para a decoração e 1 picada para o recheio
- algumas folhas de sálvia para a decoração
- sal grosso, pouco para a decoração
Etapas
- Mesmo usando fermento biológico, há formas diversas de iniciar a sua mistura com o resto dos ingredientes. Como usei o fermento biológico em pó, comecei misturando ele com o açúcar, um pouco de farinha de trigo e um pouco de leite morno.
- Depois de formar um mingau, misturei o resto dos ingredientes: sal, azeite, ovo e o resto do leite e da farinha, e bati tudo em batedeira. Se você estiver com bastante disposição, pode misturar tudo na mão por 10 minutos. Obs.: Vá adicionando a farinha aos poucos, fica bem mais fácil.
- Quando já estiver bem homogênea, deixe a massa descansar em um recipiente untado com óleo, para não grudar, por cerca de 3 horas ou até dobrar de tamanho.
- Em seguida, abra a massa em uma superfície lisa polvilhada com farinha, para não grudar, e misture a massa a cebola picada.
- Depois de misturar bem o recheio, pegue uma forma, unte com óleo, e abra a massa nela deixando-a descansa por cerca de 30 minutos ou até crescer um pouco mais.
- Depois da massa crescer e estiver com a consistência de um travesseiro quando apertada com o dedo, faça covinhas nela com o próprio dedo e vamos iniciar a decoração.
- Pincele um pouco de óleo sobre a massa, espalhe o sal grosso, os anéis de cebola e as folhas de sálvia.
- Leve para a assar em um forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos ou até começar a ficar com a superfície mais corada, semelhante a pão assado.
- Retire do forno e deixe esfriar um pouco em alguma superfície de metal.
- Sirva quente mesmo ou a temperatura ambiente.
Se quiser usar sálvia seca em pó, misture um pouco na massa além de polvilhar a superfície após colocar os anéis de cebola.
Uma mudança que fica boa também é colocar um pouco de queijo parmesão no recheio junto a cebola picada ou polvilhá-lo em cima dos anéis de cebola para gratinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário