Este foi o polpetone mais suculento e saboroso que já comi... Tá certo que o do Jardim de Napoli é maravilhoso, mas este não deixa nada a dever. Temperado na medida certa, mais leve por não ser frito em imersão, servido com molho de tomate e recheado com cream cheese... Só de descrever, já deu vontade de fazer de novo.
Clique aqui para ver a receita original com um vídeo do Claude Troisgros.
Etapa 1 - A Carne
900g de fraldinha (sem muita gordura)
100g de mortadela (opcional)
2 cebolas roxas picadas
1 ovo
50g de parmesão ralado
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
2 colheres (sopa) de molho Worcestershire (ou molho inglês)
1 pimenta dedo-de-moça (sem as sementes) picada
5 fatias de pão de forma rasgado e molhado no leite
1 xícara (chá) de leite
Salsa picada (a gosto)
Sal e pimenta (a gosto)
Em uma frigideira, refogar as cebolas picadas em um fio de azeite até que fiquem macias. Reserve.
Em um processador de alimentos, colocar a mostarda, o molho Worcestershire, a pimenta, a salsa, o queijo parmesão, o ovo, a cebola e bata até obter uma pasta homogênea. Em seguida, coloque a mortadela e bata novamente.
Coloque o pão em uma tigela e adicione leite o suficiente para deixar o pão encharcado. Retire o pão apertando com as mãos para retirar o excesso de leite e reserve. Corte a carne em cubos e adicione alguns cubos de carne e alguns pedaços de pão no processador, picando-os com a função pulsar. Repita o processo até acabar o pão e a carne.
Separe pedaços de carne em torno de 150g e jogue o bolo de carne contra a palma da mão algumas vezes. Isto serve para deixar a carne e gordura bem compactadas. Reserve.
Etapa 2 - O recheio
Para o recheio:
2 colheres (sopa) de cream cheese
200g de mussarela ralada
Misture o cream cheese na mussarela até obter um creme. Abra os pedaços de carne em um formato redondo, coloque o recheio no meio e feche como se fosse um disco (formato redondo) ou como se fosse um envelope. O ponto aqui é garantir que esteja bem fechado para que não vaze nada ao fritarmos. Leve a geladeira até a hora de empanar e fritar.
Etapa 3 - Empanar e fritar
100g de farinha de trigo
200g de farinha Panko (provavelmente usaremos menos, então não coloque tudo de uma vez)
3 ovos
sal e pimenta a gosto.
Tempere os polpetones com sal e pimenta, passe na farinha de trigo, no ovo e empane com panko. Em uma frigideira como um pouco de azeite, frite os 2 lados do polpetone tomando o cuidado para não queimar e leve ao forno a 180ºC por 12 a 15 minutos.
Etapa 4 - Servir
Para servir, faça um molho de tomate (clique aqui para ver a receita) e sirva com um fettuccine na manteiga e salvia !
Nenhum comentário:
Postar um comentário