sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Risoto de alho poró, queijo brie e chips de salame


Toda quarta-feira, tem jantar em casa com a familia, não há convite formal e todos que estiverem disponíveis podem vir.... herdamos esta tradição da família da Cris e fazemos questão de mantê-la... nesta última quarta, estava um pouco sem inspiração e sempre que isto acontece é inevitável... risoto com o que tiver na geladeira !

Saindo da geladeira para o estrelato, foi a vez do alho poró com queijo brie... Para dar um toque especial, resolvi incluir na receita chips de salaminho que já tinha visto em 2 blogs diferentes... Oba Gastronomia (salame) e A Cozinha de HG (copa).


Ingredientes (6 a 8 pessoas)
  • 50g de manteiga sem sal;
  • 1 talo de alho poró;
  • 1 cebola picada;
  • 2,5 xícaras de chá de arroz arbóreo;
  • 2l de caldo de galinha;
  • 1 xícara de chá de vinho branco (ou espumante);
  • 150g de queijo brie;
  • 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado;
  • sal e pimenta do reino a gosto.

Etapas de preparo
(chips)
  • Para fazer os chips, cortei o salame em fatias finas, coloquei as fatias entre 2 folhas de papel toalha e levei ao microondas por cerca de 40 segundos.

(risoto)
  • Como tinha tempo, deixei a cebola e o alho poró dourar na manteiga por uns 20 minutos no fogo bem baixo, mas você pode deixá-los até que fiquem macios;
  • Acrescente o arroz e mexa para que absorva a manteiga. Deixe fritar por uns 2 minutos e acrescente o vinho branco;
  • Assim que o vinho secar, comece a acrescentar 1 a 2 conchas de caldo de galinha, repetindo o processo sempre que o caldo secar e até que o arroz fique ao dente (cerca 20 minutos);
  • Acrescente o queijo brie picado e o queijo parmesão, desligue e mexa bem até que o queijo derreta;
  • Sirva quente e bom proveito....

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ceia de Natal 2011

Ceia de natal é sempre um desafio a parte... Foram mais de 5 refeições familiares para definição do cardápio e como sempre tivemos mudanças de última hora e algumas desistências - o bolo de nozes com baba de moça, não pode comparecer mas virá em um próximo encontro familiar.... quem sabe na virada do ano, não é promessa !!!

A decoração da mesa ficou ótima, como sempre, responsabilidade exclusiva da Cris....

Mesa da sala de jantar
Arranjo 1 da mesa principal
Arranjo 2 da mesa principal
Mesa da varanda
Arranjo da mesa da varanda

Dos pratos tradicionais, tivemos um baby leitão com batatas e a famosa maionese da minha sogra. De novidade, somente uma das sobremesas, o Mil Folhas de creme de baunilha e frutas vermelhas, além da salada de grão de bico e bacalhau.

Vamos ao menu de Natal... detalhe: só lembrei de tirar foto da geléia de tomate.. foi mal...

Aperitivos
  • Tábua de queijos com damascos e nozes
  • Amendoim japonês, o tradicional e com pimenta - clássico familiar
  • Torradas e patês do Santa Luzia : gorgonzola, cebola e tomate seco, coincidentemente os meus preferidos
  • Mini harumakis de queijo brie com geléia de tomate, limão siciliano e pimenta calabresa (delicioso)
  • Suco de manga, lima e pimenta chilli com vinho branco (combinação surpreendente que conhecemos em Dubai, o vinho branco foi uma ótima idéia da Cris)


Principal
  • Salada de folhas verdes e Caprese
  • Salada de grão de bico com bacalhau
  • Baby leitão com batatas
  • Farofa de milho
  • Rocambole de carne com recheio de mussarela de búfala, tomate seco e manjericão
  • Rótulo de peru recheado com pistache e parma - comprando no Mesa III
  • Ravioli com mussarela de búfala e molho de tomate fresco - comprado pronto também
  • Arroz branco de acompanhamento

Sobremesa
Fico devendo a receita da salada de grão de bico com bacalhau e do baby leitão... Este último em linhas gerais, marinado por 24 horas na geladeira com temperos e vinho branco, forno a 180ºC por 3 horas, sendo 1h30 com papel alumínio e 1h30 sem. No final, a carne já estava super macia mas a pele ainda não estava crocante... nada que um maçarico culinário não resolvesse....

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Mil folhas com creme de baunilha e frutas vermelhas

Mil folhas ainda sem as frutas vermelhas

Sobremesa nova no cardápio, estreando direto na ceia de Natal.... Sucesso maior do que eu esperava !


Ingredientes
(mil folhas e creme de confeiteiro - receita adaptada do site da Arosa)
  • 1 pacote de massa folhada (usei da Arosa de 300gr);
  • 8 gemas;
  • 500ml de leite;
  • 1/2 fava de baunilha;
  • 100g de açúcar;
  • 40g de farinha de trigo;
 (cauda e decoração)
  • 150g de morango;
  • 100g de blueberries (mirtilo);
  • 100g de framboesa;
  • 1/2 xícara de chá de açúcar confeiteiro.

Etapas
  • Abra a massa e divida-a em 3 pedaços iguais. Unte uma assadeira com manteiga, coloque os pedaços e faça furos na massa com um garfo para que não cresça muito levantando o fundo;
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos ou até que a massa fique dourada. Reserve;
  • Ferva metade do leite (250ml) com a fava de baunilha e o açúcar, desligue e deixe descansar alguns minutos;
  • Em um bowl, bata as gemas com a farinha de trigo e o restante do leite. Misture bem para deixar o creme homogêneo;
  • Na panela do leite fervido, retire a fava da baunilha e adicione o creme de gemas. Volte ao fogo baixo e mexa bem até engrossar, desligue e deixe esfriar;
  • Separe algumas frutas para enfeitar o prato e bata o restante com o açúcar de confeiteiro (use o mixer que fica mais fácil, eu costumo também peneirar a calda para tirar qualquer bagaço que tenha ficado);
  • Para montar o doce, coloque uma folha de massa assada no fundo e o creme de confeiteiro com a ajuda de um saco de confeitar, no fim devemos ter 3 camadas de massa e 2 camadas de creme;
  • Peneire açúcar de confeiteiro por cima, decore o prato com as frutas e a calda de berries.....

sábado, 24 de dezembro de 2011

Sorvete de limão e capim santo


Nada melhor nestes dias de calor do que sorvete, ainda mais de um sabor refrescante como limão siciliano e capim santo !!!

Operar a sorveteira não tem segredo algum... afinal, somente um botão de ON/OFF e poucas peças para montar. As receitas também são super simples, na grande maioria a base de leite, creme de leite, açúcar e mais algum ingrediente que traga o sabor desejado. Se soubesse que era tão fácil, não teria ficado tanto tempo ensaiando.

Como não fiz muito, não dá para servir de sobremesa na ceia de natal, mas aguardem novas receitas geladas durante o verão....

Ingredientes
(receita do blog Lady Kitchen, ligeiramente adaptada)
  • 1 xícara de chá de capim santo picado;
  • 1 xícara de chá de água;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1/2 xícara de chá de suco de limão (usei o siciliano);
  • 1 colher de sopa de raspas de casca de limão.

Etapas

  • Ferva em uma panela a água e as folhas de capim santo, desligue e deixe em infusão por 5 minutos;
  • Bata com um mixer o chá com as folhas e peneire, apertando bem o bagaço que fica na peneira;
  • Coloque o chá peneirado no liquidificador, junte o leite condensado, o creme de leite, o suco e as raspas de limão e bata até ficar bem homogêneo;
  • Leve a geladeira por no mínimo 2 horas;
  • Coloque o creme na sorveteira e siga as instruções do fabricante, no meu caso (CuisinArt)...
  • Retire do congelador a tigela de metal (bowl) que deve estar bem gelada;
  • Coloque na tigela (bowl) o creme, ligue a máquina e deixe misturar por cerca de 15 a 20 minutos ou até que fiquem espesso, com uma textura macia e cremosa (palavras do fabricante, mas verdadeiras);
  • Para que fique com uma consistência firme, leve ao congelador por cerca de 2 horas. Retire uns 15 minutos antes de servir...

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Medalhão ao molho mostarda


Sempre gostei de mostarda, mas só recentemente comecei a apreciar as versões mais fortes como a Dijon. Esta receita do site Dedo de Moça é simples e super saborosa... Só de escrever o posting e ficar olhando esta foto, me deu fome !!!

Ingredientes
(receita do site Dedo de Moça)
  • Medalhões de filé mignon;
  • 1 colher de sopa de mostarda Dijon;
  • 1 colher de sopa de mostarda amarela;
  • 1 colher de sopa de mostarda Ancienne;
  • 20g de manteiga sem sal;
  • 20g de farinha de trigo;
  • 200ml de creme de leite fresco;
  • 100ml de vinho branco (1/2 xícara);

Etapas
  • Tempere a carne com sal, pimenta do reino e um fio de azeite;
  • Grelhe os medalhões em uma frigideira bem quente, cerca de 2 a 3 minutos de cada lado. Reserve;
  • Na mesma frigideira, coloque o vinho branco e espere quase evaporar;
  • Junte a manteiga, deixe derreter e coloque a farinha de trigo, misture bem;
  • Coloque o creme de leite aos poucos e no final junte as mostardas;
  • Acerte o sal e pimenta e desligue o fogo;
  • Esquente os medalhões no forno antes de servir e abuse do molho de mostarda por cima....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...