sábado, 24 de dezembro de 2011

Sorvete de limão e capim santo


Nada melhor nestes dias de calor do que sorvete, ainda mais de um sabor refrescante como limão siciliano e capim santo !!!

Operar a sorveteira não tem segredo algum... afinal, somente um botão de ON/OFF e poucas peças para montar. As receitas também são super simples, na grande maioria a base de leite, creme de leite, açúcar e mais algum ingrediente que traga o sabor desejado. Se soubesse que era tão fácil, não teria ficado tanto tempo ensaiando.

Como não fiz muito, não dá para servir de sobremesa na ceia de natal, mas aguardem novas receitas geladas durante o verão....

Ingredientes
(receita do blog Lady Kitchen, ligeiramente adaptada)
  • 1 xícara de chá de capim santo picado;
  • 1 xícara de chá de água;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1/2 xícara de chá de suco de limão (usei o siciliano);
  • 1 colher de sopa de raspas de casca de limão.

Etapas

  • Ferva em uma panela a água e as folhas de capim santo, desligue e deixe em infusão por 5 minutos;
  • Bata com um mixer o chá com as folhas e peneire, apertando bem o bagaço que fica na peneira;
  • Coloque o chá peneirado no liquidificador, junte o leite condensado, o creme de leite, o suco e as raspas de limão e bata até ficar bem homogêneo;
  • Leve a geladeira por no mínimo 2 horas;
  • Coloque o creme na sorveteira e siga as instruções do fabricante, no meu caso (CuisinArt)...
  • Retire do congelador a tigela de metal (bowl) que deve estar bem gelada;
  • Coloque na tigela (bowl) o creme, ligue a máquina e deixe misturar por cerca de 15 a 20 minutos ou até que fiquem espesso, com uma textura macia e cremosa (palavras do fabricante, mas verdadeiras);
  • Para que fique com uma consistência firme, leve ao congelador por cerca de 2 horas. Retire uns 15 minutos antes de servir...

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Medalhão ao molho mostarda


Sempre gostei de mostarda, mas só recentemente comecei a apreciar as versões mais fortes como a Dijon. Esta receita do site Dedo de Moça é simples e super saborosa... Só de escrever o posting e ficar olhando esta foto, me deu fome !!!

Ingredientes
(receita do site Dedo de Moça)
  • Medalhões de filé mignon;
  • 1 colher de sopa de mostarda Dijon;
  • 1 colher de sopa de mostarda amarela;
  • 1 colher de sopa de mostarda Ancienne;
  • 20g de manteiga sem sal;
  • 20g de farinha de trigo;
  • 200ml de creme de leite fresco;
  • 100ml de vinho branco (1/2 xícara);

Etapas
  • Tempere a carne com sal, pimenta do reino e um fio de azeite;
  • Grelhe os medalhões em uma frigideira bem quente, cerca de 2 a 3 minutos de cada lado. Reserve;
  • Na mesma frigideira, coloque o vinho branco e espere quase evaporar;
  • Junte a manteiga, deixe derreter e coloque a farinha de trigo, misture bem;
  • Coloque o creme de leite aos poucos e no final junte as mostardas;
  • Acerte o sal e pimenta e desligue o fogo;
  • Esquente os medalhões no forno antes de servir e abuse do molho de mostarda por cima....

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Arroz negro de lula


Até esta receita, a minha experiência com o arroz negro não era boa... tentei fazê-lo uma vez, como se fosse arroz branco, e foi um total fracasso ! Ficou duro, não cozinhava, stress total e mudança de planos no meio do jantar....

O fabricante recomenda panela de pressão, mas quando vi o Cloude Troisgros fazer da forma tradicional, sem problema algum, me animei novamente e o resultado foi muito bom.... pelo menos para a maioria dos convidados a experimentar, pois descobrir que o Cleyton não gosta de lula, durante o jantar, sem ter outra opção, não tem preço...rs

Vamos a receita do Cloude do Que Marravilha !!!!

Ingredientes (4 pessoas com folga)
(lula)
  •  800g de lula grande e limpa (usei 1 Kg)
  • 1 cebola picada;
  • 2 dentes de alho picado;
  • 2 colheres de sopa de tomate concentrado;
  • Bouquet garni (folha de louro, tomilho e talos de salsinha);
  • 1 pimenta dedo de moça (geralmente tiro as sementes);
  • Sal a gosto;
  • 220ml de vinho branco seco (usei uma xícara de chá);
  • 250ml de água.

(arroz negro)
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 250g de arroz negro;
  • 1,5 litro de água (proporção de 1 para 6, normalmente para arroz branco uso 1 para 2);
  • Sal a gosto.

(finalização)
  • 1/2 cebola picada;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 3 tomates sem pele e sementes cortados em cubos;
  • 30ml de cachaça envelhecida;
  • Arroz negro cozido;
  • Caldo da lula (2 conchas);
  • 100g de queijo parmesão ralado;
  • 2 colheres de manteiga;
  • Creme de leite a gosto;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:
  • Refogue no azeite a cebola, o alho e a pimenta dedo de moça. Coloque as lulas e refogue mais um pouco. Junte o tomate concentrado e o bouquet garni. Tempere com sal. Cubra com vinho branco e água e deixe cozinhar por 1 hora a fogo baixo; Retire as lulas, deixe esfriar e corte-as em rodelas. Reserve a lula e o caldo;
  • Para fazer o arroz, coloque os grãos do arroz e o azeite em uma panela e cubra com água e sal. Deixe cozinhar por 1 hora em fogo baixo com a panela tampada. Tive que deixar um pouco mais de 1 hora;

Como finalizar o prato:
  • Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte os tomates e deixe refogar mais. Flambe com cachaça;
  • Coloque o arroz. Acrescente um pouco do caldo de lula e deixe cozinhar por 5 minutos. Adicione o parmesão e creme de leite;
  • Verifique os temperos, coloque as lula e a manteiga e desligue o fogo;
  • Para servir, coloque o arroz no centro do prato, regue com azeite, decore com lascas de parmesão e azeitonas (a gosto) e gotas de limão... sugestão do Cloude !!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Petiscos populares na China


Curiosidade gastronômica de uma viagem a China - escorpiões, cavalos marinhos, estrelas do mar, lacraias, gafanhotos e outros tipos de insetos...Petiscos de uma feira popular no centro de Beijing/Pequim. Tem de tudo no espeto, mas faltou coragem e estômago para experimentar…



Detalhe: Para mostrar que a mercadoria era fresca, os escorpiões e lacraias estavam vivos e ficavam constantemente se mexendo. Quando não o faziam, era só encostar no balcão para o show de horror começar.




sábado, 10 de dezembro de 2011

Arroz branco no microondas


Demorei a tentar, mas agora acho super prático e rápido, sem segredos... receita da sogra !!!

Ingredientes (4 a 6 pessoas)
  • 2 xícaras de chá arroz lavado;
  • 4 xícaras de chá de agua;
  • 1 colher de cebola picada;
  • 1 colher de manteiga sem sal;
  • 1 colher de azeite;
  • 1 pacote de meu arroz (opcional);
  • sal a gosto.

Etapas
  • Coloque a água para ferver;
  • Em uma tigela de vidro, coloque todos os ingredientes e por último, a água fervendo;
  • Leve ao microondas em potencial máxima por 15 minutos... se ainda tiver um pouco de água, coloque mais 1 ou 2 minutos até secar;
  • Está pronto !!!!



Excelente opção de acompanhamento para o Estrogonofe !!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...