quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Camarão na moranga


Sempre achei este prato bonito para servir, seja com camarão ou com carne seca. Ensaiei fazer por algum tempo, até que recebi de "presente" uma moranga sem compromisso...rs

Como é grande a variação de receitas sobre o tema, peguei um pouco de cada uma e decidi testar a minha combinação. Sucesso total no último domingo, pelo menos com o público aqui de casa !!!! Com certeza o prato ficaria muito mais bonito se decorado com camarões grandes, porém acabei usando os pequenos e não havia sentido colocá-los na abertura da moranga...

Ingredientes
  • 1 moranga;
  • 1kg de camarão (e alguns camarões grandes para decoração se tiver);
  • 1 cebola picada;
  • 3 dentes de alho picados;
  • 3 tomates sem pele e sem semente picados;
  • 1 vidro de leite de coco (200ml);
  • 1 xícara de chá de creme de leite fresco (200ml);
  • 1 copo de requeijão (200ml);
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 2 colheres de sopa (mais ou menos) de azeite de oliva;
  • 1 colher de sopa de azeite de dendê;
  • sal e pimenta-do-reino a gosto.

Etapas
(moranga)

  • Cozinhe a moranga em água fervente por cerca de 20 minutos. Acabei virando de lado depois de 10 minutos;
  • Você pode cozinhar a moranga primeiro e depois abri-la ou abri-la e depois cozinhá-la. Se abrir antes, coloque a moranga com a abertura para baixo para que cozinhe bem por dentro. Não fiz desta forma e acho que ficou um pouco dura por dentro e bem cozida por fora.
Moranga cozida e limpa

(recheio)
  • Tempere os camarões com sal e pimenta antes de usarmos;
  • Se estiver usando camarões pequenos, grelhe os camarões por cerca de 2 a 3 minutos. Se eles forem maiores, por cerca de 2 minutos de cada lado. Se estiver usando ambos, faça um tipo de cada vez e reserve;
  • Refogue a cebola no fogo baixo, usando o azeite de oliva e azeite de dende;
  • Depois de uns 5 minutos, adicione o alho e refogue por mais alguns minutos, tomando cuidado para não queimar o alho;
  • Adicione o tomate picado e refogue por cerca de 10 minutos;
  • Dissolva a farinha de trigo no leite de coco e adicione o creme de leite fresco. Mexa bem para não deixar nenhum pelota de farinha;
  • Adicione a mistura de leite no refogado e deixe levantar fervura por 2 minutos;
  • Volte com os camarões ao refogado e mexa até que estejam incorporados ao molho. Desligue o fogo e reserve;
  • Na moranga, coloque metade do requeijão no fundo, espalhando bem com a ajuda de uma colher;
  • Ponha o recheio e por fim, a outra metade do requeijão. Se quiser, pode espalhar um pouco de queijo para gratinar;


Recheio de camarão
Pronto para ir ao forno

  • Para a moranga ficar bonita, com brilho, pincelei azeite em toda sua superfície;
  • Coloque os camarões grandes na boca da moranga e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 15 minutos;
  • Quando for servir, pegue um pouco da moranga, do camarão e do requeijão com a colher e acompanhe com arroz...

Só faltaram os camarões de enfeite
No prato com arroz

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pêras ao vinho com chocolate


A receita de pêra ao vinho fez tamanho sucesso nos almoços de Domingo, que decidi testar versões diferentes... Recorri então ao livro do Paul A. Young, onde há uma receita de pêra com ganache de chocolate e..... queijo Stilton ! Isto mesmo, queijo e da família do Blue Cheese, Gorgonzola, Roquefort, etc...

Fiquei muito curioso com esta mistura, pois acho este queijo delicioso, mas sabia que não ia agradar a todos pois, mistura de doce com salgado não é uma unanimidade e o queijo escolhido é de sabor acentuado e aroma marcante.Na minha opinião, ficou muito bom.... e ao colocar na boca, você sente o queijo primeiro e depois o chocolate. Dá vontade de comer com pão !!!

A pêra eu repeti a receita da Pêra ao Vinho.

Ingredientes (fiz metade da receita original)
(ganache de chocolate com queijo)
  • 100g de chocolate amargo 70% cacau;
  • 150g de creme de leite fresco;
  • 40g de queijo stilton maduro, macio

Etapas
  • Coloque o chocolate e o creme de leite em banho maria e misture até deixar brilhante e homogêneo;
  • Quebre o queijo em pedaços pequenos e misture com o chocolate até obter uma mistura homogênea e novamente brilhante;
  • Tire do fogo e reserve;
  • Antes de servir, segure a pêra pelo cabo e mergulhe na ganache de stilton, cobrindo metade da mesma.

Observação: a tradicional crosta de queijo enrugada do Stilton, não é comestível e deve ser cortada antes de comer.

domingo, 20 de novembro de 2011

Rigatoni ao funghi, presunto de parma e abobrinha

Esta é uma mistura interessantes de sabores, típicos italianos...



Ingredientes (4 a 6 pessoas)
(molho)
  • 50g de "funghi porcini";
  • 2 colheres de azeite (de preferência "italiano" rs );
  • 1 cebola picada;
  • 1 xícara de creme de leite fresco;
  • 130g de extrato de tomate (aquela lata pequena);
  • fatias de presunto de "Parma" (2 ou 3 por prato);
  • 1 abobrinha "italiana" fatiada bem fino;
  • sal e pimenta do reino a gosto;
  • ricota defumada ralada a gosto.

Etapas
  • Cozinhe o rigatoni ou a massa de sua preferência, sempre em água abundante e salgada. Siga o tempo indicado na embalagem para que a massa fique ao dente. Reserve;
  • Hidrate o funghi porcini por cerca de 25 minutos. Retire o cogumelo, pique e reserve. Guarde um pouco da água também (1 xícara de chá);
  • Grelhe rapidamente as fatias de abobrinha e reserve;
  • Refogue a cebola picada no azeite. Acrescente o funghi picado e refogue por alguns minutos;
  • Acrescente o extrato de tomate, a água da hidratação do funghi e o creme de leite fresco. Deixe em fogo baixo até reduzir e ficar mais concentrado;
  • Para montar o prato, coloque um pouco da massa e o molho de funghi por cima. Espalhe 2 fatias de abobrinha grelhada e mais 2 ou 3 fatias de presunto de parma.;
  • Polvilhe a ricota ralada por cima e bom apetite a todos !!!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Caramelo de tomilho limão


Se você está cansado das coberturas tradicionais de sorvete, que tal experimentar uma nova e bem diferente ? Chega de chocolate, caramelo e morango, vamos fazer um caramelo de tomilho limão, receita do Paul A. Young.

Tem gente que não conhece o tomilho, ainda mais o tomilho limão, mas como o próprio nome sugere é uma mistura do tomilho tradicional e um gostoso perfume de limão. Basta esmagar algumas folhas para sentir o perfume !

A quantidade dos ingredientes assusta os preocupados com as calorias, mas afinal, é CARAMELO !!! É DOCE, MUITO DOCE, calórico mesmo, mas é bom.

Ingredientes (metade da receita do livro - 250ml de caramelo)
  • 75g de manteiga sem sal;
  • 75g de açúcar mascavo claro (usei o mascavo comum que tinha);
  • 15g de folhas de tomilho limão (tem que tirar as minúsculas folhas dos ramos de tomilho);
  • 5g de sal marinho (segundo o livro, não se deve usar sal comum de cozinha)
  • 75g de creme de leite fresco;
  • 25g de chocolate ao leite.

Etapas
  • Derreta a manteiga em uma panela, acrescente o açúcar e mexa até obter uma mistura homogênea. Adicione as folhas de tomilho e ferva tudo em fogo baixo por 5 minutos;
  • Misture o sal e misture para disolvê-lo;
  • Retire do fogo, acrescente o creme de leite fresco, com cuidado, pois pode espirrar se a mistura estiver muito quente;
  • Acrescente o chocolate ralado ou cortado em pequenos pedaços, mexendo até dissolver;
  • Passe o caramelo por uma peneira bem fina, para tirar as folhas de tomilho e deixe esfriar.


Detalhe
No dia em que foi feito estava maravilhoso, o sabor do tomilho limão quebrava o doce do caramelo, posso ariscar dizer que você começa sentido o doce do caramelo e termina com o sabor do limão. Mas depois de alguns dias na geladeira, o sabor do limão sumiu e acentuou bastante o sabor do tomilho. O livro diz que podemos armazenar o caramelo por até 2 meses na geladeira, mas em vidros herméticos, que não foi o caso. Fazendo curta uma loga história, faça pouco e consuma no mesmo dia !!!!

Cuidado
Não é todo mundo que gosta de ervas na comida, imagine então nos doces... portanto, se estiver curioso, faça 1/4 da receita original (ou seja, metade das quantidades que eu relacionei) e experimente com amigos sinceros que não tenham aversão ao sabor de ervas.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Camarões a Newburg


Até ler a revista Gosto de Outubro não sabia que esta receita era um clássico cheio de história. Segundo a matéria, a receita foi inventada no célebre Delmonico's de Nova York (não que eu tivesse ouvido falar antes), com a participação do dono e de um cliente assíduo da casa. Segundo meus familiares, que a propósito aprovaram (e como !!!) a versão atualizada deste século, parece que esta receita fazia muito  sucesso na década de 70, presença garantida em todos jantares mais chiques...infelizmente (ou melhor felizmente) não me lembro desta época...

Olhando a receita, fiquei empolgado com o molho: conhaque, páprica e creme de leite, me lembrou o molho de estrogonofe que faço. E foi a primeira vez que tirei várias fotos durante a preparação.

Ingredientes
(receita de Daniel Colli) (meus comentários em azul)
  • 12 camarões-rosas, limpos, sem a cabeça mas com a calda (acabei fazendo 18). Reserve as cabeças do camarão para fazermos o molho;
  • 1 échalote picada (usei uma cebola pequena);
  • 5 colheres de sopa de manteiga (sem sal);
  • 1 colher de café de páprica (usei uma cheia de sobremesa, gosto de páprica);
  • 4 colheres de sopa de conhaque;
  • 3 xícaras de chá de creme de leite fresco;
  • 1/4 de colher de chá de noz-moscada ralada (usei a gosto, não medi);
  • 1 gema de ovo;
  • 12 torradas de pão italiano;
  • sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto.

Etapas
  • Em uma panela, derreta metade da manteiga e doure a cebola;
  • Adicione as cabeças de camarão e refogue por alguns minutos;

  • Adicione a páprica e o conhaque e cozinhe até evaporar;
  • Adicione água até cobrir as cabeças de camarão, deixe ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por alguns minutos. Coe e reserve cerca de 1 xícara de chá do caldo;

  • Leve outra panela ao fogo baixo com o creme de leite e deixe reduzir a metade;
  • Adicione o caldo do camarão, a noz-moscada e acerte o sal e pimenta;
  • Coloque a gema de ovo em um recipiente com um pouco do caldo (deixei esfriar um pouco para não talhar a gema). Misture bem e devolva para a panela do caldo;
  • Deixe cozinhar até o molho engrossar, mas sem ferver. Reserve.
  • Em uma frigideira, derrete o restante da manteiga.Tempere os camarões com sal e pimenta-do-reino e cozinhe os na manteiga, por 4 minutos (metade da cada lado). Junte o molho e finalize o cozimento.

  • Monte os pratos com o molho, a torrada e um camarão em cada torrada, coberto de molho. Bom proveito !!!!
P.S.: como o molho não ficou tão grosso quanto eu imaginava, acabei colocando uma colher de sobremesa de farinha de trigo, um pouco depois da gema de ovo. Não sei se estava ansioso demais e não esperei o molho engrossar, mas fica aqui a dica....


    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...