quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Caramelo de tomilho limão


Se você está cansado das coberturas tradicionais de sorvete, que tal experimentar uma nova e bem diferente ? Chega de chocolate, caramelo e morango, vamos fazer um caramelo de tomilho limão, receita do Paul A. Young.

Tem gente que não conhece o tomilho, ainda mais o tomilho limão, mas como o próprio nome sugere é uma mistura do tomilho tradicional e um gostoso perfume de limão. Basta esmagar algumas folhas para sentir o perfume !

A quantidade dos ingredientes assusta os preocupados com as calorias, mas afinal, é CARAMELO !!! É DOCE, MUITO DOCE, calórico mesmo, mas é bom.

Ingredientes (metade da receita do livro - 250ml de caramelo)
  • 75g de manteiga sem sal;
  • 75g de açúcar mascavo claro (usei o mascavo comum que tinha);
  • 15g de folhas de tomilho limão (tem que tirar as minúsculas folhas dos ramos de tomilho);
  • 5g de sal marinho (segundo o livro, não se deve usar sal comum de cozinha)
  • 75g de creme de leite fresco;
  • 25g de chocolate ao leite.

Etapas
  • Derreta a manteiga em uma panela, acrescente o açúcar e mexa até obter uma mistura homogênea. Adicione as folhas de tomilho e ferva tudo em fogo baixo por 5 minutos;
  • Misture o sal e misture para disolvê-lo;
  • Retire do fogo, acrescente o creme de leite fresco, com cuidado, pois pode espirrar se a mistura estiver muito quente;
  • Acrescente o chocolate ralado ou cortado em pequenos pedaços, mexendo até dissolver;
  • Passe o caramelo por uma peneira bem fina, para tirar as folhas de tomilho e deixe esfriar.


Detalhe
No dia em que foi feito estava maravilhoso, o sabor do tomilho limão quebrava o doce do caramelo, posso ariscar dizer que você começa sentido o doce do caramelo e termina com o sabor do limão. Mas depois de alguns dias na geladeira, o sabor do limão sumiu e acentuou bastante o sabor do tomilho. O livro diz que podemos armazenar o caramelo por até 2 meses na geladeira, mas em vidros herméticos, que não foi o caso. Fazendo curta uma loga história, faça pouco e consuma no mesmo dia !!!!

Cuidado
Não é todo mundo que gosta de ervas na comida, imagine então nos doces... portanto, se estiver curioso, faça 1/4 da receita original (ou seja, metade das quantidades que eu relacionei) e experimente com amigos sinceros que não tenham aversão ao sabor de ervas.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Camarões a Newburg


Até ler a revista Gosto de Outubro não sabia que esta receita era um clássico cheio de história. Segundo a matéria, a receita foi inventada no célebre Delmonico's de Nova York (não que eu tivesse ouvido falar antes), com a participação do dono e de um cliente assíduo da casa. Segundo meus familiares, que a propósito aprovaram (e como !!!) a versão atualizada deste século, parece que esta receita fazia muito  sucesso na década de 70, presença garantida em todos jantares mais chiques...infelizmente (ou melhor felizmente) não me lembro desta época...

Olhando a receita, fiquei empolgado com o molho: conhaque, páprica e creme de leite, me lembrou o molho de estrogonofe que faço. E foi a primeira vez que tirei várias fotos durante a preparação.

Ingredientes
(receita de Daniel Colli) (meus comentários em azul)
  • 12 camarões-rosas, limpos, sem a cabeça mas com a calda (acabei fazendo 18). Reserve as cabeças do camarão para fazermos o molho;
  • 1 échalote picada (usei uma cebola pequena);
  • 5 colheres de sopa de manteiga (sem sal);
  • 1 colher de café de páprica (usei uma cheia de sobremesa, gosto de páprica);
  • 4 colheres de sopa de conhaque;
  • 3 xícaras de chá de creme de leite fresco;
  • 1/4 de colher de chá de noz-moscada ralada (usei a gosto, não medi);
  • 1 gema de ovo;
  • 12 torradas de pão italiano;
  • sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto.

Etapas
  • Em uma panela, derreta metade da manteiga e doure a cebola;
  • Adicione as cabeças de camarão e refogue por alguns minutos;

  • Adicione a páprica e o conhaque e cozinhe até evaporar;
  • Adicione água até cobrir as cabeças de camarão, deixe ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por alguns minutos. Coe e reserve cerca de 1 xícara de chá do caldo;

  • Leve outra panela ao fogo baixo com o creme de leite e deixe reduzir a metade;
  • Adicione o caldo do camarão, a noz-moscada e acerte o sal e pimenta;
  • Coloque a gema de ovo em um recipiente com um pouco do caldo (deixei esfriar um pouco para não talhar a gema). Misture bem e devolva para a panela do caldo;
  • Deixe cozinhar até o molho engrossar, mas sem ferver. Reserve.
  • Em uma frigideira, derrete o restante da manteiga.Tempere os camarões com sal e pimenta-do-reino e cozinhe os na manteiga, por 4 minutos (metade da cada lado). Junte o molho e finalize o cozimento.

  • Monte os pratos com o molho, a torrada e um camarão em cada torrada, coberto de molho. Bom proveito !!!!
P.S.: como o molho não ficou tão grosso quanto eu imaginava, acabei colocando uma colher de sobremesa de farinha de trigo, um pouco depois da gema de ovo. Não sei se estava ansioso demais e não esperei o molho engrossar, mas fica aqui a dica....


    terça-feira, 8 de novembro de 2011

    Bolo de Fanta Laranja



    Esta receita me lembra a infância... presença garantida em quase todos os aniversários familiares....

    Ingredientes
    (pão de ló)
    • 3 ovos;
    • 2 xícaras de chá de açúcar;
    • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
    • 1 xícara de chá de Fanta Laranja;
    • 1 pitada de sal;
    • 1 colher de sopa de fermento em pó.

    (calda)
    • 1 lata de leite condensado;
    • 2 xícaras de chá de Fanta laranja;
    • 1 garrafa (200ml) de leite de coco.

    Etapas
    • Pré-aqueça o forno a 180ºC;
    • Bata os ovos com açúcar até aumentar bastante o volume (cerca de 10 minutos);
    • Coloque a Fanta laranja aos poucos e continue batendo até que fique homogêneo;
    • Remova a mistura da batedeira colocando em uma tijela larga;
    • Coloque a farinha e o fermento aos poucos, misturando com uma colher sem agitar muito;
    • Coloque a massa em uma forma untada de fundo removível e leve ao forno por 25 a 30 minutos, ou até que o pão de ló fique bem dourado;
    • Enquanto o bolo assa, bata no liquidificador o leite condensado, a Fanta laranja e o leite de coco até obter um creme bem homogêneo;
    • Como o bolo ainda quente, faça 3 cortes em cada direção e coloque aos poucos a calda;
    • Leve a geladeira por pelo menos 2 horas;
    • Na hora de servir, desenforme e decore com chantilly ou açúcar de confeiteiro. Se for escolher, prefira o chantilly pois você pode esconder algum defeito do bolo.

    domingo, 6 de novembro de 2011

    Espuma de nozes

    Recém desenformado. . .

    Esta não é a minha primeira tentativa de fazer espumas, mas foi a única até agora que tive vontade de publicar no blog. Nas vezes anteriores, usei polpa de fruta, gelatina incolor e um sifão, mas a consistência ficou de mousse de frutas aerado, nada de especial.

    Desta vez foi totalmente diferente ! Não preciso dizer que a receita foi tirada de um livro que tem a participação do Ferran Adria. A receita é simples mas é necessário ter um sifão.



    Ingredientes
    • 75g de nozes (mas pode ser também pistache, avelãs, amêndoas e amendoim);
    • 75g de açúcar;
    • 20g de farinha de trigo;
    • 4 claras (mais ou menos 150g de peso);
    • 4 copos de papel daqueles para café e 1 sifão de gás.

    Etapas
    • Em um processador de alimentos bata primeiro as nozes até que fiquem moídas;
    • Em seguida, coloque os demais ingredientes e bata até que obter a consistência de um creme firme;
    • Peneire o creme com uma peneira fina apertando bastante os resíduos sólidos para extrair todo o líquido;
    • Coloque o líquido peneirado no sifão, coloque uma carga de gás e leve a geladeira por no mínimo 2 horas;
    • Pegue os copos plásticos e faça 3 a 4 furos no fundo (isto veio na receita e acho que facilita desenformar depois);
    • Encha até a metade com a espuma de nozes;
    • Leve ao microondas por cerca de 40 a 45 segundos, com potência máxima. Não precisa se preocupar que o copo plástico não derrete.
    • Passe uma faca fina na lateral do copo para poder desenformar e pronto !!!
     A consistência é  muito diferente, parece mesmo uma esponja ou um bolo muito aerado. Fica um pouco seco, portanto é bom servir com um molho de chocolate ou mesmo uma bola de sorvete.

    P.S.: Me senti no primário, na feira de ciências, misturando químicas para fazer espuma de poliuretano em copinhos de plástico... Acho que muitos vão saber do que estou falando.....rs... se você não faz parte deste grupo, veja este vídeo do youtube para ter uma idéia...

    Só faltou a bola de sorvete ou o molho de chocolate

    sábado, 5 de novembro de 2011

    Suflê de alho poró com queijo


    Fazer suflê é um eterno desafio... sempre fico na expectativa se ele irá crescer no forno e se acertei o timing correto de assá-lo, pois se eu me adiantar, corro o risco dele murchar até que os demais pratos fiquem prontos... afinal, suflê incha com o calor e murcha quando esfria....

    Há receitas para todos os gostos, de doces a salgados, e com grande variação de recheios e mesmo na quantidade de seus ingredientes básicos: ovos, farinha, leite e manteiga.

    A receita abaixo fez sucesso como entrada neste último feriado, enquanto terminava o Capellini com creme de limão siciliano, camarão, bacon e blue cheese que, a propósito, ficou maravilhoso... difícil dizer qual estava melhor !!!


    Ingredientes
    • 60g de manteiga sem sal;
    • 1/2 cebola finamente picada;
    • 1 talo de alho poró picado;
    • 60g de farinha de trigo;
    • 1,5 xícaras de chá de leite (300ml);
    • 1 xícara de chá de queijo gruyére ralado;
    • 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado;
    • 4 ovos (3 gemas e 4 claras);
    • sal e pimenta do reino a gosto.

    Ingredientes

    Etapas
    • Pré-aqueça o forno em 180ºC e unte um ramequim grande ou 4 à 6 pequenos com apenas manteiga sem sal;
    • Doure a cebola e o alho poró na manteiga até que fiquem macios;
    • Junte a farinha aos poucos e deixe cozinhar por alguns minutos. Acrescente o leite aos poucos, sempre mexendo para homogeneizar. Deixe cozinhar por 10 minutos sempre mexendo para não queimar o fundo;
    • Bata as claras em neve e reserve - importante bater as claras sem em uma vasilha de vidro ou metal, com uma pitada de sal;
    • Acrescente os queijos e as gemas e mexa até que fiquem incorporados a massa. Ao final, se ficar muito densa, coloque um pouco mais de leite, pois teremos que misturar as claras ainda;
    • Acerte o sal e a pimenta;
    • Coloque metade das claras de neve e incorpore-as completamente na massa. Em seguida, coloque o restante e incorpore delicadamente para não perder o ar das claras;
    • Coloque a mistura nos ramequins de forma a ocupar de 2/3 a 3/4 do volume total, lembrando de limpar a borda com o dedo para que o "chapéu" do suflê cresça bastante;
    • Leve ao forno por cerca de 25 a 30 minutos ou até que cresça, fique fofo e dourado na parte de cima.
    Detalhe: sempre fico na dúvida se "invisto" mais tempo para tirar fotos melhores, ou se aproveito o suflê enquanto esta quente e inflado.....rs 
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...