sábado, 24 de setembro de 2011

Rocambole de polenta

O visual é legal, o gosto é delicioso mas a receita é trabalhosa. Sem contar a dificuldade de deixar o rocambole bem enrolado sem quebrar, mas o molho por cima ajuda a disfarçar bem a falta de prática. Acho que da próxima vez tentarei fazer a polenta recheada em ramequins, servindo o molho a parte.



Baseado na receita do site MdeMulher da Abril

Polenta (usei a receita básico que tenho)
  • 1 litro de caldo de galinha (1 litro de água e 2 tabletes de caldo de galinha);
  • 280g de farinha de milho de grão fino (usei Fioretto, mas acho que dá para fazer com fubá mesmo);
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • sal a gosto.

Recheio
  • 500g de ricota fresca;
  • 100g de queijo gruyere ralado;
  • 1/2 xícara de chá de leite;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1/2 xícara de chá de folhas de manjericão picadas;
  • sal e pimenta do reino a gosto.

Molho
  • 500g de linguiça calabresa moída (podemos trocar por patinho ou ainda pernil moído);
  • 1 cebola grande picada;
  • 2 latas de tomate italiano de 400g;
  • sal e pimenta do reino a gosto.

Etapas
  • Vamos começar pelo molho...  Doure a cebola no azeite até que fique transparente;
  • Junte a linguíca moida e refogue bem;
  • Junte as latas de tomate italiano e deixe cozinhar em fogo baixo por até 1 hora, quando o molho já estiver apurado;
  • Acerte o sal e a pimenta. Se achar que está um pouco ácido, coloque um pouco de açúcar ou mel.

  • Bata em um processador de alimentos, a ricota, o gruyere, o leite, o azeite, o manjericão, o sal e a pimenta, fazendo uma pasta. Reserve.

  • Para a polenta, ferva o caldo de galinha, adicione a manteiga e o queijo ralado;
  • Acrescente a farinha de polenta aos poucos, mexendo bem. Deixe cozinhar por alguns minutos, até que descole do fundo da panela;
  • Espalhe a polenta em uma forma retangular forrada de papel manteiga (não deixe sobrar papel nas laterais maiores);
  • Deixe a massa amornar e tente retirar a polenta junto com o papel manteiga. Se não conseguir, vire a mesma sobre um pano de prato úmido;
  • Espalhe o recheio sobre a polenta e com a ajuda do papel manteiga ou do pano de prato, enrole o rocambole (para mim, esta é a pior parte);
  • Coloque o rocambole em um refratário, espalhe o molho por cima e leve ao forno quente (200ºC) por 15 a 20 minutos. Sirva em seguida !

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Croque Monsieur

Nome pomposo ! Tradicional lanche parisiense ! Mas poderíamos dizer que é uma versão muito requintada do nosso misto quente. Escolhido para acompanhar a salada de rúcula que já havia tirado da geladeira, ou seria a rúcula a melhor desculpa que arrumei para não cozinhar e fazer um lanche gostoso.



Ingredientes (3 lanches)
  • 6 fatias de pão (forma, italiano ou qualquer outro semelhante);
  • 6 fatias de presunto cozido;
  • Molho bechamel;
  • 200g de queijo Gruyere;

Ingredientes do Bechamel
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 1 a 2 xícaras de leite;
  • sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto.
Para deixar diferente, eu coloquei um pouco de pasta de wasabi. Ficou maravilhoso ! Mas não se preocupe se o sabor estiver muito forte, pois suaviza quando estiver com o queijo.

Etapas

  • Comece pelo molho - em  uma panela derreta a manteiga e misture a farinha de trigo. Cozinhe a mistura (roux) em fogo mais por 1 a 2 minutos mexendo bem como o fuet de preferência;
  • Adicione o leite aos poucos e misture até engrossar;
  • Acerte o sal, a pimenta-do-reino e a noz moscada e reserve;
  • De uma leve torrada nas fatias de pão com um pouco de manteiga;
  • Monte cada lanche da seguinte forma: pão + molho bechamel + presunto cozido + queijo + pão + molho bechamel + queijo;
  • Leve ao forno quente (250ºC) até gratinar o queijo. Cuidado para não tostar de mais o pão !!!
  • Sirva quente com folhas verdes.

domingo, 18 de setembro de 2011

Pastel de Belém (ou Nata)

Ainda no site da Arosa, vi que existem discos de massa folhada que poderiam ser usados para fazer, entre outras coisas, Pastéis de Belém. Na verdade, Pastéis de Nata, pois somente aqueles feitos na confeitaria de Belém (bairro de Lisboa) podem receber tal denominação. Me animei para tentar...

Pastéis de Bélem/Nata

Achar a receita mais parecida com a do pastel de Belém é uma tarefa difícil, pois de acordo com alguns documentários que vi, somente 3 pessoas conhecem a receita correta da massa e do recheio, que são feitos em uma sala isolada chamada "Oficina do Segredo", desde 1837. Acabei mesclando algumas receitas de recheio para a primeira tentativa.

No caso da massa, optei por usar os discos prontos, já que a forma tradicional é um pouco mais trabalhosa: fazer um rocambole de massa folhada; cortar fatias de 1 cm mais ou menos; colocar a fatia no fundo da forma de empada e com os dedos esticar a massa até as bordas, deixando o fundo mais fino e as bordas mais grossas.


Ingredientes (16 unidades)
  • 16 discos de massa folhada número 8 da Arosa;
  • 250 ml de creme de leite;
  • 100g de açucar;
  • 4 gemas;
  • 1 colher de chá de farinha de trigo;
  • 1 colher de chá de amigo de milho (maizena);
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 1 pau de canela;
  • raspas de 1 limão siciliano;
  • manteiga sem sal para untar as forma de empada;
  • Canela e açúcar de confeiteiro a gosto para servir.

Etapas
  • Unte com manteiga as forma de empada e coloque o disco de massa sobre o mesmo. No fundo, faça pequenos furos com um garfo para que a massa não levante o recheio (dica da Arosa);
  • Misture o creme de leite, o açúcar e as gemas em um recipiente que possa ir em banho maria;
  • Já em banho maria, adicionar a farinha, o amido, a baunilha e a canela. Mexa com um fuet até que fique um pouco mais grosso, cerca de 10 minutos. Detalhe: o creme continua bastante líquido quando quente;
  • Retire do fogo, remova o pau de canela e acrescente as raspas de limão siciliano;
  • Misture as raspas e encha as formas de empada com o creme quase até o topo;
  • Leve para assar em forno quente (250ºC) pré-aquecido até que a massa fique estufada e corada. Acho que de 10 a 15 minutos, é bem rápido !!!
  • Sirva ainda quente (de preferência) ou a temperatura ambiente, com um pouco de canela e açúcar de confeiteiro por cima.
Assar os pastéis em alta temperatura parece ser um dos segredos, pois tentei a 180ºC e o resultado não foi o mesmo.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Peixe com molho de camarão encapado

Apesar da minha dieta marítima ser muito limitada (gosto de pouco coisa que vem do mar), não resisti ao desafio de preparar este prato assim que vi a foto no site da Arosa (massa folhada). Sempre tive mais jeito com ciências exatas do que arte, mas acho que o meu lado artístico (e também culinário) não desapontou !!!




Ingredientes (para 3 peixes encapados)
  • 2 pacotes de massa folhada laminada 300g (cada pacote deu para fazer um peixe e meio);
  • 1 ovo batido para pincelar a massa;
  • filé de peixe (acabei usando filés de linguado de mais ou menos 5 cm x 10 cm, 1 filé por peixe encapado);
  • farinha para empanar os filés de peixe (ajuda a reter água);
  • limão, pimenta e sal a gosto (a Cris usou meio limão siciliano para os 3 filés e pimenta branca em pó);
  • 400g de camarões pequenos limpos (dá para usar menos pois sobrou camarão, mas o molho ficou tão bom que todos comeram sem peixe mesmo);
  • 2 talos de alho-poró;
  • 1 cebola picada;
  • 1 colher de sopa de margarina sem sal (usei manteiga);
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo.

Etapas (contando tudo, umas 2 horas de trabalho)
  • Refogue na manteiga o alho poró e a cebola até que fiquem macioes e um pouco transparentes;
  • Junte os camarões e deixe cozinhar por até 3 minutos para não ficarem borrachudos. Junte a farinha de trigo, deixe o molho engrossar cozinhando por 1 ou 2 minutos. Reserve em seguida;
  • Tempere os filés de peixe com sal, pimenta e limão. Passe na farinha de trigo e reserve;
  • Pegue um papel e desenhe um peixe de forma bem simples para servir de molde. Acabei usando papel manteiga;
  • Abra a massa folhada (descongele antes para não quebrar) e recorte os peixes lembrando que iremos usar 2 pedaços por peixe. Sempre recorte um deles um pouco maior para ajudar a fechar depois que colocarmos o recheio;
  • Já na forma\assadeira que irá ao forno, coloque a metade menor da massa em formato de peixe. Bem no centro, coloque um filé empanado e por cima alguns camarões com molho;
  • Pincele a borda da massa com água ou com o ovo batido e coloque a metade maior da massa por cima. Feche cuidadosamente os lados usando um pouco de água se necessário;
  • Com um cortador de massa pequeno, faça pequenos discos com a sobra da massa para montarmos as escamas;
  • Pincele o ovo batido por cima do peixe e comece a colocar os discos, uns por cima dos outros, para formar as escamas. Por fim, use um disco para o olho e pincele tudo novamente com o ovo batido;
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 50 minutos ou até a massa começar a ficar dourada.
Depois de tanto trabalho, faça um arranjo bonito e tire belas fotos, pois tão cedo não terá vontade de fazer novamente, já que dá um trabalhão.... Porém, seus convidados irão com certeza pedir bis !!!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Focaccia de cebola, alecrim e tomate cereja

Depois de quase 2 anos da última vez, decidi atender os pedidos familiares e fazer novamente a focaccia de cebola, mas agora com algumas modificações....


Ingredientes
  • 400g de farinha de trigo;
  • 30g de fermento biológico (fazer com o fermento fresco ao invés do seco faz diferença);
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de sobremesa de açúcar ;
  • 1/4 de xícara de chá de azeite;
  • 1 ovo;
  • 250ml (1 copo) de leite morno para quente;
  • 1 cebola roxas cortada em anéis bem finos;
  • alguns tomates cerejas cortados ao meio;
  • sal grosso e alecrim a gosto.

Etapas
  • Coloque o fermento biológico, o sal, o açúcar e um pouco de leite (não gelado), misture bem e deixe por 30 minutos crescendo;
  • Misture o resto dos ingredientes: azeite, ovo, o resto de leite e a farinha aos poucos, na mão ou em uma batedeira para massa de pão;
  • Deixe a massa crescer por 2 ou 3 horas, até dobrar de volume;
  • Sove a massa por alguns minutos e a coloque em uma assadeira untada de óleo/azeite, deixando mais 1 hora para crescer;
  • Quando a massa estiver com a consistência de um travesseiro quando apertada com o dedo, faça covinhas nela com o próprio dedo;
  • Espalhe os tomates cortados ao meio, os anéis de cebola, o sal grosso e as folhas de alecrim;
  • Regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até comécar a ficar com a superfície mais corada, semelhante a um pão assado.
  • Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Sirva quente ou a temperatura ambiente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...