segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Arroz biro biro

Não sei qual é a verdadeira história desta receita, mas com certeza é alguma forma de homenagem ao famoso jogador do time preto e branco da capital paulista. Alguns dizem que ele ia a um restaurante e pedia para fazer o arroz da forma que ele comia em casa, com ovo e batata palha. Independente de ser verdade ou não é um bom acompanhamento para uma carne.


Ingredientes (serve 6 pessoas)
  • 2 colheres de manteiga sem sal;
  • 4 ovos;
  • 2 xícaras de arroz cozido (a medida é antes de cozinhar);
  • 200g de bacon;
  • 1 lata de ervilha (lave as ervilhas assim que abrir a lata);
  • 2 xícaras de batata palha para decorar.

Etapas
  • Antes de começar com o arroz, o ideal é já fritar o bacon. Eu prefiro fazê-lo no microondas envolvendo-o em papel toalha e cozinhando-o em potência alta por uns 3 minutos. Se ainda não ficou bom, coloque mais 3 minutos. Assim ele fica bem sequinho !
  • Derreta a manteiga em uma panela grande o suficiente para receber todos os ingredientes;
  • Adicione os ovos e faça-os mexido, sem tostar;
  • Adicione o arroz cozinho, as ervinhas e o bacon. Frite por poucos minutos, misturando bem;
  • Retire do fogo; coloque-o na travessa que irá servir e distribua a batata palha por cima.

Arroz biro-biro direto da panela

domingo, 4 de setembro de 2011

File Mignon ao forno com molho de wasabi

Na verdade temos 2 receitas neste post, pois a carne pode ser servida com outro molho (mostarda por exemplo) e o molho de wasabi pode ser usado em um filé mignon grelhado e não assado.



Ingredientes da Carne (serve 6 pessoas)
  • 1 peça de filé mignon de mais ou menos 1kg - o ideal é que a peça tenha um diâmetro mais uniforme;
  • azeite para selar a carne;
  • 1 colher de sobremesa de açúcar mascavo - opcional;
  • sal e pimenta a gosto;
  • 1 saco para assar em forno.

Etapas da Carne
  • Leve ao fogo uma panela com azeite e o açúcar mascavo - o açúcar mascavo serve para deixar a carne selada mais bonita\corada;
  • Quando o azeite estiver bem quente coloque a peça de carne para selar, ou seja, tostar um pouco de todos os lados. Importante: pegue a carne sempre com uma pinça de churrasco e não com um garfo. Estamos selando a carne para conservar seus sucos naturais e garantir a suculência e maciez, se furarmos ela eles se vão;
  • Conforme instrução do saco para assar, coloque uma colher de sopa de farinha de trigo e espalhe bem pelo saco, desprezando o excesso de farinha;
  • Coloque a carne selada dentro do saco, regue com um pouco de azeite, retire o ar do saco apertando com as mãos e feche com o lacre de plástico que vem junto. Faça um pequeno corte no plástico perto do lacre, para sair o excesso de vapor;
  • Pegue uma travessa de forno não metálica e coloque o saco em cima. Leve ao forno pré-aquecido a 120ºC por 30 a 40 minutos (veja observação);
  • Retire do saco e sirva !!!!


Observação: acertar o ponto da carne dentro do saco é algo difícil pois, depois de selar e estando dentro do saco, não dá para ter uma idéia do ponto. Se tiver um termômetro de cozinha em casa, você pode usar aquele buraco perto do lacre para espetá-lo na carne. Se o interior estiver de 60ºC a 65ºC, está no ponto !!!

Sei que muitos dizem que o filé mignon deveria ser assado em temperatura alta para não perde muita água, mas dentro do saco e a temperatura baixa a carne fica super macia e suculenta. Não sei se é o mais correto, mas fica muito bom !!!

Ingredientes Molho
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal (mais ou menos 30g);
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo (também aproximadamente 30g);
  • 1,5 xícara de chá de caldo de carne (cerca de 300ml - coloquei um tablete de caldo de carne para 300ml de água);
  • 1/4 de xícara de chá de saquê (mais ou menos 50ml);
  • 1/4 de xícara de chá de creme de leite fresco;
  • pasta de wasabi - a gosto, mais ou menos picante;
  • sal a gosto (experimente antes, pois o caldo de carne já é salgado).

Etapas do molho
  • Leve uma panela ao fogo baixo e derreta a manteiga;
  • Coloque a farinha de trigo, aos poucos, e mexa bem para que não forme gomos - um fouet ajuda bastante !
  • Vá colocando o caldo de carne aos poucos, misturando bem. Faça o mesmo com o saquê e com o creme de leite fresco e deixe cozinhar por alguns minutos, sempre mexendo;
  • Coloque um pouco da pasta de wasabi e experimente. Coloque mais se gostar de um sabor mais forte\ardido.
  • Por fim, acerte o sal se necessário e reserve o molho.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mini Harumaki (rolinho primavera) aperitivo

Depois de comer mini rolinhos de aperitivo em uma festa de aniversário, fiquei um bom tempo procurando como fazer esta massa super fina. A receita é simples: farinha, sal e água, mas como deixar a massa tão fina ?

Não iria conseguir esta espessura usando a frigideira e seria difícil usar a crepeira da forma tradicional. Procurando na internet achei este vídeo do Chefe Mario Amorim de Santos, fiquei com vontade de tentar mas receoso de não ter a habilidade e coordenação manual suficiente.

Então resolvi tomar a decisão mais sensata, procurar massa da Harumaki na liberdade. Foi fácil e o resultado surpreendente....


Ingredientes
  • Massa quadrada de Harumaki;
  • Queijo brie;
  • Geléia de pimenta, frutas vermelhas ou qualquer outra que goste;
  • Quanto baste de óleo para fritar.

Etapas
  • Para que tenhamos mini rolinhos eu cortei com a faca cada folha de massa em quatro pedaços iguais;
  • Para cada pedaço, coloquei um fatia de queijo brie pequeno (alguns com casca e outros não) de no máximo1cm x 1cm x 3 cm de comprimento;
  • Para fechar o rolinho utilizei apenas água (não usei clara de ovo);
  • Assim que terminei de enrolar todos (acabei fazendo uns 20), levei ao congelador por pouco mais de 1 hora;
  • Fritei então os rolinhos em oléo quente (170º C) por menos de 3 minutos, tirei logo que a borda começou começou a ficar mais escura; 
  • Coloquei em uma travessa com papel toalha para tirar o excesso de óleo e servi logo em seguida com 2 opções de geléia, sucesso total !!!
Obs.: Para atingir 170ºC (eu acho) deixei o óleo no fogo alto por cerca de 5 minutos, depois baixei o fogo para não queimar os rolinhos. Ele começa a formar pequenas bolhas de ar no centro e nos cantos.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Risoto de limão siciliano e mascarpone

Quem gosta do risoto ao limone (com limão siciliano) irá adorar esta variação e quem não aprecia muito talvez ache esta versão mais suave. De qualquer forma, vale a tentativa !!!

Ingredientes
  • 2 xícaras de arroz arbóreo;
  • 1 cebola picada finamente;
  • 1 copo de vinho branco seco (240ml);
  • 1 xícara de queijo parmesão
  • 1 limão siciliano - raspas (zest) e o suco (se você gosta mesmo de limão, arrisque colocar 2, mas com apenas um, o perfume e o sabor já são maravilhosos);
  • 3 colheres de sopa de queijo mascarpone;
  • lâminas de amêndoa torrada para decoração - opcional;
  • Pimenta do reino branca (moída na hora) e sal a gosto.

Etapas
  • Siga a receita tradicional do risoto ao limone e na finalização ao invés de usar alecrim e hortelã você acrescenta o mascarpone;
  • Para finalizar, sirva com um pouco de lâminas de amêndoa torradas.
Dizem que a casca do limão é rica em óleos aromáticos que são liberados com o calor, talvez seja a explicação do maravilhoso perfume que este risoto tem.

Servido na cestinha de parmesão

Se quiser caprichar na apresentação, sirva o risoto em cestinhas de queijo parmesão, que podem ser feitas esquentando um pouco de queijo ralado em um frigideira e assim que o queijo começar a derreter, você tira o disco com uma espátula e molda a cestinha em cima de um copo ou taça, mas lembre-se: a prática leva a perfeição e a umidade do risoto passa para a cesta, portanto sirva logo após montar o prato.

domingo, 28 de agosto de 2011

Risoto de alcachofra

Não estava planejando fazer risoto hoje, mas ao abrir a geladeira dei de cara com as alcachofras que havia comprado na quinta-feira passada. Eram para ser feitas de entrada, mas acabei promovendo-as a prato principal para acompanhar o para o filé mignon com mostarda ao forno.

Ingredientes (serve 6 pessoas)
  • 4 alcachofras;
  • 1 cebola roxa picada;
  • 2 alhos picados;
  • 50g de manteiga sem sal;
  • 2 xícaras de chá de arroz arbóreo;
  • 1 xícara de chá de vinho branco (200ml);
  • 2 litros de caldo de galinha (2 litros de água e 3 tabletes de caldo);
  • 120g de queijo parmesão ralado;
  • raspas de meio limão siciliano (zest) - opcional, já que a alcachofra é bem suave;
  • sal e pimenta do reino a gosto.

Etapas
  • Geralmente, antes de ferver as alcachofras, corto o cabo bem rente e as pontas das folhas, pois acho que assim ficam mais bonitas;
  • Ferva as alcachofras em na água com sal, limão ou vinagre, por 15 minutos ou até que o fundo esteja macio ao espetar com um garfo;

  • Retire as pétalas (guardando algumas para decoração) e os pelos, pois iremos usar somente o fundo. Corte o fundo de cubos e reserve;
  • Refogue o alho e a cebola na manteiga e na sequência coloque o arroz arbóreo. Frite o arroz por 1 ou 2 minutos, deixando-o absorver a manteiga;
  • Coloque o vinho branco e deixe evaporar;
  • Mexa sempre o risoto e regue com o caldo de galinha (1 ou 2 conchas) sempre que o arroz secar;
  • Quando você já tiver colocar metade do caldo, acrescente os cubos de alcachofra;
  • Quando o arroz estiver ao dente, desligue, coloque mais uma concha de caldo e o queijo parmesão. Se quiser, pode colocar um pouco de manteiga também.
Montagem
  • Coloque uma porção de risoto no centro de um prato e disponha algumas pétalas de alcachofra ao redor do risoto formando uma flor;
  • Rale um pouco de queijo parmesão por cima e bom proveito !!!!
Peguei a idéia da decoração no blog Sem Pressa.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...