sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mini Harumaki (rolinho primavera) aperitivo

Depois de comer mini rolinhos de aperitivo em uma festa de aniversário, fiquei um bom tempo procurando como fazer esta massa super fina. A receita é simples: farinha, sal e água, mas como deixar a massa tão fina ?

Não iria conseguir esta espessura usando a frigideira e seria difícil usar a crepeira da forma tradicional. Procurando na internet achei este vídeo do Chefe Mario Amorim de Santos, fiquei com vontade de tentar mas receoso de não ter a habilidade e coordenação manual suficiente.

Então resolvi tomar a decisão mais sensata, procurar massa da Harumaki na liberdade. Foi fácil e o resultado surpreendente....


Ingredientes
  • Massa quadrada de Harumaki;
  • Queijo brie;
  • Geléia de pimenta, frutas vermelhas ou qualquer outra que goste;
  • Quanto baste de óleo para fritar.

Etapas
  • Para que tenhamos mini rolinhos eu cortei com a faca cada folha de massa em quatro pedaços iguais;
  • Para cada pedaço, coloquei um fatia de queijo brie pequeno (alguns com casca e outros não) de no máximo1cm x 1cm x 3 cm de comprimento;
  • Para fechar o rolinho utilizei apenas água (não usei clara de ovo);
  • Assim que terminei de enrolar todos (acabei fazendo uns 20), levei ao congelador por pouco mais de 1 hora;
  • Fritei então os rolinhos em oléo quente (170º C) por menos de 3 minutos, tirei logo que a borda começou começou a ficar mais escura; 
  • Coloquei em uma travessa com papel toalha para tirar o excesso de óleo e servi logo em seguida com 2 opções de geléia, sucesso total !!!
Obs.: Para atingir 170ºC (eu acho) deixei o óleo no fogo alto por cerca de 5 minutos, depois baixei o fogo para não queimar os rolinhos. Ele começa a formar pequenas bolhas de ar no centro e nos cantos.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Risoto de limão siciliano e mascarpone

Quem gosta do risoto ao limone (com limão siciliano) irá adorar esta variação e quem não aprecia muito talvez ache esta versão mais suave. De qualquer forma, vale a tentativa !!!

Ingredientes
  • 2 xícaras de arroz arbóreo;
  • 1 cebola picada finamente;
  • 1 copo de vinho branco seco (240ml);
  • 1 xícara de queijo parmesão
  • 1 limão siciliano - raspas (zest) e o suco (se você gosta mesmo de limão, arrisque colocar 2, mas com apenas um, o perfume e o sabor já são maravilhosos);
  • 3 colheres de sopa de queijo mascarpone;
  • lâminas de amêndoa torrada para decoração - opcional;
  • Pimenta do reino branca (moída na hora) e sal a gosto.

Etapas
  • Siga a receita tradicional do risoto ao limone e na finalização ao invés de usar alecrim e hortelã você acrescenta o mascarpone;
  • Para finalizar, sirva com um pouco de lâminas de amêndoa torradas.
Dizem que a casca do limão é rica em óleos aromáticos que são liberados com o calor, talvez seja a explicação do maravilhoso perfume que este risoto tem.

Servido na cestinha de parmesão

Se quiser caprichar na apresentação, sirva o risoto em cestinhas de queijo parmesão, que podem ser feitas esquentando um pouco de queijo ralado em um frigideira e assim que o queijo começar a derreter, você tira o disco com uma espátula e molda a cestinha em cima de um copo ou taça, mas lembre-se: a prática leva a perfeição e a umidade do risoto passa para a cesta, portanto sirva logo após montar o prato.

domingo, 28 de agosto de 2011

Risoto de alcachofra

Não estava planejando fazer risoto hoje, mas ao abrir a geladeira dei de cara com as alcachofras que havia comprado na quinta-feira passada. Eram para ser feitas de entrada, mas acabei promovendo-as a prato principal para acompanhar o para o filé mignon com mostarda ao forno.

Ingredientes (serve 6 pessoas)
  • 4 alcachofras;
  • 1 cebola roxa picada;
  • 2 alhos picados;
  • 50g de manteiga sem sal;
  • 2 xícaras de chá de arroz arbóreo;
  • 1 xícara de chá de vinho branco (200ml);
  • 2 litros de caldo de galinha (2 litros de água e 3 tabletes de caldo);
  • 120g de queijo parmesão ralado;
  • raspas de meio limão siciliano (zest) - opcional, já que a alcachofra é bem suave;
  • sal e pimenta do reino a gosto.

Etapas
  • Geralmente, antes de ferver as alcachofras, corto o cabo bem rente e as pontas das folhas, pois acho que assim ficam mais bonitas;
  • Ferva as alcachofras em na água com sal, limão ou vinagre, por 15 minutos ou até que o fundo esteja macio ao espetar com um garfo;

  • Retire as pétalas (guardando algumas para decoração) e os pelos, pois iremos usar somente o fundo. Corte o fundo de cubos e reserve;
  • Refogue o alho e a cebola na manteiga e na sequência coloque o arroz arbóreo. Frite o arroz por 1 ou 2 minutos, deixando-o absorver a manteiga;
  • Coloque o vinho branco e deixe evaporar;
  • Mexa sempre o risoto e regue com o caldo de galinha (1 ou 2 conchas) sempre que o arroz secar;
  • Quando você já tiver colocar metade do caldo, acrescente os cubos de alcachofra;
  • Quando o arroz estiver ao dente, desligue, coloque mais uma concha de caldo e o queijo parmesão. Se quiser, pode colocar um pouco de manteiga também.
Montagem
  • Coloque uma porção de risoto no centro de um prato e disponha algumas pétalas de alcachofra ao redor do risoto formando uma flor;
  • Rale um pouco de queijo parmesão por cima e bom proveito !!!!
Peguei a idéia da decoração no blog Sem Pressa.

sábado, 27 de agosto de 2011

Risoto de gorgonzola, bacon e abobrinha

Esta é uma versão incrementada do risoto de gorgonzola que publiquei no começo do blog.


Siga a receita do link e acrescente....
  • 2 abobrinhas cortadas em cubos pequenos;
  • 100g de bacon.
Frite o bacon com um fio de azeite (ou mesmo em sua própria gordura) e reserve. Na mesma frigideira, coloque mais um fio de azeite e refoque os cubos de abobrinha por 5 minutos. Eles devem ficar firmes e crocantes.

Na finalização do risoto, acrescente os cubos de bacon e abobrinha e bom proveito.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Bolo de fubá, de 3 camadas....

A receita é da Sogra por isto é prática e rápida, mas tive que ouvir que não ficou igual ao dela, apesar de todos da família terem gostado.


Ingredientes
  • 3 ovos;
  • 3 xícaras de chá de fubá;
  • 3 xícaras de chá de açúcar;
  • 4 xícaras de chá de leite;
  • 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado;
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de semente de erva-doce (este foi por minha conta);
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.
Etapas
  • Coloque para bater no liquidificador as gemas, o açúcar, o fubá, a manteiga, a farinha de trigo, o queijo ralado e o leite aos poucos, por no mínimo 10 minutos;
  • Em paralelo, bata as claras em neve até que forme picos firmes;
  • Por fim, coloque despeje o conteúdo do liquidificador em uma tigela (bowl) grande e misture as claras em neve gentilmente para que ele não abaixe;
  • Coloque em uma forma redonda untada e leve ao forno pré-aquecido a 180º em torno de 40 minutos.
Detalhe: não dá para saber direito o ponto do bolo, pois o recheio é cremoso e o teste do palito não funciona. De 30 a 40 minutos, o fundo do bolo deve já estar dourado, as bordas já devem ter descolado um pouco da forma, mas você irá perceber que o fundo não parece firme se apertado. Este é o segredo das 3 camadas: bolo, pudim e creme.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...