domingo, 28 de agosto de 2011

Risoto de alcachofra

Não estava planejando fazer risoto hoje, mas ao abrir a geladeira dei de cara com as alcachofras que havia comprado na quinta-feira passada. Eram para ser feitas de entrada, mas acabei promovendo-as a prato principal para acompanhar o para o filé mignon com mostarda ao forno.

Ingredientes (serve 6 pessoas)
  • 4 alcachofras;
  • 1 cebola roxa picada;
  • 2 alhos picados;
  • 50g de manteiga sem sal;
  • 2 xícaras de chá de arroz arbóreo;
  • 1 xícara de chá de vinho branco (200ml);
  • 2 litros de caldo de galinha (2 litros de água e 3 tabletes de caldo);
  • 120g de queijo parmesão ralado;
  • raspas de meio limão siciliano (zest) - opcional, já que a alcachofra é bem suave;
  • sal e pimenta do reino a gosto.

Etapas
  • Geralmente, antes de ferver as alcachofras, corto o cabo bem rente e as pontas das folhas, pois acho que assim ficam mais bonitas;
  • Ferva as alcachofras em na água com sal, limão ou vinagre, por 15 minutos ou até que o fundo esteja macio ao espetar com um garfo;

  • Retire as pétalas (guardando algumas para decoração) e os pelos, pois iremos usar somente o fundo. Corte o fundo de cubos e reserve;
  • Refogue o alho e a cebola na manteiga e na sequência coloque o arroz arbóreo. Frite o arroz por 1 ou 2 minutos, deixando-o absorver a manteiga;
  • Coloque o vinho branco e deixe evaporar;
  • Mexa sempre o risoto e regue com o caldo de galinha (1 ou 2 conchas) sempre que o arroz secar;
  • Quando você já tiver colocar metade do caldo, acrescente os cubos de alcachofra;
  • Quando o arroz estiver ao dente, desligue, coloque mais uma concha de caldo e o queijo parmesão. Se quiser, pode colocar um pouco de manteiga também.
Montagem
  • Coloque uma porção de risoto no centro de um prato e disponha algumas pétalas de alcachofra ao redor do risoto formando uma flor;
  • Rale um pouco de queijo parmesão por cima e bom proveito !!!!
Peguei a idéia da decoração no blog Sem Pressa.

sábado, 27 de agosto de 2011

Risoto de gorgonzola, bacon e abobrinha

Esta é uma versão incrementada do risoto de gorgonzola que publiquei no começo do blog.


Siga a receita do link e acrescente....
  • 2 abobrinhas cortadas em cubos pequenos;
  • 100g de bacon.
Frite o bacon com um fio de azeite (ou mesmo em sua própria gordura) e reserve. Na mesma frigideira, coloque mais um fio de azeite e refoque os cubos de abobrinha por 5 minutos. Eles devem ficar firmes e crocantes.

Na finalização do risoto, acrescente os cubos de bacon e abobrinha e bom proveito.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Bolo de fubá, de 3 camadas....

A receita é da Sogra por isto é prática e rápida, mas tive que ouvir que não ficou igual ao dela, apesar de todos da família terem gostado.


Ingredientes
  • 3 ovos;
  • 3 xícaras de chá de fubá;
  • 3 xícaras de chá de açúcar;
  • 4 xícaras de chá de leite;
  • 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado;
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de semente de erva-doce (este foi por minha conta);
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.
Etapas
  • Coloque para bater no liquidificador as gemas, o açúcar, o fubá, a manteiga, a farinha de trigo, o queijo ralado e o leite aos poucos, por no mínimo 10 minutos;
  • Em paralelo, bata as claras em neve até que forme picos firmes;
  • Por fim, coloque despeje o conteúdo do liquidificador em uma tigela (bowl) grande e misture as claras em neve gentilmente para que ele não abaixe;
  • Coloque em uma forma redonda untada e leve ao forno pré-aquecido a 180º em torno de 40 minutos.
Detalhe: não dá para saber direito o ponto do bolo, pois o recheio é cremoso e o teste do palito não funciona. De 30 a 40 minutos, o fundo do bolo deve já estar dourado, as bordas já devem ter descolado um pouco da forma, mas você irá perceber que o fundo não parece firme se apertado. Este é o segredo das 3 camadas: bolo, pudim e creme.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Bolo de limão

Este bolo é fácil de fazer, fica gostoso pequeno ou grande e agrada a todos que gostam de um azedinho de limão….

A receita é da Denise Ono e veio na Revista Prazeres da Mesa, número 94. Como a receita rende bastante, dá também para fazer com 1/3 dos ingredientes (mais ou menos).
Ingredientes
  • 3 ovos;
  • 2 xícaras de açúcar granulado;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1,5 xícara de azeite de oliva;
  • 1,5 xícara de leite;
  • 1/2 xícara de amêndoas picadas;
  • 1/4 xícara de suco de laranja (já fiz também com tangerina e ficou bom);
  • 1/4 xícara de rum;
  • 1/2 colher de sobremesa de fermento em pó e 1/2 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio (acabo sempre colocando uma colher completa de fermento em pó);
  • raspas de 1 limão siciliano (como gosto de limão, acabo colocando as raspas de 2 limões);
  • 1 pitada de sal.
Preparo
  • A receita original manda bater tudo em uma tigela manualmente, mas sempre coloco na batedeira: ovos, açúcar, azeite, leite, suco de laranja, rum e raspas de limão, até formar um creme homogêneo, depois acrescento o sal, a farinha peneirada, as amêndoas e o fermento;
  • Leve ao forno pré-aquecido em 180º em uma forma untada (manteiga ou margarina + farinha) por cerca de 15 minutos;
  • Já fiz o bolo em diversos tamanhos e o tempo de cozimento varia um pouco de acordo com a quantidade e do forno, mas em geral de 10 a 15 minutos são suficientes para que eles fiquem dourados e a borda comece a soltar da forma.
  • Deixe esfriar para desenformar….

A receita original sugere que se regue o bolo com uma calda de limão: 3/4 de xícara de açúcar granulado com 3/4 de xícara de suco de limão. A calda dá uma azedinho extra mas o bolo já é muito gostoso e fofo por si só.

Fica legal fazer em forma de pão de queijo…..


Ou em forma de petit gateau, com calda e açúcar de confeiteiro…


Dá para ver que decoração de pratos não é o meu forte, mas estou me esforçando mais…

domingo, 17 de julho de 2011

Casquinha de bacalhau

Depois de tanto fazer a casquinha de siri, resolvi tentar a de bacalhau. Acabei não seguindo uma receita só, pois combinei algumas que achei em revistas e também na internet. Considero ainda uma “obra” inacabada, mas o resultado agradou os familiares, embora suas opiniões não sejam 100% isentas e sinceras, afinal são familiares. A grande surpresa foi a Cris que finalmente confessou que não gosta de bacalhau… 



Ingredientes (8 a 12 casquinhas)
  • 500g de bacalhau dessalgado;
  • 6 dentes de alho picado;
  • 1 cebola grande picada;
  • 6 colheres de sopa de azeite;
  • 2 colheres de sopa de azeite de dende;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 1 pimenta dedo de moça picada;
  • 1/2 xícara (chá) de pimentão vermelho picado;
  • 200ml de leite de coco;
  • 2 fatias de pão de forma sem casca;
  • 100g de queijo reino ralado;
  • sal e pimenta a gosto;
  • queijo ralado e farinha de rosca para gratinar. 

Etapas
  • Ferva o bacalhau em água por 10 minutos, retire as espinhas e a pele e desfie com a ajuda de um garfo;
  • Em uma panela, coloque o azeite, o azeite de dende, a manteiga e doure a cebola e o alho picados em fogo médio;
  • Coloque o pão de forma em um recipiente junto com o leite de coco, de forma que o pão fique embebido;
  • Acrescente o pimentão, a pimenta dedo de moça, o bacalhau desfiado e refogue por cerca de 10 a 15 minutos;
  • Misture o pão com o leite de coco e o queijo ralado no bacalhau refogado, cozinhando por mais alguns minutos;
  • Neste ponto, a mistura deve ser cremosa. Se não, você pode engrossa-la com um pouco farinha de rosca;
  • Acerte o sal e a pimenta e coloque o bacalhau nas conchas de viera;
  • Coloque um pouco de farinha de rosca, queijo ralado, um pouco de azeite (afinal é bacalhau) sobre as casquinhas e leve ao forno quente para gratinar.
Normalmente para a casquinha de siri, costumo usar queijo parmesão mas, por se tratar de bacalhau, optei por testar o queijo reino, que apesar de ser brasileiro, foi criado no final do século XIX, para substituir o queijo holandês Edam, muito apreciado pelos nobres do REINO de Portugal (assim diz a internet)…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...