quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Bolo de fubá, de 3 camadas....

A receita é da Sogra por isto é prática e rápida, mas tive que ouvir que não ficou igual ao dela, apesar de todos da família terem gostado.


Ingredientes
  • 3 ovos;
  • 3 xícaras de chá de fubá;
  • 3 xícaras de chá de açúcar;
  • 4 xícaras de chá de leite;
  • 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado;
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de semente de erva-doce (este foi por minha conta);
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.
Etapas
  • Coloque para bater no liquidificador as gemas, o açúcar, o fubá, a manteiga, a farinha de trigo, o queijo ralado e o leite aos poucos, por no mínimo 10 minutos;
  • Em paralelo, bata as claras em neve até que forme picos firmes;
  • Por fim, coloque despeje o conteúdo do liquidificador em uma tigela (bowl) grande e misture as claras em neve gentilmente para que ele não abaixe;
  • Coloque em uma forma redonda untada e leve ao forno pré-aquecido a 180º em torno de 40 minutos.
Detalhe: não dá para saber direito o ponto do bolo, pois o recheio é cremoso e o teste do palito não funciona. De 30 a 40 minutos, o fundo do bolo deve já estar dourado, as bordas já devem ter descolado um pouco da forma, mas você irá perceber que o fundo não parece firme se apertado. Este é o segredo das 3 camadas: bolo, pudim e creme.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Bolo de limão

Este bolo é fácil de fazer, fica gostoso pequeno ou grande e agrada a todos que gostam de um azedinho de limão….

A receita é da Denise Ono e veio na Revista Prazeres da Mesa, número 94. Como a receita rende bastante, dá também para fazer com 1/3 dos ingredientes (mais ou menos).
Ingredientes
  • 3 ovos;
  • 2 xícaras de açúcar granulado;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1,5 xícara de azeite de oliva;
  • 1,5 xícara de leite;
  • 1/2 xícara de amêndoas picadas;
  • 1/4 xícara de suco de laranja (já fiz também com tangerina e ficou bom);
  • 1/4 xícara de rum;
  • 1/2 colher de sobremesa de fermento em pó e 1/2 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio (acabo sempre colocando uma colher completa de fermento em pó);
  • raspas de 1 limão siciliano (como gosto de limão, acabo colocando as raspas de 2 limões);
  • 1 pitada de sal.
Preparo
  • A receita original manda bater tudo em uma tigela manualmente, mas sempre coloco na batedeira: ovos, açúcar, azeite, leite, suco de laranja, rum e raspas de limão, até formar um creme homogêneo, depois acrescento o sal, a farinha peneirada, as amêndoas e o fermento;
  • Leve ao forno pré-aquecido em 180º em uma forma untada (manteiga ou margarina + farinha) por cerca de 15 minutos;
  • Já fiz o bolo em diversos tamanhos e o tempo de cozimento varia um pouco de acordo com a quantidade e do forno, mas em geral de 10 a 15 minutos são suficientes para que eles fiquem dourados e a borda comece a soltar da forma.
  • Deixe esfriar para desenformar….

A receita original sugere que se regue o bolo com uma calda de limão: 3/4 de xícara de açúcar granulado com 3/4 de xícara de suco de limão. A calda dá uma azedinho extra mas o bolo já é muito gostoso e fofo por si só.

Fica legal fazer em forma de pão de queijo…..


Ou em forma de petit gateau, com calda e açúcar de confeiteiro…


Dá para ver que decoração de pratos não é o meu forte, mas estou me esforçando mais…

domingo, 17 de julho de 2011

Casquinha de bacalhau

Depois de tanto fazer a casquinha de siri, resolvi tentar a de bacalhau. Acabei não seguindo uma receita só, pois combinei algumas que achei em revistas e também na internet. Considero ainda uma “obra” inacabada, mas o resultado agradou os familiares, embora suas opiniões não sejam 100% isentas e sinceras, afinal são familiares. A grande surpresa foi a Cris que finalmente confessou que não gosta de bacalhau… 



Ingredientes (8 a 12 casquinhas)
  • 500g de bacalhau dessalgado;
  • 6 dentes de alho picado;
  • 1 cebola grande picada;
  • 6 colheres de sopa de azeite;
  • 2 colheres de sopa de azeite de dende;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 1 pimenta dedo de moça picada;
  • 1/2 xícara (chá) de pimentão vermelho picado;
  • 200ml de leite de coco;
  • 2 fatias de pão de forma sem casca;
  • 100g de queijo reino ralado;
  • sal e pimenta a gosto;
  • queijo ralado e farinha de rosca para gratinar. 

Etapas
  • Ferva o bacalhau em água por 10 minutos, retire as espinhas e a pele e desfie com a ajuda de um garfo;
  • Em uma panela, coloque o azeite, o azeite de dende, a manteiga e doure a cebola e o alho picados em fogo médio;
  • Coloque o pão de forma em um recipiente junto com o leite de coco, de forma que o pão fique embebido;
  • Acrescente o pimentão, a pimenta dedo de moça, o bacalhau desfiado e refogue por cerca de 10 a 15 minutos;
  • Misture o pão com o leite de coco e o queijo ralado no bacalhau refogado, cozinhando por mais alguns minutos;
  • Neste ponto, a mistura deve ser cremosa. Se não, você pode engrossa-la com um pouco farinha de rosca;
  • Acerte o sal e a pimenta e coloque o bacalhau nas conchas de viera;
  • Coloque um pouco de farinha de rosca, queijo ralado, um pouco de azeite (afinal é bacalhau) sobre as casquinhas e leve ao forno quente para gratinar.
Normalmente para a casquinha de siri, costumo usar queijo parmesão mas, por se tratar de bacalhau, optei por testar o queijo reino, que apesar de ser brasileiro, foi criado no final do século XIX, para substituir o queijo holandês Edam, muito apreciado pelos nobres do REINO de Portugal (assim diz a internet)…

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sopa de cebola

Neste frio, uma sopinha vai sempre bem, mas não é uma receita rápida. Serve de 4 a 6 pessoas, com direito a bis….

Ingredientes
  • 6 dentes de alho picados;
  • 3 cebolas grandes;
  • 5 cebolas roxas;
  • echalotes;
  • 1 talo de alho poró grande;
  • 3 a 4 colheres de azeite;
  • 2 litros de caldo (legumes, carne, frango ou combinados);
  • Fatias de pão italiano (1 por prato);
  • Queijo parmesão para gratinar;
  • sal e pimenta a gosto. 

Etapas
  • Corte as cebolas em meia lua ou pique-as;
  • Corte o alho poró em rodelas e pique o alho e as echalotes;
  • Em uma panela grande, regue com o azeite (3 a 4 colheres) e coloque o alho para dourar. Em seguida, coloque as cebolas, o alho poró e as echalotes;
  • Deixe cozinhar no fogo baixo por 50 minutos, com a tampa entreaberta, lembrando de mexer de vez em quando para não grudar no fundo e queimar. Este cozimento lento é o segredo para que a sopa fique saborosa;
  • Em paralelo, se você não estiver animado para fazer o caldo, pegue 2 tabletes de caldo de legumes e 2 de caldo de frango e dissolva em 2 litros de água;
  • Depois de 50 minutos, coloque o caldo na panela com as cebolas e cozinhe por mais 20 minutos.
  • Durante esta etapa final de cozimento, pegue as fatias de pão italiano e leve ao forno com queijo parmesão e azeite para gratinar;
  • Sirva a sopa com os pedaços de cebola e uma torrada gratinada em cada prato.
Obs.: Eu prefiro bater a sopa no mixer e passar por uma peneira. Acho que fica mais gostoso….

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Bolo 3 Leites

Os fãs de Bem Casado vão se interessar por esta receita, pois o sabor é muito semelhante. Alguns acreditam até que tenha doce de leite, mas na verdade é muito leite com muito doce. Se você está de regime, pare a leitura por aqui e não veja a foto no fim do texto ! De forma alguma irei me responsabilizar por uma quebra de promessa ;-)

Para o pão de ló
  • 5 ovos;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo.
Para a calda
  • 1/2 xícara de açúcar;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 late de creme de leite (sem soro);
  • 2 latas (de medida) de leite integral.
Etapas
  • Comece untando uma assadeira retangular média com margarina\manteiga e farinha e ligue o forno em 180ºC;
  • Para fazer o pão de ló, bata os ovos com o açúcar na batedeira até que o volume aumente bastante e o creme esteja bem fofo - 10 minutos devem ser suficientes;
  • De preferência, passe o creme de ovos para uma tigela larga (bowl) e acrescente a farinha aos poucos usando uma peneira. Se você jogar a farinha direto, a massa pode abaixar;
  • Misture a farinha com cuidado usando uma colher vazada (tipo escumadeira) para evitar que o creme abaixe. Caso não tenha, pode usar um pão duro ou uma colher grande com cuidado;
  • Transfira a massa para a assadeira e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos;
  • Enquanto a massa está no forno, vamos fazer a calda. Leve ao fogo uma panela com o açúcar;
  • Assim que derreter e formar um caramelo, jogue o leite condensado, o creme de leite e o leite. O caramelo irá ficar duro mas aos poucos irá dissolver. Jogue o leite condensado primeiro para não espirar muito líquido;
  • Assim que a mistura de leite ferver e não houver nenhum caramelo visível, retire do fogo e reserve;
  • Depois de 30 minutos de forno, retire o pão de ló e ainda quente faça cortes transversais e longitudinais, separando os pedaços que irão ser servidos;
  • Jogue a calda por cima com cuidado e deixe esfriar.
O bolo pode ser servido quente mas é muito melhor serví-lo bem gelado....


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...