domingo, 17 de julho de 2011

Casquinha de bacalhau

Depois de tanto fazer a casquinha de siri, resolvi tentar a de bacalhau. Acabei não seguindo uma receita só, pois combinei algumas que achei em revistas e também na internet. Considero ainda uma “obra” inacabada, mas o resultado agradou os familiares, embora suas opiniões não sejam 100% isentas e sinceras, afinal são familiares. A grande surpresa foi a Cris que finalmente confessou que não gosta de bacalhau… 



Ingredientes (8 a 12 casquinhas)
  • 500g de bacalhau dessalgado;
  • 6 dentes de alho picado;
  • 1 cebola grande picada;
  • 6 colheres de sopa de azeite;
  • 2 colheres de sopa de azeite de dende;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 1 pimenta dedo de moça picada;
  • 1/2 xícara (chá) de pimentão vermelho picado;
  • 200ml de leite de coco;
  • 2 fatias de pão de forma sem casca;
  • 100g de queijo reino ralado;
  • sal e pimenta a gosto;
  • queijo ralado e farinha de rosca para gratinar. 

Etapas
  • Ferva o bacalhau em água por 10 minutos, retire as espinhas e a pele e desfie com a ajuda de um garfo;
  • Em uma panela, coloque o azeite, o azeite de dende, a manteiga e doure a cebola e o alho picados em fogo médio;
  • Coloque o pão de forma em um recipiente junto com o leite de coco, de forma que o pão fique embebido;
  • Acrescente o pimentão, a pimenta dedo de moça, o bacalhau desfiado e refogue por cerca de 10 a 15 minutos;
  • Misture o pão com o leite de coco e o queijo ralado no bacalhau refogado, cozinhando por mais alguns minutos;
  • Neste ponto, a mistura deve ser cremosa. Se não, você pode engrossa-la com um pouco farinha de rosca;
  • Acerte o sal e a pimenta e coloque o bacalhau nas conchas de viera;
  • Coloque um pouco de farinha de rosca, queijo ralado, um pouco de azeite (afinal é bacalhau) sobre as casquinhas e leve ao forno quente para gratinar.
Normalmente para a casquinha de siri, costumo usar queijo parmesão mas, por se tratar de bacalhau, optei por testar o queijo reino, que apesar de ser brasileiro, foi criado no final do século XIX, para substituir o queijo holandês Edam, muito apreciado pelos nobres do REINO de Portugal (assim diz a internet)…

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sopa de cebola

Neste frio, uma sopinha vai sempre bem, mas não é uma receita rápida. Serve de 4 a 6 pessoas, com direito a bis….

Ingredientes
  • 6 dentes de alho picados;
  • 3 cebolas grandes;
  • 5 cebolas roxas;
  • echalotes;
  • 1 talo de alho poró grande;
  • 3 a 4 colheres de azeite;
  • 2 litros de caldo (legumes, carne, frango ou combinados);
  • Fatias de pão italiano (1 por prato);
  • Queijo parmesão para gratinar;
  • sal e pimenta a gosto. 

Etapas
  • Corte as cebolas em meia lua ou pique-as;
  • Corte o alho poró em rodelas e pique o alho e as echalotes;
  • Em uma panela grande, regue com o azeite (3 a 4 colheres) e coloque o alho para dourar. Em seguida, coloque as cebolas, o alho poró e as echalotes;
  • Deixe cozinhar no fogo baixo por 50 minutos, com a tampa entreaberta, lembrando de mexer de vez em quando para não grudar no fundo e queimar. Este cozimento lento é o segredo para que a sopa fique saborosa;
  • Em paralelo, se você não estiver animado para fazer o caldo, pegue 2 tabletes de caldo de legumes e 2 de caldo de frango e dissolva em 2 litros de água;
  • Depois de 50 minutos, coloque o caldo na panela com as cebolas e cozinhe por mais 20 minutos.
  • Durante esta etapa final de cozimento, pegue as fatias de pão italiano e leve ao forno com queijo parmesão e azeite para gratinar;
  • Sirva a sopa com os pedaços de cebola e uma torrada gratinada em cada prato.
Obs.: Eu prefiro bater a sopa no mixer e passar por uma peneira. Acho que fica mais gostoso….

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Bolo 3 Leites

Os fãs de Bem Casado vão se interessar por esta receita, pois o sabor é muito semelhante. Alguns acreditam até que tenha doce de leite, mas na verdade é muito leite com muito doce. Se você está de regime, pare a leitura por aqui e não veja a foto no fim do texto ! De forma alguma irei me responsabilizar por uma quebra de promessa ;-)

Para o pão de ló
  • 5 ovos;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo.
Para a calda
  • 1/2 xícara de açúcar;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 late de creme de leite (sem soro);
  • 2 latas (de medida) de leite integral.
Etapas
  • Comece untando uma assadeira retangular média com margarina\manteiga e farinha e ligue o forno em 180ºC;
  • Para fazer o pão de ló, bata os ovos com o açúcar na batedeira até que o volume aumente bastante e o creme esteja bem fofo - 10 minutos devem ser suficientes;
  • De preferência, passe o creme de ovos para uma tigela larga (bowl) e acrescente a farinha aos poucos usando uma peneira. Se você jogar a farinha direto, a massa pode abaixar;
  • Misture a farinha com cuidado usando uma colher vazada (tipo escumadeira) para evitar que o creme abaixe. Caso não tenha, pode usar um pão duro ou uma colher grande com cuidado;
  • Transfira a massa para a assadeira e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos;
  • Enquanto a massa está no forno, vamos fazer a calda. Leve ao fogo uma panela com o açúcar;
  • Assim que derreter e formar um caramelo, jogue o leite condensado, o creme de leite e o leite. O caramelo irá ficar duro mas aos poucos irá dissolver. Jogue o leite condensado primeiro para não espirar muito líquido;
  • Assim que a mistura de leite ferver e não houver nenhum caramelo visível, retire do fogo e reserve;
  • Depois de 30 minutos de forno, retire o pão de ló e ainda quente faça cortes transversais e longitudinais, separando os pedaços que irão ser servidos;
  • Jogue a calda por cima com cuidado e deixe esfriar.
O bolo pode ser servido quente mas é muito melhor serví-lo bem gelado....


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Risoto de tomate

Você pode pensar que um risoto só de tomate é um pouco sem graça, mas experimente esta receita e se deixe surpreender !!!


Ingredientes do risoto
  • 2 xícaras de arroz arbóreo;
  • 1 cebola picada grande (gosto de colocar bastante cebola em tudo que vai tomate);
  • 50g de manteiga sem sal;
  • 1 copo de vinho branco (metade de uma meia garrafa);
  • 2 litros de caldo de carne (2 litros de água e 3 tabletes de caldo de carne, dá para misturar também carne com legumes);
  • 1 a 2 xícaras de queijo grana padano ralado (ou parmesão) para finalizar;
  • 1 xícara de tomate seco picado (opcional);
  • molho de tomate descrito abaixo;
  • sal e pimenta a gosto. 

Ingredientes molho de tomate
  • 1 lata de tomate pelatti (400g);
  • 1 xícara de folhas de manjericão;
  • 1 cebola pequena picada;
  • 2 colheres de azeite;
  • sal e pimenta a gosto. 

Etapas do molho
  • Refogue a cebola no azeite até que fique transparente;
  • Adicione o tomate e o manjericão;
  • Deixe cozinhar por pelo menos 30 minutos, com o fogo baixo;
  • Acerte o sal e a pimenta do reino, se estiver muito ácido, coloque um pouco de açúcar para corrigir;
  • Retire do fogo, passe tudo por uma peneira e reserve;
  • Neste momento alguns irão querer pegar um pouco de pão para comer com o molho, resista a tentação… 

Etapas do Risoto
  • Leve ao fogo uma panela com a água e os tabletes de caldo;
  • Refogue a cebola na manteiga até que fique transparente, fogo médio a alto (se quiser, coloque um pouco de azeite também);
  • Junte o arroz e frite-o por 1 ou 2 minutos;
  • Adicione o vinho branco e misture até que evapore. Comece a regar o risoto com o caldo de carne, 1 ou 2 conchas por vez, sempre que o arroz começar a secar. Não esqueça de mexer sempre para não grudar no fundo e queimar;
  • Se você optou por colocar o tomate seco, agora é o momento;
  • Depois de 15 a 20 minutos, o arroz deve estar ao dente;
  • Junte o molho de tomate, o queijo ralado e um pouco mais de caldo;
  • Retire do fogo e garanta que antes de levar a mesa o arroz esteja bem molhado, cremoso, pois ao continuar na panela irá secar;
Para finalizar algumas dicas….
  • Queijo burrata: este queijo cremoso de origem italiana (o nome vem de burro que em italiano é manteiga) é considerado um meio termo entre a mussarela de búfala e a manteiga. Você pode bater o queijo ainda frio em um processador até que vire um creme um pouco aerado. A consistência fica muito boa e o gosto é leve, quase azedo;
  • Azeite de limão - eu particularmente gosto deste toque de limão no molho ao sugo. Ficou muito bom no risoto, mas cuidado para não colocar de mais;
Sirva o risoto com uma colher de Burrata no meio, folhas de manjericão e regue com um fio de azeite de limão. Bom proveito !!!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Carbonade flamande do Claude Troisgros

Se você não gosta de molho adocicado para carne, pule para outra receita, mas saiba que o Cloude mandou bem nesta (como sempre !!!). Os chips de batata doce dão trabalho, ainda mais se não forem cortados bem finos, mas o resultado é surpreendente !!!

Segue o link para a receita original


Ingredientes - Carne
  • 1,5 Kg de alcatra cortada em cubos;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 2 cebolas grandes fatiadas (em meia lua);
  • 4 dentes de alho descascados;
  • 100g de bacon picado;
  • 1 pimenta dedo-de-moça picada (sem as sementes);
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo;
  • 1 bouquet garni (talos da salsa, tomilho e louro);
  • 300ml de cerveja Gold (acabei colocado a garrafa long neck toda, dá um pouco mais de 300ml);
  • 300ml de cerveja tipo Dunkel (também coloquei toda a garrafa);
  • 1 colher de sopa de mostarda Dijon;
  • sal e pimenta a gosto.
A receita pedia cravos e canela em pau, mas não usei.

Preparo - Carne
  • Em uma panela, frite o bacon na própria gordura e coloque em seguida a carne cortada em cubos. Normalmente já tempero a carne com sal e pimenta antes de cozinhar;
  • Quando a carne começar a soltar água, retire-a da panela e reserve;
  • Na mesma panela, coloque as cebolas cortadas em meia lua para dourar com a manteiga;
  • Acrescente o alho, a pimenta dedo-de-moça, o açúcar mascavo e a farinha;
  • Misture tudo bem e coloque a carne de volta com o caldo;
  • Adicione as 2 cervejas, o bouquet garni e deixe cozinhar por 2h30, mexendo de vez em quando para não deixar queimar o fundo;
  • Quando a carne estiver pronta, coloque um pouco de mostarda Dijon e sirva com as batatas chips. (A mostarda Dijon ajuda a quebrar um pouco o gosto doce do molho, mas cuidado pois o gosto é bem forte). 

Batatas Chips
  • Corte uma batata doce ao meio e fatie o mais fino que puder na mandolina;
  • Coloque as fatias na água com gelo por 1 hora. Retire as fatias e seque-as com um pano;
  • Enrole as fatias em pequenos cilindros e prenda a ponta com um palito (Como as fatias não estão muito finas, foi difícil transpassar o palito, então tive que improvisar fazendo um furo apenas);
  • Frite os cilindros com óleo bem quente até que comecem a ficar douradas (não deixe muito tempo para não ficarem escuras ao secarem);
  • Tempere com sal e páprica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...