quinta-feira, 23 de junho de 2011

Bolo 3 Leites

Os fãs de Bem Casado vão se interessar por esta receita, pois o sabor é muito semelhante. Alguns acreditam até que tenha doce de leite, mas na verdade é muito leite com muito doce. Se você está de regime, pare a leitura por aqui e não veja a foto no fim do texto ! De forma alguma irei me responsabilizar por uma quebra de promessa ;-)

Para o pão de ló
  • 5 ovos;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo.
Para a calda
  • 1/2 xícara de açúcar;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 late de creme de leite (sem soro);
  • 2 latas (de medida) de leite integral.
Etapas
  • Comece untando uma assadeira retangular média com margarina\manteiga e farinha e ligue o forno em 180ºC;
  • Para fazer o pão de ló, bata os ovos com o açúcar na batedeira até que o volume aumente bastante e o creme esteja bem fofo - 10 minutos devem ser suficientes;
  • De preferência, passe o creme de ovos para uma tigela larga (bowl) e acrescente a farinha aos poucos usando uma peneira. Se você jogar a farinha direto, a massa pode abaixar;
  • Misture a farinha com cuidado usando uma colher vazada (tipo escumadeira) para evitar que o creme abaixe. Caso não tenha, pode usar um pão duro ou uma colher grande com cuidado;
  • Transfira a massa para a assadeira e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos;
  • Enquanto a massa está no forno, vamos fazer a calda. Leve ao fogo uma panela com o açúcar;
  • Assim que derreter e formar um caramelo, jogue o leite condensado, o creme de leite e o leite. O caramelo irá ficar duro mas aos poucos irá dissolver. Jogue o leite condensado primeiro para não espirar muito líquido;
  • Assim que a mistura de leite ferver e não houver nenhum caramelo visível, retire do fogo e reserve;
  • Depois de 30 minutos de forno, retire o pão de ló e ainda quente faça cortes transversais e longitudinais, separando os pedaços que irão ser servidos;
  • Jogue a calda por cima com cuidado e deixe esfriar.
O bolo pode ser servido quente mas é muito melhor serví-lo bem gelado....


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Risoto de tomate

Você pode pensar que um risoto só de tomate é um pouco sem graça, mas experimente esta receita e se deixe surpreender !!!


Ingredientes do risoto
  • 2 xícaras de arroz arbóreo;
  • 1 cebola picada grande (gosto de colocar bastante cebola em tudo que vai tomate);
  • 50g de manteiga sem sal;
  • 1 copo de vinho branco (metade de uma meia garrafa);
  • 2 litros de caldo de carne (2 litros de água e 3 tabletes de caldo de carne, dá para misturar também carne com legumes);
  • 1 a 2 xícaras de queijo grana padano ralado (ou parmesão) para finalizar;
  • 1 xícara de tomate seco picado (opcional);
  • molho de tomate descrito abaixo;
  • sal e pimenta a gosto. 

Ingredientes molho de tomate
  • 1 lata de tomate pelatti (400g);
  • 1 xícara de folhas de manjericão;
  • 1 cebola pequena picada;
  • 2 colheres de azeite;
  • sal e pimenta a gosto. 

Etapas do molho
  • Refogue a cebola no azeite até que fique transparente;
  • Adicione o tomate e o manjericão;
  • Deixe cozinhar por pelo menos 30 minutos, com o fogo baixo;
  • Acerte o sal e a pimenta do reino, se estiver muito ácido, coloque um pouco de açúcar para corrigir;
  • Retire do fogo, passe tudo por uma peneira e reserve;
  • Neste momento alguns irão querer pegar um pouco de pão para comer com o molho, resista a tentação… 

Etapas do Risoto
  • Leve ao fogo uma panela com a água e os tabletes de caldo;
  • Refogue a cebola na manteiga até que fique transparente, fogo médio a alto (se quiser, coloque um pouco de azeite também);
  • Junte o arroz e frite-o por 1 ou 2 minutos;
  • Adicione o vinho branco e misture até que evapore. Comece a regar o risoto com o caldo de carne, 1 ou 2 conchas por vez, sempre que o arroz começar a secar. Não esqueça de mexer sempre para não grudar no fundo e queimar;
  • Se você optou por colocar o tomate seco, agora é o momento;
  • Depois de 15 a 20 minutos, o arroz deve estar ao dente;
  • Junte o molho de tomate, o queijo ralado e um pouco mais de caldo;
  • Retire do fogo e garanta que antes de levar a mesa o arroz esteja bem molhado, cremoso, pois ao continuar na panela irá secar;
Para finalizar algumas dicas….
  • Queijo burrata: este queijo cremoso de origem italiana (o nome vem de burro que em italiano é manteiga) é considerado um meio termo entre a mussarela de búfala e a manteiga. Você pode bater o queijo ainda frio em um processador até que vire um creme um pouco aerado. A consistência fica muito boa e o gosto é leve, quase azedo;
  • Azeite de limão - eu particularmente gosto deste toque de limão no molho ao sugo. Ficou muito bom no risoto, mas cuidado para não colocar de mais;
Sirva o risoto com uma colher de Burrata no meio, folhas de manjericão e regue com um fio de azeite de limão. Bom proveito !!!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Carbonade flamande do Claude Troisgros

Se você não gosta de molho adocicado para carne, pule para outra receita, mas saiba que o Cloude mandou bem nesta (como sempre !!!). Os chips de batata doce dão trabalho, ainda mais se não forem cortados bem finos, mas o resultado é surpreendente !!!

Segue o link para a receita original


Ingredientes - Carne
  • 1,5 Kg de alcatra cortada em cubos;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 2 cebolas grandes fatiadas (em meia lua);
  • 4 dentes de alho descascados;
  • 100g de bacon picado;
  • 1 pimenta dedo-de-moça picada (sem as sementes);
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo;
  • 1 bouquet garni (talos da salsa, tomilho e louro);
  • 300ml de cerveja Gold (acabei colocado a garrafa long neck toda, dá um pouco mais de 300ml);
  • 300ml de cerveja tipo Dunkel (também coloquei toda a garrafa);
  • 1 colher de sopa de mostarda Dijon;
  • sal e pimenta a gosto.
A receita pedia cravos e canela em pau, mas não usei.

Preparo - Carne
  • Em uma panela, frite o bacon na própria gordura e coloque em seguida a carne cortada em cubos. Normalmente já tempero a carne com sal e pimenta antes de cozinhar;
  • Quando a carne começar a soltar água, retire-a da panela e reserve;
  • Na mesma panela, coloque as cebolas cortadas em meia lua para dourar com a manteiga;
  • Acrescente o alho, a pimenta dedo-de-moça, o açúcar mascavo e a farinha;
  • Misture tudo bem e coloque a carne de volta com o caldo;
  • Adicione as 2 cervejas, o bouquet garni e deixe cozinhar por 2h30, mexendo de vez em quando para não deixar queimar o fundo;
  • Quando a carne estiver pronta, coloque um pouco de mostarda Dijon e sirva com as batatas chips. (A mostarda Dijon ajuda a quebrar um pouco o gosto doce do molho, mas cuidado pois o gosto é bem forte). 

Batatas Chips
  • Corte uma batata doce ao meio e fatie o mais fino que puder na mandolina;
  • Coloque as fatias na água com gelo por 1 hora. Retire as fatias e seque-as com um pano;
  • Enrole as fatias em pequenos cilindros e prenda a ponta com um palito (Como as fatias não estão muito finas, foi difícil transpassar o palito, então tive que improvisar fazendo um furo apenas);
  • Frite os cilindros com óleo bem quente até que comecem a ficar douradas (não deixe muito tempo para não ficarem escuras ao secarem);
  • Tempere com sal e páprica.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Camarão com Red Curry

Esta é mais uma receita do Jaime Oliver e a minha primeira tentativa de comida tailandesa. Fiquei com receio de ser muito apimentado mas ao mesmo tempo, curioso com a mistura de sabores (claro, daqueles ingredientes que consegui encontrar aqui no Brasil).

Listei apenas aqueles que acabei usando, um pouco diferente da receita original, em todo caso segue o link do Jaime. 

Ingredientes

  • 2 dentes de alho descascados;
  • um maço de coentro (ou salsinha, já fiz com os dois);
  • 1 a 2 colheres de sopa de extrato de tomate;
  • 1 colher de sopa de fish sauce (típico tailandês);
  • 2 colheres de sopa de shoyu;
  • 1 colher de chá de óleo de gergelim;
  • um pedaço de gengibre de 2 cm mais ou menos;
  • 1 pimenta dedo de moça (sem as sementes);
  • 400 ml de leite de coco;
  • algumas folhas de capim limão;
  • 200g de vagem de ervilha torta;
  • 500g de camarão já limpos;
  • sal e pimenta a gosto. 

Etapas

  • Passar em um processador: alho, coentro, gengibre, fish sauce, shoyu, óleo de gergelim, extrato de tomate, gengibre, dedo de moça, até formar uma pasta;
  • Leve uma frigideira ao fogo, com um fio de azeite, e coloque o curry e o camarão para fritar rapidamente, no máximo 2 minutos para não ficar borrachudo;
  • Coloque a vagem da ervilha, o leite de coco e as folhas de capim santo (amarradas tipo bouquet garni) e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos em fogo de médio a baixo;
  • Acerte o sal e a pimenta (se necessário), pode usar um pouco mais shoyu também, descarte o capim limão e sirva com arroz.
Não sei se é necessário fazer, mas geralmente dou uma pré-cozida na vagem no micro ondas por 5 minutos, para deixá-la já mole.


 Pena que não consegui uma foto que fizesse jus ao quanto gostoso estava…

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Papardelle ao ragú de carne

Em um dos programas do Jamie Oliver, ele fez um ragú de carne que fiquei com vontade de experimentar… O interessante foi o uso da panela de pressão para acelerar o processo… Sem ela, você deve se preparar para 4 horas de fogão no mínimo, com ela em pouco mais de uma hora o resultado já está bem interessante…


Ingredientes
  • 1 peça de carne de 700g a 1kg. Usei coxão duro;
  • 2 ramos de alecrim;
  • 2 ramos de salvia (vem umas 4 folhas por ramo);
  • 5 dentes de alho, picados;
  • 1 cenoura picada;
  • 1 cebola picada;
  • 1 talo de salsão picado;
  • 2 taça de vinho tinto (para ficar bem italiano, um bom Chianti);
  • 2 latas de tomate pelatti (800g);
  • azeite para selar a carne;
  • sal e pimenta a gosto. 

Etapas
  • Corte a carne em cubos grandes, tirando o excesso de gordura;
  • Coloque a panela de pressão no fogo alto e adicionante o azeite;
  • Quando o azeite estiver bem quente, sele os cubos de carne, mexendo um pouco até que fiquem com a superfície mais rosada;
  • Abaixe o fogo para médio e adicione, as ervas, a cebola, a cenoura ,o salsão e o alho;
  • Refogue tudo por 5 minutos e adicione então o vinho e deixe reduzir a metada (mais ou menos 15 minutos);
  • Por fim, adicione os tomates e feche a panela de pressão;
  • Quando ganhar pressão, reduza o fogo para baixo e deixer cozinhar por cerca de 45 minutos;
  • Retire do fogo, separe os pedaços de carne e coloque em um travessa. Com um garfo, separe todas as fibras de carne. Neste momento você irá ver como ela está macia;
  • Retire os cabos dos ramos do conteúdo que sobrou na panela de pressão e com um mixer, reduza todo o conteúdo a um creme;
  • Volte a carne para a panela de pressão, como um pouco de água e deixe o molho apurar um pouco mais no fogo baixo;
  • Geralmente gosto do ragú com molho bem denso, por isto costumo deixar o molho apurando no mínimo mais 30 minutos. Se começar a secar, pouco um pouco mais de água e vou repetindo este processo até achar que ficou bom.
Para servir, ferva um papardelle de acordo com as instruções do fabricante, assim que retirar da fervura, passe na manteiga para que ele não grude e você pode servir de 2 formas.
  • Coloque o papardelle no prato e o ragú no centro, ou;
  • Coloque um pouco do ragú na panela que usou para passar o papardelle na manteiga, misture bem para o papardelle absorver o molho e coloque no prato.
  • Para completar, queijo parmesão ralado na hora.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...