domingo, 27 de fevereiro de 2011

Babá ao rum

Se eu tivesse que aprender a fazer somente uma sobremesa com certeza seria esta… Babá ao rum. Não é complicada, é novidade para muita gente e ainda é uma das preferidas da Cris.

Já tinha tentando uma receita diferente, mas esta ficou bem melhor. Tomei como base a receita da Silvia Percussi que foi publicada na Revista Gosto de Fevereiro 2011, mas mudei a quantidade de algumas coisas. Não contei quantos bolinhos consegui fazer, mas acho que foi uma dúzia e meia…


Ingredientes
  • 2 tabletes de fermento fresco (30g);
  • 440g de farinha de trigo;
  • 60g de açúcar;
  • Uma pitada de sal;
  • 6 ovos inteiros;
  • 150g de manteiga sem sal derretida;
  • 2 colheres de sopa de água;
  • 850ml de água e 150ml de rum;
  • 400g de açúcar para calda;
  • Casca de 1 limão siciliano.
Etapas
  • Misture o fermento, com um pouco de farinha, a pitada de sal, um pouco de açúcar e as 2 colheres de água;
  • Deixe crescer um pouco e em seguida acrescente o restante da farinha, do açúcar, os 6 ovos inteiros e a manteiga. O ideal é colocar um de cada vez e trabalhando a massa para que fique bem homogênea e elástica;
  • Cubra a massa e deixe crescer até que dobre o volume;
  • Encha as forminhas de massa (usei formas de alumínio e silicone para cupcake) com apenas 1/3 do volume. Fica mais fácil trabalhar com 2 colheres para encher as forminhas, pois a massa é bem elástica;
  • Deixe a massa crescer novamente até que preencha a forma por completo e até sai um pouco ficando no formato de um cogumelo;

  • Leve ao forno pré-aquecido a 180º graus, até que fiquem assados com a superfície dourada. A receita original pedia 20 minutos de forno, mas com pouco mais de 10 achei que iria queimar se não tirasse.
  • Para a calda, leve a água, o rum, o açúcar e a casca de limão ao fogo médio. Mexa um pouco até que o açúcar tenha se dissolvido na água.
  • Deixe ferver por cerca de 15 à 20 minutos. Retire do fogo, descarte a casca do limão e deixe esfriar um pouco;
  • Faça furos com o garfo nas babás para que a calda penetre deixando o interior bem molhado;
  • Espere esfriar por completo e desenforme. Você pode servir assim mesmo ou ainda com um pouco de chantilly por cima.
Detalhes
  • Ficar banhando as babás com a calda esperando que fiquem úmidas por dentro através dos pequenos furos do garfo é um verdadeiro exercício de paciência. Acabei cortando um pouco da superfície, com cuidado para tampar novamente, como se fosse rechear o bolinho e com uma colher garanti que o interior ficasse bem molhado.
  • Desenformar as babás somente depois de banhá-las é uma grande dica. Fica mais fácil e mais limpo… pois a calda gruda bastante quando esfria.
  • Logo antes de servir, coloque um pouco de rum em cima da babá. Fica bem mais gostoso…

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Pernil de cordeiro

Se você prefere fazer algo rápido na cozinha, pule para a próxima receita, pois esta realmente leva tempo e requer planejamento….

Se eu já não tivesse experimentado pelo menos uma vez que (cortesia do meu amigo Renato), dificilmente me aventuraria, ainda mais na ceia de Natal.

São 48 horas de marinada no total e 4 a 5 horas de forno, mas o resultado é surpreendente !!!!


Ingredientes
  • 1 pernil de cordeiro;
  • 200g bacon (sem muita gordura);
  • 4 dentes de alho (este foi por minha conta). 

Ingredientes (Marinada)
  • 1 maço de tomilho (só as folhas sem os galhos);
  • 1 maço de alecrim (só as folhas sem os galhos);
  • 1 maço de manjericão (só as folhas sem os galhos);
  • algumas folhas de salvia;
  • 4 folhas de louro;
  • 3 dentes de alho;
  • 1 lata de tomates sem pele;
  • 1/2 xícara de azeite;
  • 1/2 garrafa de vinho tinto;
Para o tomilho, alecrim, salvia, manjericão, dá para pegar 1 bandeja de ervas de provence ou para carne, daquelas que vendem no supermercado, que deve ser suficiente. 

Etapas (preparação)
  • Corte o bacon em pequenos cubos;
  • Com uma faca pequena, faça incisões no pernil para colocar os cubos de bacon e o alho (se após o corte, você enfiar o dedo indicador antes, facilita bastante para colocar o bacon);
  • Bata no liquidificador, as ervas, o alho, a cebola, os tomates, o azeite e o vinho tinto até que fiquem bem homogêneo;
  • Em um saco zip-lock grande, coloque o pernil, o molho do liquidificador, as folhas de louro e leve a geladeira para marinar por 24 horas. 

Etapas (forno)
  • Após as 24 horas, retire o pernil com cuidado para não perder o líquido para marinada, pois usaremos novamente;
  • Coloque o pernil em um saco plástico, próprio para ir ao forno. Lacre-o e lembre-se de fazer dois pequenos furos perto do lacre para que o vapor possa sair;
  • Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por cerca de 3 horas;
  • Retire então o pernil do forno com cuidado para não perder o líquido que está dentro e devolva o pernil para o zip-lock com a marinada;
  • Retire com cuidado o líquido do saco para assar e coloque também no zip-lock da marinada;
  • Leve a marinada para a geladeira por mais 24 horas;
  • Retire o pernil do zip-lock, coloque em um assadeira. Pegue um pouco do líquido da marinada e disponha sobre ele;
  • Leve o pernil ao forno pré-aquecido em 180ºC por 1 a 2 horas. Normalmente para saber o ponto, lanço mão de um termômetro de cozinha e costumo tirar a carne quando a temperatura interna chega a 70ºC;
  • De vez em quando, coloque um pouco mais do líquido sobre o pernil, quando achar que ficou muito seco;
  • Pegue o líquido da marinada e leve ao fogo baixo por até 2 horas para que ele cozinhe bem. Se secar muito rápido, coloque um pouco de água de vez em quando;
Você pode servir o pernil com um pouco de molho em cima acompanhado de batatas ao forno e brocolis (acompanhamento tradicional).

Brigadeiro de morango (Bicho de pé) - versão 2

Resolvi começar o ano tentando uma nova receita de Bicho de Pé, desta vez com Quick Morango… Não tenho boas lembranças do Quick, acho que tomei tanto que acabei enjoando, mas como hoje prefiro Toddy ao Nescau, acredito que o nosso gosto\preferência evolui com a idade.


A Cris preferiu esta receita a primeira, onde usei gelatina de morango.  Mas o João, meu sobrinho, que adora morango, não gostou muito… Vou precisar de mais inputs para saber a melhor receita. 

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo;
  • 3 colheres de sopa de Quick morango;
  • Açúcar confeiteiro para o acabamento. 

Etapas

  • Dissolva a farinha no creme de leite;
  • Junte os demais ingredientes e leve ao fogo baixo;
  • Mexa bem até atingir o “famoso” ponto do brigadeiro, quando começa a desgrudar do fundo;
  • Retire do fogo e despeje o conteúdo em um outro recipiente para esfriar;
  • Ajuda bastante levar a geladeira para que fique fácil enrolar depois.
Assim que ficar mais duro, você pode escolher comer de colher (se estiver mais preguiçoso) ou tomar coragem para sujar as mãos e fazer vários docinhos redondos de sabor morango.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Ceia de Natal 2010

Fico devendo as fotos das sobremesas, acabei esquecendo de tirar pois parti direto para o ataque, já que eram poucas as trufas de pistache da Pati Piva !!! A mesa foi obra da Cris e o Nhoque foi a sogra quem trouxe !

Mesa da Sala
Mesa da varanda
Arranjo de flores

Casquinha de siri
Pernil de cordeiro

Lombo de porco com ervas
Nhoque da sogra
Bacalhau espiritual

domingo, 19 de dezembro de 2010

Bacalhau Espiritual


Já me aventurei algumas vezes no mundo do bacalhau, mas confesso que ainda há muito o que explorar. Em minhas buscas na internet (inclusive em sites de Portugal) por uma receita legal, acabei encontrando o Bacalhau Espiritual.

Ainda não entendi o por quê deste nome mas há inúmeras variações desta receita e, como sempre, acabo pegando um pedaço de cada lado e criando uma nova versão. 

Ingredientes (Bacalhau) - Serve 6 pessoas
  • 700g a 1Kg de Bacalhau dessalgado (o ideal é chegar perto de 1Kg para ele não ficar espiritual demais, ou seja, só com o espírito do bacalhau);
  • 4 cenouras raladas;
  • 2 cebolas médias cortadas rodelas e depois em meia lua;
  • 3 dentes de alho picado;
  • 1/2 xícara de chá de azeite (por ser bacalhau eu sempre coloco um pouco mais);
  • 4 pães secos;
  • Leite - quanto baste para molhar os pães (coloque aos poucos para evitar que sobre muito leite);
Ingredientes (Molho)
  • 300ml de água de cozimento do bacalhau;
  • 300ml de leite para o molho;
  • 90g de manteiga sem sal;
  • 3/4 xícara de farinha de trigo (90g);
  • 200ml de natas (dá para usar creme de leite também)
  • Sal, pimenta e noz moscada a gosto;
  • Queijo ralado para gratinar.

Etapas
  • Cozinhar o bacalhau por 10 minutos. Retirar a pele, os espinhos, desfiar e reservar. Conte o tempo depois que a água começar a ferver. Lembre-se de separar 300ml (um copo grande) da água do cozimento;
  • Em uma panela, derreta a manteiga e junte a farinha peneirada aos poucos, mexendo bem;
  • Junte a água e o leite aos poucos, sempre mexendo para que fique homogêneo;
  • Deixe cozinhar até o molho engrosse;
  • Coloque as natas, acerte o sal, a pimenta e a noz moscada;
  • Retire o molho do fogo e reserve.
  • Molhe os pães no leite e deixe-os absorver bastante;
  • Em uma panela grande (não subestime o tamanho), doure a cebola e o alho no azeite ao fogo médio;
  • Junte a cenoura ralada e refogue até que ela fique macia;
  • Junte o bacalhau desfiado e refogue por no mínimo 5 minutos, misturando bem tudo;
  • Junte os pães ao refogado, desfiando-os com a mão. Mas antes, aperte bem para retirar o excesso de leite. Os pães devem quase se desfazer na mãos;
  • Mexa bem para misturar tudo e garanta que não fique nenhum pedaço grande de pão;
  • Junte metade do molho branco que estava reservado, misture bem e desligue o fogo.
  • Unte com azeite uma travessa refratária;
  • Coloque a mistura de bacalhau e espalhe a outra metade do molho por cima, espalhando bem com uma espátula;
  • Polvilhe queijo ralado por cima do creme, o quanto necessário;
  • Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC por 15 minutos, para gratinar.
Sirva com arroz branco ou salada e aguarde os elogios…. Boa refeição !!!

Para quem quiser variar um pouco, vi uma receita mais portuguesa ainda, ou seja, com ovos… Coloque as gemas no molho Bechamel (depois de retirar do fogo) e bata as claras em neve. Na metade do molho que for usada para cobrir o bacalhau, junte as claras antes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...