terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Brigadeiro de morango (Bicho de pé) - versão 2

Resolvi começar o ano tentando uma nova receita de Bicho de Pé, desta vez com Quick Morango… Não tenho boas lembranças do Quick, acho que tomei tanto que acabei enjoando, mas como hoje prefiro Toddy ao Nescau, acredito que o nosso gosto\preferência evolui com a idade.


A Cris preferiu esta receita a primeira, onde usei gelatina de morango.  Mas o João, meu sobrinho, que adora morango, não gostou muito… Vou precisar de mais inputs para saber a melhor receita. 

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo;
  • 3 colheres de sopa de Quick morango;
  • Açúcar confeiteiro para o acabamento. 

Etapas

  • Dissolva a farinha no creme de leite;
  • Junte os demais ingredientes e leve ao fogo baixo;
  • Mexa bem até atingir o “famoso” ponto do brigadeiro, quando começa a desgrudar do fundo;
  • Retire do fogo e despeje o conteúdo em um outro recipiente para esfriar;
  • Ajuda bastante levar a geladeira para que fique fácil enrolar depois.
Assim que ficar mais duro, você pode escolher comer de colher (se estiver mais preguiçoso) ou tomar coragem para sujar as mãos e fazer vários docinhos redondos de sabor morango.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Ceia de Natal 2010

Fico devendo as fotos das sobremesas, acabei esquecendo de tirar pois parti direto para o ataque, já que eram poucas as trufas de pistache da Pati Piva !!! A mesa foi obra da Cris e o Nhoque foi a sogra quem trouxe !

Mesa da Sala
Mesa da varanda
Arranjo de flores

Casquinha de siri
Pernil de cordeiro

Lombo de porco com ervas
Nhoque da sogra
Bacalhau espiritual

domingo, 19 de dezembro de 2010

Bacalhau Espiritual


Já me aventurei algumas vezes no mundo do bacalhau, mas confesso que ainda há muito o que explorar. Em minhas buscas na internet (inclusive em sites de Portugal) por uma receita legal, acabei encontrando o Bacalhau Espiritual.

Ainda não entendi o por quê deste nome mas há inúmeras variações desta receita e, como sempre, acabo pegando um pedaço de cada lado e criando uma nova versão. 

Ingredientes (Bacalhau) - Serve 6 pessoas
  • 700g a 1Kg de Bacalhau dessalgado (o ideal é chegar perto de 1Kg para ele não ficar espiritual demais, ou seja, só com o espírito do bacalhau);
  • 4 cenouras raladas;
  • 2 cebolas médias cortadas rodelas e depois em meia lua;
  • 3 dentes de alho picado;
  • 1/2 xícara de chá de azeite (por ser bacalhau eu sempre coloco um pouco mais);
  • 4 pães secos;
  • Leite - quanto baste para molhar os pães (coloque aos poucos para evitar que sobre muito leite);
Ingredientes (Molho)
  • 300ml de água de cozimento do bacalhau;
  • 300ml de leite para o molho;
  • 90g de manteiga sem sal;
  • 3/4 xícara de farinha de trigo (90g);
  • 200ml de natas (dá para usar creme de leite também)
  • Sal, pimenta e noz moscada a gosto;
  • Queijo ralado para gratinar.

Etapas
  • Cozinhar o bacalhau por 10 minutos. Retirar a pele, os espinhos, desfiar e reservar. Conte o tempo depois que a água começar a ferver. Lembre-se de separar 300ml (um copo grande) da água do cozimento;
  • Em uma panela, derreta a manteiga e junte a farinha peneirada aos poucos, mexendo bem;
  • Junte a água e o leite aos poucos, sempre mexendo para que fique homogêneo;
  • Deixe cozinhar até o molho engrosse;
  • Coloque as natas, acerte o sal, a pimenta e a noz moscada;
  • Retire o molho do fogo e reserve.
  • Molhe os pães no leite e deixe-os absorver bastante;
  • Em uma panela grande (não subestime o tamanho), doure a cebola e o alho no azeite ao fogo médio;
  • Junte a cenoura ralada e refogue até que ela fique macia;
  • Junte o bacalhau desfiado e refogue por no mínimo 5 minutos, misturando bem tudo;
  • Junte os pães ao refogado, desfiando-os com a mão. Mas antes, aperte bem para retirar o excesso de leite. Os pães devem quase se desfazer na mãos;
  • Mexa bem para misturar tudo e garanta que não fique nenhum pedaço grande de pão;
  • Junte metade do molho branco que estava reservado, misture bem e desligue o fogo.
  • Unte com azeite uma travessa refratária;
  • Coloque a mistura de bacalhau e espalhe a outra metade do molho por cima, espalhando bem com uma espátula;
  • Polvilhe queijo ralado por cima do creme, o quanto necessário;
  • Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC por 15 minutos, para gratinar.
Sirva com arroz branco ou salada e aguarde os elogios…. Boa refeição !!!

Para quem quiser variar um pouco, vi uma receita mais portuguesa ainda, ou seja, com ovos… Coloque as gemas no molho Bechamel (depois de retirar do fogo) e bata as claras em neve. Na metade do molho que for usada para cobrir o bacalhau, junte as claras antes.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Crepe de Cogumelos

Este crepe dá para servir como prato secundário ou principal acompanhado de uma salada ou carne. A receita é simples mas exige habilidade para deixar os crepes bem redondos e fininhos - como se diz, a prática leva a perfeição.


Ingredientes (Massa - dá para uns 14 crepes)
  • 2 ovos;
  • 2 gemas;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 1,5 xícara de leite;
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida;
  • 1 pitada de sal. 

Etapas (Massa - dá para fazer usando uma frigideira, mas em casa uso uma crepeira, fica bem mais fácil)
  • Bata todos os ingredientes no liquidificador até que fiquem bem misturados;
  • Passe um pouco de manteiga na crepeira e deixe no fogo baixo até que fique bem quente.
  • Quando você fizer o primeiro crepe, se não der tempo de espalhar direito é por que o fogo ainda está alto;
  • Faça os discos de crepe e reserve. 

Ingredientes
  • 100g de manteiga;
  • 600g de cogumelo Paris fatiados (ou picados);
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 3 xícaras de leite;
  • 400g de mussarela ralada;
  • Pimenta do reino e noz moscada a gosto. 

Etapas
  • Em uma panela grande derreta a manteiga, junte os cogumelos fatiados e deixe cozinhar em fogo baixo até que haja mais água (aquela que solta do cogumelo); O aroma do cogumelo na manteiga é muito bom !!!!
  • Acrescente a farinha aos poucos e mexa bem. Se ficar muito grudado e difícil de mexer, alterne a farinha com um pouco de leite;
  • Deixe a mistura cozinhar um pouco para engrossar mas lembre-se de mexer de vez em quando para não queimar o fundo;
  • Junte o queijo ralado aos poucos e mexa até que tudo fique homogêneo;
  • Acerte a pimenta, a noz moscada e o sal se achar que precisa. 

Montagem
  • Não há segredo….coloque um pouco do recheio em cada disco e feche como se fosse um envelope (ou no formato tradicional dobrando no meio e no meio de novo).
No final, se sobrar recheio, esquenta e sirva sobre os crepes ou então adicione mais um pouco de leite para que fique mais líquido e sirva como molho para quem quiser…

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Risoto de linguiça e couve

Hoje resolvi fazer um risto diferente…. inspirado na comida mineira.


Ingredientes
  • 2 a 3 xícaras de arroz arbóreo;
  • 500g de linguiça moída ou picada (acabei usando calabresa);
  • 1 cebola média picada;
  • 200g de couve cortada em pequenas tiras;
  • 100g de manteiga sem sal;
  • 2l de caldo de carne (2l de água e 3 a 4 tabletes de caldo de carne);
  • 150ml de vinho tinto;
  • 100g de parmesão ralado. 

Etapas
  • Derreta a manteiga em uma panela;
  • Refogue a cebola e a linguiça picada (se soltar água, deixe evaporar);
  • Coloque a couve e frite-a até que murche;
  • Coloque o arroz e frite-o por 1 ou 2 minutos mexendo bem para não grudar;
  • Coloque o vinho tinto e quando estiver quase secado, comece a regar o risoto com o caldo de carne, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo;
  • Depois de 20 a 25 minutos o risoto deve estar “ao dente”, coloque o queijo parmesão, misture bem e desligue o fogo. O risoto está pronto para servir;
Algumas receitas similares que vi na Internet recomendam que se coloque 1 lata de tomate pelatti. A idéia me agrada e vou tentar na próxima vez !!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...