Livro Brigadeiro Maneiro do blog http://bonifrati.blogspot.com/. Receitas interessantes !!!! Apesar de não ser um grande fã de chocolate, deu vontade de testar algumas.
Receitas de todos os lugares com dicas de quem já tentou, errou, consertou e inventou...
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Banana Cake
Depois de muitas fornadas de bolo de maça, cedi aos apelos de amigos e familiares e tentei o bolo de banana. A receita é simples, contribuição da Dedi (mais uma vez) que buscou inspiração no site Panelinha.
Ingredientes
- 4 bananas nanicas (acabei usando 6 bananas prata);
- 2 ovos;
- 1/3 xícara de leite;
- 1/2 xícara de óleo de canola;
- 2 xícaras de farinha de trigo;
- 1,5 xícaras de açúcar;
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha (acabei colocando uma inteira);
- 1 colher de sopa de canela em pó;
- 1 colher de chá de fermento;
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (como não tinha coloquei de fermento);
- 1/2 xícara de uvas-passas pretas (não coloquei, pois a Cris odeia frutas secas);
- manteiga e farinha de trigo para untar a forma.
Etapas do preparo (mudei bastante da original)
- Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma redonda ou retangular;
- Amasse 4 bananas com um garfo e pique 2 em pedaços pequenos;
- Na tigela da batedeira, coloque todos os ingredientes menos a farinha e a banana picada;
- Bata um pouco para misturar e coloque a farinha aos poucos (já peneirada);
- Por fim, adicione os pedaços de banana e misture bem, se necessário com uma espátula.
- Coloque a mistura na forma e leve ao forno por 35 a 40 minutos;
- Para saber se ficou pronto, pode usar o método do palito, mas é possível que ele saia seco em alguns pontos e um pouco cremoso em outros se você atingir um pedaço da banana;
- Por fim, desenforme e, se quiser, polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro e canela por cima, mas também fica muito bom sem.
Experimente adicionar 1 xícara de nozes moídas e trocar a farinha de trigo por farinha de rosca, fica muito bom !!!
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Rocambole de doce de leite
O Rocambole é com certeza uma das minhas sobremesas prediletas, a receita é simples mas ainda me atrapalho um pouco para enrolar (nada como a pratica, já que esta foi a minha segunda tentativa).
Ingredientes Pão-de-ló
- 6 ovos;
- 60g de farinha;
- 60g de açúcar;
- Doce de leite, o suficiente para espalhar bem;
- Açúcar de confeiteiro para polvilhar.
Etapas
- Bata os ovos e o açúcar na batedeira até que o volume aumente bastante (tipo 4 vezes);
- Mova o creme para uma tigela e misture a farinha peneirada aos poucos, sem mexer muito para o creme não baixar;
- Espalhe uma fina camada em um assadeira forrada com papel manteiga untado. Use uma espátula para espalhar bem tentando deixar a altura o mais homogênea possível;
- Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e asse por 5 a 8 minutos;
- Polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro em um pano seco e vire o pão-de-ló em cima;
- Retire o papel manteiga com cuidado e espalhe o doce de leite com uma espátula;
- Chegou a hora de testar a sua habilidade manual !!! Enrole o rocambole, sem quebrar e o mais cilindrico possível;
- Por fim, leve a geladeira e antes de servir polvilhe um pouco mais de açúcar em cima.
O papel manteiga deve ficar do tamanho exato do fundo da assadeira, pois se ficar com bordas, fica mais difícil tirar depois.
Minimerengues com banana e creme zabaione
Esta receita é da revista Prazeres da Mesa deste mês (Novembro), é um pouco trabalhosa mas o resultado agrada bastante ao paladar. Pena que o suspiro (ou merengue) da minha foto não ficou tão bonito quanto o da revista, mas já estou trabalhando nisto.
Ingredientes Merengues (6 a 8 porções)
- 3 claras grandes;
- 175g de açúcar;
Ingredientes Creme Zabaione (de espumante !!!)
- 120ml de creme de leite fresco batido em picos;
- 4 colheres de sopa açúcar;
- 4 gemas;
- 6 colheres de sopa de espumante;
- Banana prata cortada diagonalmente;
- Suco de limão para banhar a banana (não usei, mas deve ficar bom);
- folhas de hortelã para decorar.
Etapas Merengue
- Bata as claras com açúcar até que formem picos moles;
- Espalhe 8 porções de suspiro em uma assadeira untada com papel manteiga e com as costa de uma colher, achate ligeiramente o meio para formar um ninho. É mais fácil fazer com uma colher menor;
- Asse em forno pré-aquecido a 140ºC por 30 minutos;
- Desligue o forno e deixe esfriar dentro do forno. Dá para fazer de um dia para o outro.
Etapas Zabaione
- Bata as gemas e o açúcar em uma tigela. Fica mais fácil colocar o açúcar aos poucos;
- Quando tivermos um creme claro e fofo, acrescente o espumante, misture bem e leve ao banho maria sem encostar a parte de baixo na água;
- Continue batendo com um fuet ou batedeira até que o creme fique denso;
- Retire do fogo e deixe esfriar dentro da água;
- Adicione o creme de leite batido, misture bem para ficar homogêneo e leve a geladeira por 1h30 pelo menos.
Montagem
- Em cada ninho de suspiro, coloque 2 fatias de banana e preencha com o Zabaione;
- Decore com folhas de hortelã e sirva.
A mistura do Zabaione com a banana fica gostosa e o suspiro, apesar de quebradiço ficou legal. Acho que o Zabaione tradicional com vinho Marsala tem um gosto mais marcante já que com o espumante fica bem suave. Se preferir, acho que 4 colheres de sopa de Marsala devem ser suficiente.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Ragú de Calabresa com polenta mole
A receita do Ragú peguei do site do GNT, mas parece que é do Meza Bar. Fica muito bom com polenta, mas dá para servir também com uma massa (pappardelle, por exemplo).
Ingredientes do Ragú
- 1Kg de calabresa moída (geralmente tiro a pele e pico na ponta da faca);
- 2 cebolas (médias);
- 1 cenoura picada;
- 100 gramas de bacon;
- 2 pimentas dedo-de-moça (se não quiser tão apimentado, use somente 1);
- 50 ml de azeite;
- 100 ml de vinho tinto;
- 2 folhas de loura folha de louro;
- 2 ramos de manjericão;
- 500 ml de passata de tomate (dá para usar uma lata de tomate);
- 50 gramas de parmesão ralado;
- 1 sopa de cream cheese (não achei que fez muita difereça);
- 1 pitada de açúcar (somente coloco se o tomate estiver muito ácido);
- 200 ml de caldo de galinha.
Ingredientes da Polenta
- 250g de polenta;
- 1,5l de água;
- 250ml de leite;
- 150ml de creme de leite (acabei usando bem menos);
- 150g de manteiga sem sal (usei metade);
- 50g de parmesão (acabei usando 100g).
Etapas do Ragú
- Refogar a cebola, cenoura e bacon no azeite por 3 minutos;
- Adicionar a pimenta dedo-de-moça picada em rodelas e a calabresa moída;
- Refogar por mais três minutos (acabei deixando um pouco mais até dourar um pouco a calabresa e secasse parte da água que soltou da carne);
- Deglacear com o vinho tinto e deixar evaporar;
- Adicionar o tomate pelati, o caldo de galinha, as folhas de louro e o ramos de manjericão inteiros;
- Quando ferver, adicionar o queijo parmesão ralado e o cream cheese;
- Reduzir o fogo e cozinhar em fogo baixo por 1 hora.
Etapas da Polenta Mole
- Ferver água e leite;
- Adicionar polenta aos poucos para não embolar (fica mais fácil usando uma peneira se a polenta não for em flocos);
- Cozinhar em fogo baixo por meia hora até polenta desgrudar dos lados da panela;
- Adicionar a manteiga, parmesão, creme de leite e temperar com sal e pimenta.
Dá para servir como entrada ou prato principal !!!
Assinar:
Postagens (Atom)




