sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ragú de Calabresa com polenta mole

A receita do Ragú peguei do site do GNT, mas parece que é do Meza Bar. Fica muito bom com polenta, mas dá para servir também com uma massa (pappardelle, por exemplo). 


Ingredientes do Ragú
  • 1Kg de calabresa moída (geralmente tiro a pele e pico na ponta da faca);
  • 2 cebolas (médias); 
  • 1 cenoura picada;
  • 100 gramas de bacon;   
  • 2 pimentas dedo-de-moça (se não quiser tão apimentado, use somente 1);
  • 50 ml de azeite;
  • 100 ml de vinho tinto;
  • 2 folhas de loura folha de louro;
  • 2 ramos de manjericão;
  • 500 ml de passata de tomate (dá para usar uma lata de tomate);
  • 50 gramas de parmesão ralado;
  • 1 sopa de cream cheese (não achei que fez muita difereça);
  • 1 pitada de açúcar (somente coloco se o tomate estiver muito ácido);
  • 200 ml de caldo de galinha.

Ingredientes da Polenta
  • 250g de polenta;
  • 1,5l de água;
  • 250ml de leite;
  • 150ml de creme de leite (acabei usando bem menos);
  • 150g de manteiga sem sal (usei metade);
  • 50g de parmesão (acabei usando 100g). 

Etapas do Ragú
  • Refogar a cebola, cenoura e bacon no azeite por 3 minutos;
  • Adicionar a pimenta dedo-de-moça picada em rodelas e a calabresa moída;
  • Refogar por mais três minutos (acabei deixando um pouco mais até dourar um pouco a calabresa e secasse parte da água que soltou da carne);
  • Deglacear com o vinho tinto e deixar evaporar;
  • Adicionar o tomate pelati, o caldo de galinha, as folhas de louro e o ramos de manjericão inteiros;
  • Quando ferver, adicionar o queijo parmesão ralado e o cream cheese;
  • Reduzir o fogo e cozinhar em fogo baixo por 1 hora. 

Etapas da Polenta Mole
  • Ferver água e leite;
  • Adicionar polenta aos poucos para não embolar (fica mais fácil usando uma peneira se a polenta não for em flocos);
  • Cozinhar em fogo baixo por meia hora até polenta desgrudar dos lados da panela;
  • Adicionar a manteiga, parmesão, creme de leite e temperar com sal e pimenta.
Dá para servir como entrada ou prato principal !!!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Bife Wellington


Nesta terça-feira de feriado, tive bastante trabalho na cozinha… Fiz pão australiano (tipo outback) para comermos na entrada (com frios e queijos), Bife Wellington (receita do Cloude Troisgros/GNT) com molho a base de vinho e vinagre balsâmico e ragú de calabresa com polenta mole

De sobremesa, fiz também um rocambole de doce de leite que acabei não fotografando (mas também, não ficou muito bonito).

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Risoto de brie, presunto de parma e rúcula

Muita gente tem medo de fazer risoto por achar complicado, mas na verdade é bem simples mas um pouco trabalhoso, pois temos que mexer sempre para não queimar ou grudar no fundo.

Desta vez escolhi fazer de rúcula, brie e presunto de parma, sem creme de leite para salvar algumas calorias…. 


Ingredientes
  • 2 a 3 xícaras de arroz arbóreo;
  • 50g de manteiga sem sal;
  • 1 cebola picada;
  • 1/3 de garrafa de vinho branco seco;
  • 2 litros de caldo de frango (2 litros de água e 3 a 4 tabletes de caldo de frango);
  • 300g de queijo brie cortados em cubos;
  • 100g de presunto de parma cortado em fatias;
  • algumas folhas de rúculas cortadas em fatias (o gosto da rúcula predomina bastante, cuidado para não colocar muito);
  • Sal, pimenta e queijo parmesão a gosto. 

Etapas
  • Refogue a cebola em fogo baixo;
  • Coloque o arroz e deixe-o fritar por 2 minutos;
  • Coloque o vinho branco e espere que o mesmo evapore. Lembre-se de mexer de vez em quando a partir de agora;
  • Coloque 1 a 2 conchas de caldo de frango, mexa e aguarde o caldo evaporar. Repita este processo até que o arroz esteja ao dente (normalmente de 20 a 30 minutos);
  • Para finalizar, coloque o presunto, o queijo brie, a rúcula e um pouco de caldo. Mexa bem até o queijo derrete todo;
  • Acerte o sal e a pimenta e sirva.
Cuidado: se você deixar o risoto na panela o mesmo continuará a cozinhar e ficará seco, portanto, deixe ele mais molhado e/ou troque de recipiente.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cappuccino de Cogumelos

Peguei esta receita da revista Gula, número 212, e apesar do resultado ter ficado excepcional, ainda não entendi bem qual é a idéia de chamar de cappuccino, talvez seja a cor… sei lá, mas valeu a pena fazer. 

Ingredientes
  • 500g de cogumelos Paris fatiados;
  • 1 cebola pequena picada (como gosto bastante de cebola, acabei pegando uma média);
  • 1 talo de alho-poró picado;
  • 50g de manteiga sem sal;
  • 1 litro de caldo de frango (para ser prático, 1 litro de água e 2 tabletes de caldo de frango);
  • 500ml de creme de leite fresco;
  • 100g de batata picada;
  • 50g de funghi seco hidratado (acho que acabei usando 100g para que a cor do creme ficasse mais parecida com a da foto da revista);
  • sal e pimenta a gosto. 

Etapas
  • Doure a cebola e o alho-poró na manteiga. Junte em seguida os cogumelos e o funghi. (Normalmente sai um pouco de água dos cogumelos, então deixe cozinhar até que água reduza um pouco);
  • Acrescente o caldo, o creme de leite, a batata e deixe cozinhar por 10 minutos;
  • Retire do fogo e bata o caldo no liquidificador (prefiro bater na própria panela com o mixer);
  • Retorne ao fogo e deixe reduzir um pouco para ficar com uma textura aveludada, se precisar deixar mais líquido, use um pouco mais de caldo de frango;
  • Acerte o sal e a pimenta e sirva quente de preferência em canecas de sopa, ou em taças se quiser usar como aperitivo.

O gosto de funghi é bem marcante mas o sabor e aroma são impecáveis. O creme de leite dá a textura aveludada, portanto não tenha medo de colocar o 500ml que a receita pede. Dá para servir 6 boas canecas de creme ou mais, se preferir usar uma taça, uma xícara ou um potinho de caldo (tipo caldo de feijão).

Nhoque Romano ao molho de gorgonzola

Esta é a segunda tentativa de fazer o nhoque romano só que desta vez gratinado com molho gorgonzola. Ficou muito gostoso, mas ainda tenho que pesquisar como deixar a massa mais suave para ficar perfeito.


Ingredientes Nhoque (mudei um pouco a receita)
  • 750ml de leite integral;
  • 200g de semolina;
  • 1/2 cebola, 1 folha de louro e 3 cravos para a fazer uma cebola pique;
  • 3 gemas;
  • 100g de queijo parmesão ralado;
  • Noz moscada, sal e pimenta a gosto;
  • Quanto baste de queijo parmesão ralado para gratinar. 

Ingredientes e Etapas do Molho
  • Fazer a receita do molho bechamel;
  • Adicionar 400g de gorgonzola em pedaços (com 400g o gosto fica intermediário entre o suave e forte);
  • Mexer o molho no fogo até que o gorgonzola derreta por completo. 

Etapas
  • Montar a cebola piqué com o louro e os cravos, para isto faça um corte diagonal na cebola para prender a folha de louro e espete os cravos na cebola;
  • Ferva o leite com a cebola piqué por 30 minutos;
  • Retire a cebola e descarte;
  • Com a panela no fogo baixo, coloque aos poucos a farinha de sêmola, mexendo sempre para que não fique nenhum gomo;
  • Após colocar toda a farinha, já estará bem difícil continuar mexendo, se necessário coloque um pouco mais de leite, mas antes adicione as gemas, uma a uma;
  • Adicione o queijo, deixe cozinhar alguns minutos mais, mexendo sempre;
  • Transfira a massa para uma assadeira ou travessa e deixe esfriar, de preferência na geladeira;
  • Quando a massa já estiver fria, polvilhe farinha em uma superfície lisa e abra a massa com um rolo deixando-a com tamanho de até 3 cm para faciliar o corte;
  • Corte pequenos cilindros com um cortador de metal até que a massa acabe;
  • Disponha os nhoques em uma assadeira, regue com o molho de gorgonzola e polvilhe o queijo parmesão ralado;
  • Leve ao forno, pré-aquecido em temperatura alta, para gratinar, tomando cuidado para não queimar.

Servi os nhoques com medalhões de filé mignon também com molho gorgonzola, pois afinal acabei fazendo bastante molho. (Foto cedida pelo Ricardo)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...