quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Nhoque romano

Comi este tipo de nhoque em um restaurante e achei que seria fácil fazer em casa. Procurei algumas receitas na internet e acabei misturando algumas para chegar nesta. Acho que ainda não ficou igual, mas o resultado foi promissor.


Ingredientes
  • 750ml de leite;
  • 200g de semolina;
  • 1 ovo batido;
  • 1/2 colher de chá de noz moscada moída;
  • 30g de manteiga sem sal;
  • 150g de queijo parmesão ralado;
  • sal e pimenta a gosto;
  • queijo ralado, o quanto bastar, para gratinar. 

Etapas
  • Em uma panela, ferva o leite com o sal e pimenta;
  • Assim que ferver, abaixe o fogo e coloque a semolina aos poucos, usando uma peneira, para evitar que fiquem gomos;
  • Cozinhe a mistura por cerca de 10 minutos ou até que comece a desgrudar do fundo;
  • Coloque o ovo batido, a noz moscada, o queijo ralado, a manteiga, misturando bem;
  • Quando estiver homogêneo, retire do fogo e coloque em uma forma para esfriar;
  • Quando estiver frio, abra a massa na altura desejada e corte-a no formato que quiser;
  • Coloque mais queijo em cima de cada nhoque e leve ao forno, pré-aquecido a temperatura alta, para gratinar;
  • Outra opção seria colocar a massa inteira em uma assadeira, gratinar no fogo e depois cortar em pequenos quadrados.
Aqui em casa estou com problema para conseguir gratinar os pratos sem cozinhar demais. Parece brincadeira, mas ter um forno com instruções em italiano atrapalha um pouco. Os nhoques ficaram muito gostosos, mas um pouco secos, alguns lembraram até a consistência interna de um pão de queijo. Mas vale a pena tentar novamente !!!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Risoto de camarão e bottarga

Depois de ver tantas receitas em revistas e na internet com Bottarga, acabei comprando um pouco desta iguaria e me arrisquei nesta receita.

Estas ovas de tainhas secas são consumidas há muito tempo pelos povos mediterrâneos, alguns dizem que desde a época antiga do Egito. Possuem cor ambar, cheiro e gosto marcantes. É encontrada ralada e em um formato que lembra uma linguiça.

Vamos a receita…. 

Ingredientes (4 a 6 pessoas)
  • 1Kg de camarão (se quiser colocar mais sempre irão gostar);
  • 2 cebolas médias finamente picadas;
  • 50g de manteiga sem sal;
  • 200ml de vinho branco seco;
  • 2 litros de fumet de camarão;
  • 1 lata de tomates italianos (normalmente 4 tomates sem pele) batidos no liquidificador;
  • 2 a 3 xícaras de arroz de risoto (arbóreo, por exemplo);
  • 1/2 xícara de salsinha finalmente picada;
  • 1 xícara de parmesão ralado;
  • 1 a 2 colheres de chá de pimenta calabresa;
  • Sal a gosto.;
  • Bottarga ralada para polvinhar.
Procurei na internet como poderia fazer o fumet de camarões, mas como os camarões que eu tinha já estavam limpos, não daria para usar as cascas. Acabei então misturando em 2 litros de água, 2 tablets de caldo de legumes com 1 tablete de caldo de peixe. 

Etapas - Camarão
  • Separe os maiores camarões para enfeitar o prato e pique em pedaços os demais;
  • Tempere os camarões com sal e um pouco de pimenta calabresa;
  • Doure os camarões em manteiga ou óleo até que fiquem rosados (1 a 3 minutos) e reserve.

Etapas - Risoto
  • Coloque o fumet de camarão para ferver, pois temos que usá-lo quente;
  • Em uma panela, coloque parte da manteiga e refogue as cebolas até que fique transparente;
  • Em seguida, coloque o arroz e frite-o por 1 ou 2 minutos;
  • Adicione o vinho branco e deixe evaporar;
  • Coloque o tomate batido e um pouco do fumet. A partir de agora, vá colocando aos poucos o fumet, sempre que o arroz secar, e não deixe de mexer pois o arroz gruda fácil no fundo da panela.
  • Quando o arroz estiver ao dente, desligue o fogo e adicione ao arroz: a salsinha, o queijo parmesão, o restante da manteiga e os camarões picados;
  • Acerte o sal e coloque o restante da pimenta;
  • Monte os pratos com os camarões inteiros e polvilhe a Bottarga como toque final.

Não cheguei a testar, mas algumas receitas que li, pedia para colocar um pouco de aceto balsâmico no risoto e também para flambar os camarões no Cognac. Fica para a próxima vez…

Pelos comentários familiares que recebi, todos gostaram bastante do risoto, já não posso dizer o mesmo da Bottarga. Mas valeu a pena testar !!!! Ainda vou tentar fazer outros pratos, talvez massas e, se ficar bom, coloco a receita no blog.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Brigadeiro de capim santo (ou capim limão)

Verde, saboroso e refrescante !!! Realmente este brigadeiro é diferente de tudo que já havia experimentado.
Na primeira vez que fiz, pedi para que várias pessoas experimentassem sem dizer o que era. Muitos acharam que era de limão mas também chutaram: hortelã, menta e até mesmo abacaxi. Realmente o sabor é diferente mas lembra o limão e a erva cidreira.

Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado;
  • 20g a 50g de capim limão (ou capim santo);
  • 1 colher de manteiga ou margarina sem sal;
  • 100ml a 150ml de leite (se usar mais capim, use mais leite);
  • Açúcar colorido verde.

Etapas
  • Corte o capim em pedaços pequenos (1 a 2 cm) e bata com o leite no liquidificador;
  • Coe a mistura apertando bem pois este capim parece segurar bastante líquido. O resultado será um leite “verde”;
  • Em um panela, coloque a manteiga, o leite condensado, o leite “verde” e leve ao fogo baixo;
  • Mexa sempre para não grudar no fundo e deixe no fogo até conseguir o ponto do brigadeiro, quando desgruda do fundo (se ficar com dúvida a vídeos no youtube que mostram o ponto). No meu caso, demorou uns 15 minutos;
  • Retire do fogo e deixe esfriar;
  • Leve a geladeira para que fique mais fácil de enrolar no açúcar colorido.

Na receita da foto usei 100ml de leite e 20g de capim santo.


 

domingo, 29 de agosto de 2010

Ragú Bolognese

Massa a bolonhesa (Bolognese) talvez seja o meu prato predileto ao lado de Strogonoff. Gosto desde versões mais simples como também das mais elaboradas, como esta da receita. 

Ingredientes

  • 500g de carne bovina moída (patinho ou coxão mole);
  • 500g de carne suína moída (lombo ou pernil);
  • 1 cebola grande picada;
  • 50g de bacon picado;
  • 1 cenoura picada;
  • 1 talo de salsão picado;
  • 200ml de vinho tinto;
  • 50g de manteiga sem sal;
  • 400g de tomate (1 lata);
  • 1 lata pequena de extrato concentrado (tipo elefante);
  • Sal e pimenta a gosto.

Etapas

  • Em uma panela média, refogue na manteiga a cenoura, a cebola, o bacon e o salsão até que fiquem macios (10 a 15 minutos);
  • Acrescente as carnes e deixe até que fiquem douradas;
  • Coloque então o vinho e deixe reduzir um pouco;
  • Junte então os tomates e o extrato e deixe cozinhar por no mínimo 30 minutos até que o ragu fique mais denso;
  • Durante este processo, acerte o sal e pimenta;
  • Se achar que ficou muito denso, coloque um pouco de água ou ainda melhor, coloque um pouco de caldo de carne.
  • Geralmente deixo que o ragu fique bem denso (conforme a foto) para servir, mas acho que com o tempo cada um pode achar o seu ponto preferido.

Costela de boi na panela de pressão

Fiquei curioso ao saber que era possível preparar costela de boi na panela de pressão ao invés de cozinhá-la no forno por horas. Acabei seguindo a receita básica que me passaram com algumas pequenas alterações… 

Ingredientes
  • 2kg de costela de boi sem muita gordura (pode estar com osso);
  • 1kg de linguiça calabresa;
  • 2 cebolas grandes;
  • 2 tabletes de caldo (carne, costela ou calabresa);

Etapas
  • Corte as cebolas em rodelas e a linguiça em rodelas pequenas ou então ao meio no sentido longitudinal;
  • Monte na panela de pressão (a minha em 6L) camadas de rodelas de cebola, pedaços de costela, rodelas de linguiça e por fim esfarele o tablete de caldo por cima. Em geral dá para montar 2 camadas;
  • Leve ao fogo alto até pegar pressão e depois diminua para fogo baixo;
  • Deixe cozinhar por cerca de 50 minutos a 1 hora;
Ao abrir a panela depois de 60 minutos, a carne estava com uma aparência muito boa e pronta para servir…

Não foi necessário acertar o sal e pimenta, pois a linguiça já estava bem temperada.


No fundo da panela havia uma mistura de gordura, cebola e caldo de carne. Separei os pedaços de carne e linguiça e, como não tive coragem de jogar fora aquele caldo, acabei colocando um pouco de farinha de trigo para engrossar e levei ao fogo. Ficou um molho muito gostoso que acabei servindo por cima dos pedaços de costela.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...