quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Brigadeiro de capim santo (ou capim limão)

Verde, saboroso e refrescante !!! Realmente este brigadeiro é diferente de tudo que já havia experimentado.
Na primeira vez que fiz, pedi para que várias pessoas experimentassem sem dizer o que era. Muitos acharam que era de limão mas também chutaram: hortelã, menta e até mesmo abacaxi. Realmente o sabor é diferente mas lembra o limão e a erva cidreira.

Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado;
  • 20g a 50g de capim limão (ou capim santo);
  • 1 colher de manteiga ou margarina sem sal;
  • 100ml a 150ml de leite (se usar mais capim, use mais leite);
  • Açúcar colorido verde.

Etapas
  • Corte o capim em pedaços pequenos (1 a 2 cm) e bata com o leite no liquidificador;
  • Coe a mistura apertando bem pois este capim parece segurar bastante líquido. O resultado será um leite “verde”;
  • Em um panela, coloque a manteiga, o leite condensado, o leite “verde” e leve ao fogo baixo;
  • Mexa sempre para não grudar no fundo e deixe no fogo até conseguir o ponto do brigadeiro, quando desgruda do fundo (se ficar com dúvida a vídeos no youtube que mostram o ponto). No meu caso, demorou uns 15 minutos;
  • Retire do fogo e deixe esfriar;
  • Leve a geladeira para que fique mais fácil de enrolar no açúcar colorido.

Na receita da foto usei 100ml de leite e 20g de capim santo.


 

domingo, 29 de agosto de 2010

Ragú Bolognese

Massa a bolonhesa (Bolognese) talvez seja o meu prato predileto ao lado de Strogonoff. Gosto desde versões mais simples como também das mais elaboradas, como esta da receita. 

Ingredientes

  • 500g de carne bovina moída (patinho ou coxão mole);
  • 500g de carne suína moída (lombo ou pernil);
  • 1 cebola grande picada;
  • 50g de bacon picado;
  • 1 cenoura picada;
  • 1 talo de salsão picado;
  • 200ml de vinho tinto;
  • 50g de manteiga sem sal;
  • 400g de tomate (1 lata);
  • 1 lata pequena de extrato concentrado (tipo elefante);
  • Sal e pimenta a gosto.

Etapas

  • Em uma panela média, refogue na manteiga a cenoura, a cebola, o bacon e o salsão até que fiquem macios (10 a 15 minutos);
  • Acrescente as carnes e deixe até que fiquem douradas;
  • Coloque então o vinho e deixe reduzir um pouco;
  • Junte então os tomates e o extrato e deixe cozinhar por no mínimo 30 minutos até que o ragu fique mais denso;
  • Durante este processo, acerte o sal e pimenta;
  • Se achar que ficou muito denso, coloque um pouco de água ou ainda melhor, coloque um pouco de caldo de carne.
  • Geralmente deixo que o ragu fique bem denso (conforme a foto) para servir, mas acho que com o tempo cada um pode achar o seu ponto preferido.

Costela de boi na panela de pressão

Fiquei curioso ao saber que era possível preparar costela de boi na panela de pressão ao invés de cozinhá-la no forno por horas. Acabei seguindo a receita básica que me passaram com algumas pequenas alterações… 

Ingredientes
  • 2kg de costela de boi sem muita gordura (pode estar com osso);
  • 1kg de linguiça calabresa;
  • 2 cebolas grandes;
  • 2 tabletes de caldo (carne, costela ou calabresa);

Etapas
  • Corte as cebolas em rodelas e a linguiça em rodelas pequenas ou então ao meio no sentido longitudinal;
  • Monte na panela de pressão (a minha em 6L) camadas de rodelas de cebola, pedaços de costela, rodelas de linguiça e por fim esfarele o tablete de caldo por cima. Em geral dá para montar 2 camadas;
  • Leve ao fogo alto até pegar pressão e depois diminua para fogo baixo;
  • Deixe cozinhar por cerca de 50 minutos a 1 hora;
Ao abrir a panela depois de 60 minutos, a carne estava com uma aparência muito boa e pronta para servir…

Não foi necessário acertar o sal e pimenta, pois a linguiça já estava bem temperada.


No fundo da panela havia uma mistura de gordura, cebola e caldo de carne. Separei os pedaços de carne e linguiça e, como não tive coragem de jogar fora aquele caldo, acabei colocando um pouco de farinha de trigo para engrossar e levei ao fogo. Ficou um molho muito gostoso que acabei servindo por cima dos pedaços de costela.

Ervilha torta com molho de tomate

Esta receita lembra muito a ervilha com molho de tomate que a minha avó e tia-avó faziam… e o melhor é que é rápido de fazer.


Ingredientes

  • 2 colheres de manteiga sem sal;
  • 2 dentes de alho esmagados;
  • 1 cebola pequena picada finamente;
  • 250g de vagens de ervilhas tortas;
  • 1 lata de extrato de tomate;
  • A mesma medida (lata de tomate) de água;
  • Sal e pimenta a gosto.

Preparo

  • Em uma panela, refogue o alho e a cebola na manteiga;
  • Coloque em seguida as vagens e refogue até que fiquem mais macios;
  • Por fim, coloque o extrato de tomate e água e deixe o molho apurar;
  • Se necessário, acerte a acidez do molho com açúcar ou ketchup;
  • Acerte o sal e a pimenta;
  • Quando o molho estiver no ponto ponto desejado (eu sempre deixo eles mais grosso) retire do fogo e sirva.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Bolo de maçã - talvez o melhor do mundo !!!

Nesta semana recebi uma receita super simples de bolo de maça de uma amiga (a Dedi) e, logo que li o seu delicioso depoimento, não resisti a tentação de experimentá-la…. 

“Esse bolo fica bem molhadinho por causa das maçãs picadas na massa, com um cheirinho de canela que domina a casa. No topo do bolo se forma uma casquinha açucarada que é uma delícia! Eu gosto muito de acrescentar nozes quebradas também, pra dar um crocante e, num dia de falta de maçãs, já usei pêras – ficou muito bom !!!”

A receita foi pega no Blog The Cookie Shop, mas parece que a original é da Martha Stewart.


Ingredientes
  • 1 1/3 xícaras de óleo vegetal;
  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de canela em pó (acabei usando uma colher de chá por recomendação da Dedi);
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (acabei usando 1 colher de sopa de fermento químico);
  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 3 ovos
  • 3 a 4 maçãs (a receita pede das Granny Smith, mas usei outra) descascadas, sem sementes e cortadas em cubinhos;
  • 1 xícara de nozes ou pecãs (opcional, mas fica muito bom);
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (esqueci de usar mas não comprometeu).

Etapas
  • Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma grande de buraco no meio, ou uma redonda de 25cm;
  • Peneira numa tigela grande a farinha, canela, bicarbonato e sal. Misture bem e reserve;
  • Na tigela da batedeira, coloque o óleo, os ovos e o açúcar;
  • Bata em velocidade alta até formar um creme amarelo claro;
  • Com a batedeira em velocidade média, vá acrescentando a mistura de farinha gradualmente, e bata somente até ficar homogêneo (Obs.: a massa fica bem grossa, portanto é bom mesmo colocar a farinha aos poucos);
  • Junte as maçãs picadas e as nozes, e misture com uma colher grande ou espátula;
  • Junte a baunilha e mexa bem;
  • Transfira a massa para a forma preparada e asse até que um palito saia seco quando espetado no centro do bolo (de 50 minutos a 1 hora, acabei deixando 50minutos com o forno ligado e mais 10 minutos com o forno desligado);
  • Retire do forno e deixe amornar. Desenforme e vire o bolo de cabeça para cima. Deixe esfriar completamente para servir.
Obs.1: Fiz uma segunda vez esta receita, agora com as maças Granny Smith, e por incrível que pareça o resultado fica diferente. O recheio fica ainda mais molhado, quase um creme. Gostoso mas diferente !!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...