sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Risoto Funghi

Este risoto é simples e gostoso de fazer....


Ingredientes

  • 60g de manteiga sem sal;
  • 50g de funghi secci italiano;
  • 4 tabletes de caldo de galinha dissolvidos em 2 de água;
  • 1 cebola média picada finamente;
  • 2 xícaras de arroz para risoto;
  • 1/2 copo de vinho tinto (120ml);
  • 1 xícara de queijo parmesão ralado;
  • Pimenta do reino (moída na hora) e sal a gosto.

Etapas

  • Em uma vasilha, coloque o funghi na água para reidratar por cerca de 20 minutos. Retire o funghi, corte-o em pedaços e reserve;
  • Em uma panela, deixe a água com os tabletes de caldo de galinha fervendo para podermos usar o caldo sempre quente;
  • Em uma panela grande, refogue a cebola em metade da manteiga até que comece a ficar dourada;
  • Adicione o funghi picado e refogue por alguns minutos. Junte o arroz e deixe-o fritar com a cebola e o funghi, mexendo sempre por cerca de 2 minutos;
  • Coloque o vinho tinto na panela e cozinhe o arroz no vinho até evaporar;
  • A partir deste instante, vá colocando o caldo quente no arroz, aos poucos, sempre que o arroz for secando. Lembre-se de mexer de vez em quando para não deixar grudar no fundo da panela;
  • Além do caldo de galinha, você pode também usar um pouco da água usada para reidratar o funghi, lembrando de colocá-la quente no risoto;
  • Enquanto o arroz vai cozinhando, aproveite para acertar o sal e a pimenta;
  • Depois de 20 a 25 minutos do início, o arroz deve já estar al dente. O ideal é ir experimentando até chegar perto do ponto ideal;
  • Por fim, junte o queijo parmesão e o restante da manteiga, mexendo bem para deixar o risoto homogêneo;
  • Quando o arroz já estiver no ponto (no meu caso, al dente e úmido já que gosto do risoto mais cremoso), desligue o fogo, transfira o risoto para uma tigela e sirva-o ainda quente.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Crepe Suzette


É doce, muito doce; dá um bom trabalho fazer, mas fica bem gostoso….


Ingredientes (Crepe)

  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 3 ovos;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal derretida;
  • 1 colher de chá de rum;
  • 1 colher de chá de Cointreau.

Ingredientes (Calda)

  • 500ml de suco de laranja (se quiser fazer algo diferente, troque a laranja por tangerina);
  • 1 xícara de açúcar;
  • Cointreau a gosto.

Preparo (Crepe)

  • Bater tudo no liquidificador;
  • Assar os crepes no tamanho de um prato de sobremesa. Eu não consigo usar uma frigideira para isto, portando uso uma crepeira, o que torna esta tarefa muito mais fácil !!!
Obs.: A receita original não pede leite na massa, mas acabei colocando um pouco para conseguir tirar a mistura do liquidificador, talvez meio copo - 100ml.


Preparo (Calda)

  • Ferver a laranja e o açúcar até reduzir a metade.

Preparo (Finalização)

  • Colocar na frigideira uma colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de açúcar;
  • Depois que os dois se misturaram, acrescente um pouco da calda na frigideira;
  • Coloque o Cointreau (uma boa porção) e, se quiser impressionar alguém, flambe a mistura virando um pouco a frigideira no fogo. Flambar não altera o sabor;
  • Depois de ferver, coloque os crepes já dobrados ao meio e regue-os com a calda até que comecem a absorver-la;
  • Dobre o crepe mais uma vez, deixe absorver um pouco mais a calda e retire da frigideira;
  • Sirva-o ainda quente com sorvete de creme (baunilha), pois ao esfriar a calda carameliza e fica dura.
Quem experimenta, pede mais !!!!

domingo, 11 de julho de 2010

Pesto Genovês

Sempre gostei de molho ao pesto, mas nunca havia tentado fazer o meu próprio. Dá um pouco de trabalho, fica gostoso mas ainda prefiro o Pesto Barilla, é bem divertido e o perfume que cada ingrediente libera é compensador.



Ingredientes

  • 2 dentes de alho esmagados;
  • 1 colher (chá) de sal grosso;
  • 1 maço de manjericão (mais ou menos 30 a 50g);
  • 30g de pinoles tostados;
  • 50g de queijo pecorino ralado;
  • 120ml de azeite.

Etapas

  • Em um almofariz (não sabia que tinha este nome), amasse o alho e o sal grosso;
  • Na sequência, amasse as folhas de manjericão, aos poucos, com movimentos rotatórios;
  • Depois amasse os pinoles e o queijo pecorino;
  • Por fim, acrescente o azeite na massa e misture bem para ficar um molho homogêneo.
Agora que o molho está pronto, misture-o a uma massa ou, se quiser algo mais desafiador, veja a receita de Risoto ao Pesto com Bacalhau ou ainda o Risoto ao Pesto com tomate cereja confitado e queijo coalho grelhado !!!!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Spaguetti com camarão ao molho de tomate e perfume de limão siciliano

Esta foi a minha tentativa de fazer um prato semelhante ao que comemos no restaurante Due Cuochi. Não me lembro do nome correto e aparentemente este prato não existe na unidade do Itaim, somente no Shopping Cidade Jardim, mas a combinação de ingredientes é muito saborosa.


Trata-se de um spaguetti ao dente, com molho ao sugo, folhas de rúcula, camarões grelhados em um molho saboroso com perfume de limão siciliano.

Sem saber ao certo a receita, tive que improvisar.
  • Fervi o spaguetti até que ficasse ao dente. Escorri a água e reservei;
  • Preparei o molho ao sugo bem simples conforme a receita no final do texto;
  • Fritei os camarões com um pouco de óleo, 50g de manteiga, 1/2 xícara de salsinha picada e suco de meio limão siciliano. Cuidado para não deixar o camarão muito tempo para não ficar duro;
  • Montei o prato com a massa, um pouco de molho ao sugo, as folhas de rúcula e 6 camarões;
  • Para finalizar, usei o molho que sobrou da fritura (óleo, manteiga, limão e salsicha) em cima da rúcula.
Ficou maravilhoso !!!

Molho ao Sugo (normalmente faço para os meus sobrinhos)…
  • Bater no liquidificador uma cenoura e o conteúdo de uma lata de tomates (geralmente 400g). Se tiver sem pele e sem semente, melhor.
  • Refogar no azeite ou manteiga sem sal, 1 cebola média bem picada;
  • Em seguida, despejar os tomates batidos na panela e deixar cozinhar no fogo baixo por cerca de 30 minutos, ou até o molho apurar;
  • Acerte o sal e pimenta a gosto;
  • Se necessário, retire a acidez com um pouco de açúcar ou mel;
  • Se gostar de manjericão, coloque alguns folhas frescas no molho para deixá-lo perfumado.

Costela de Porco no estilo Outback

Imagino que haja inúmeras formas de preparar costelas de porco ao forno, ainda mais no estilo do Outback, com molho barbecue. Mas a receita que testei ficou muito boa, pena que não cheguei a tempo na mesa para conseguir experimentar.


Ingredientes do molho barbecue

  • 1 colher de sopa de óleo;
  • 1 cebola pequena bem picada;
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo;
  • 1/2 xícara de vinagre branco;
  • 2 colheres de sopa de molho inglês;
  • 2 xícares de catchup;
  • 1 folha de louro;
  • 1 colher de sopa de pimenta chili;
  • 1/2 xícara de água;
  • sal e pimenta-do-reino a gosto.

Caso não esteja a fim de preparar o molho, compre pronto que deve dar na mesma. O que vale na receita é o desafio de fazer pela primeira vez !!!


Etapas do Molho

  • Em uma panela pequena, coloque o azeite e refogue as cebolas;
  • Em seguida, coloque o vinagre e dissolva o açúcar;
  • Na sequência todos os demais ingredientes: louro, catchup, chili, água e molho inglês, deixando pelo menos 10 minutos para o molho engrossar.

Etapas da Costela

  • Peguei uma costela de 1.5Kg congelada e coloquei em uma assadeira com água, levando ao fogo para descongelar;
  • Depois que descongelou, deixei a costela ferver por cerca de 15 minutos, pois me disseram que isto ajuda a deixar a costela mais macia;
  • Retirei a água da assadeira, cobri a costela com papel alumínio e levei ao forno pré-aquecido em 150º;
  • Depois de 40 minutos, retirei o papel alumínio e pincelei uma boa quantidade de molho barbecue na costela. Levei ao forno novamente, só que agora a 200º;
  • Depois de 10 minutos, virei a costela de lado e pincelei novamente o molho barbecue;
  • Repeti a operação acima (barbecue + 10  minutos) por mais 2 vezes até que a carne me pareceu no ponto;
  • Retirei do forno e logo servi….

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...