sábado, 15 de agosto de 2009

Sopa cremosa de alho

Se você não gosta de alho, vá direto para a próxima receita. Mas se você até que gosta, mas tem medo de ficar “cheirando” a alho, fique tranqüilo, pois quem come não corre risco, agora quem descasca o alho.....


Se você procura um jeito legal de descascar o alho, clique aqui. Dez segundos talvez seja pouco, mas no fim o resultado compensa e as mãos agradecem !!!



Ingredientes

  • 90g de manteiga sem sal
  • 2 cabeças de alho, com os dentes descascados (se quiser, pode usar alho já picado, mas terá que fazer a proporção meio no olho)
  • 2 cebolas médias picadas
  • 500g de batata, cortadas em cubo
  • 500ml de leite
  • 500ml de água com 2 tabletes de caldo de galinha dissolvidos
Preparo


  • Derreta metade da manteiga em uma panela, com fogo baixo a médio, e refogue o alho por cerca de 5 minutos ou até que fiquem dourados;
  • Junte as cebolas e refogue-as até que fiquem transparentes;
  • Junte as batatas em cubos e o restante da manteiga. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. (Não se esqueça de mexer de vez em quando para não deixar nada grudar no fundo)
  • Adicione por fim o leite e o caldo de galinha e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos até que a batata fique cozida.
  • Retire então do fogo e reduza tudo a um creme com o mixer. (é mais fácil que usar o liquidificador).
  • Passe o creme em uma peneira e volte para o fogo para deixá-lo quente.
  • Acerte o sal e pimenta a gosto e pronto, é só servir.
Aprecie sem medo de ficar conversando com o alho a noite toda ;-)

sábado, 25 de julho de 2009

Creme de tomate

Com o início do Inverno, comecei com a temporada de sopas e cremes. Uma das minhas prediletas é o Creme de Tomate. Vamos a receita…


Ingredientes

  • 1 1/2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola grande picada ou em rodelas
  • 3 dentes de alho picado ou esmagado
  • 1/2 xícara de folhas de manjericão fresco
  • 1 folha de louro
  • 1 colher de chá de tomilho
  • 1 lata de extrato de tomate Elefante (a pequena)
  • 1 kg de tomates cortados em 4 partes (quanto mais maduros melhor, ou podemos usar também os tomates de lata)
  • 300 ml de água com 1 tablete de caldo de galinha (dissolver o tablete na água quente)
  • 100 ml de natas
  • Um pitada de açúcar para tirar a acidez do tomate (se precisar)
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Etapas

  • Aqueça o azeite em uma panela e cozinhe as cebolas em fogo médio por 3 minutos para deixá-las macias;
  • Junte o alho, o manjericão, o tomilho, o louro, a poupa de tomate, o tomate cortado e o caldo de galinha. Tempere com sal e pimenta;
  • Assim que começar a ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos;
  • Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e use o mixer para transformar tudo em um creme;
  • Passe o creme em uma peneira fina, colocando o resultado na panela novamente;
  • Coloque então as natas e ponha o creme para aquecer novamente;
  • Acerte o sal e pimenta e sirva o creme quente.
O creme fica suave, com textura “aveludada” das natas e bem saboroso.

domingo, 5 de julho de 2009

Pão Australiano

Desde que vi esta receita na internet (no site Cinara´s place) fiquei com vontade de testar, apesar de não ter a famosa máquina de pão usada.


 Ingredientes
  • 1 1/4 xícara de água morna
  • Corante alimentício marrom (opcional - Não acho que precise, pois o pão já fica marrom)
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 1/2 xícara de melado (troquei o melado por mel na mesma quantidade)
  • 1 3/4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de farinha de centeio
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de glúten (não coloquei)
  • 1 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco (acabei usando aqueles pacotes de 10g que equivale a 2 tabletes do fermento fresco)
  • Fubá para polvilhar

Etapas
  • Misture primeiro o fermento biológico, com um pouco de farinha (1/2 xícara), açúcar e agua morna, fazendo uma espécie de mingau já na bacia que será usada na batedeira. (Se preferir, pode misturar tudo na mão mesmo, mas será um trabalho intenso, porém gostoso, por cerca de 10 minutos).
  • Na sequência, coloque os demais ingredientes aos poucos, já com a batederia ligada, deixando as farinhas para o final.
  • Depois que a massa já estiver bem homogênea, povilhe uma superfície lisa (granito) com um pouco de farinha, e termine de misturar a massa na mão mesmo até que ela não fique grudando nos dedos.
  • Corte então a massa em 4 pedaços para montar 4 pães (ou em quantos quiser, dependendo do tamanho que desejar os pães).
  • Povilhe agora um pouco de fubá na superfície lisa, molhe um pouco as mãos para umedecer os pães e role-os em cima do fubá.
  • Unte uma forma (ou mais) com manteiga e coloque os pães para descansar por 3 horas (eles não costumam crescer muito fora do forno).
  • Para assar, pré-aqueça o forno e asse os pães em 180° C por 35 a 40 minutos (isto depende muito de forno para forno, no meu a primeira vez que fiz queimei o pão com pouco mais de 30 minutos a 180° C).
Para servir, deixe os pães esfriarem um pouco, mas sirva-os quente. Ele fica maravilhoso com manteiga em cima !!!! Na segunda vez que fiz, também não coloquei o Glutén, mas testei colocar um pouco de bicarbonato de sódio e os pães cresceram mais e ficaram mais macios.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Turducken

Não dá para dizer que o Turducken seja uma tradição americana, porém somente lá é possível achar uma coisa assim. Vocês devem estar se perguntando, afinal o que é Turducken ??? Posso dizer que o próprio nome já dá uma pista muito boa: Turducken = Turkey + Duck + Chicken.


Imaginem um frango recheado, que serve de recheio para um pato, que por sua vez serve de recheio para um peru !!! Isto mesmo, é um peru que tem um pato dentro com um recheio de frango.


Parece bem confuso, mas veja o video abaixo e entenda melhor como o mesmo é montado.


Qual será a próxima invenção ? Talvez colocar o Turducken como recheio de um leitão ? :-)


segunda-feira, 15 de junho de 2009

Medalhão com crosta de pistache e risoto de queijo de cabra

Quando vi esta receita em uma revista, fiquei com agua na boca, mas como não tinha lombo de cordeiro e mais do que 2 pessoas para o almoço, tive que adaptar a mesma. Não irei dizer que ficou uma delícia, mas espero os comentários no blog de quem comeu !!!

Filé mignon com crosta de pistache
  • 1.4 kgs de medalhões de filé mignon;
  • 3 colheres de manteiga sem sal (para a crosta) e mais um pouco para selar a carne;
  • 75g de pistache sem casca moído;
  • 40g de queijo parmesão ralado;
  • 2 fatias de pão de forma sem casca;
  • Pimenta do reino branca (moída na hora) e sal a gosto.
Risoto
  • Use a receita base do risoto de gorgonzola, menos a parte do queijo (obviamente);
  • 120g de queijo de cabra (chevre) picado em pedaços pequenos;
Etapas
  • Tempere os medalhões com sal e pimenta a gosto;
  • Em uma frigideira, coloque um pouco de manteiga para selar a carne;
  • Para preparar a crosta, junte o pistache, o pão, o queijo e a manteiga e processe tudo junto ou misture na mão mesmo. Se estiver difícil (muito seco), coloque um pouco mais de manteiga;
  • Coloque os medalhões selados em uma travessa, espalhe a mistura de pistache sobre cada um e leve ao forno pré-aquecido para dourar a crosta. Cuidado para não queimar, a idéia é deixar pouquíssimo tempo mesmo;
  • Para o risoto, siga a receita do risoto de gorgonzola, colocando o queijo de cabra no lugar do gorgonzola, somente no final;

Observações
  • Para selar a carne, costumo deixar 2 a 3 minutos de cada lado sem apertar ou ficar mexendo.
  • Na foto abaixo, eu deixei a crosta queimar um pouco, não comprometeu o gosto, mas cuidado com as conversas enquanto cozinha !!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...