domingo, 14 de junho de 2009

Risoto Gorgonzola

Muita gente tem medo de fazer risoto até o primeiro dia que tenta. Depois disto, alguns desistem de vez e outros começam a querer inovar, pois a receita básica é muito simples e o gostoso é descobrir novos sabores. Um risoto muito fácil de fazer é o de Gorgonzola e decidi começar a série de risotos com este.

Ingredientes
  • 2l de caldo de galinha (se não tiver pronto, dá para usar 3 tabletes de caldo de galinha dissolvidos em 2l de água);
  • Azeite;
  • 1 cebola pequena picada;
  • 1,5 xícaras de arroz para risoto (normalmente arroz arbório, mas dá para usar o Roma ou Carnaroli);
  • 1 copo de vinho branco seco (240ml);
  • 1 xícara de gorgonzola picado (De 120g a 150g);
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
  • Pimenta do reino branca (moída na hora) e sal a gosto.

Etapas
  • Em uma panela, deixe a água com os tabletes de caldo de galinha fervendo para podermos usar o caldo sempre quente;
  • Em uma panela grande, refogue a cebola com um pouco de azeite até que a mesma comece a ficar dourada;
  • Junte o arroz e deixe-o fritar com a cebola, mexendo sempre (este é o grande segredo) por cerca de 2 minutos;
  • Coloque o vinho branco na panela e cozinhe o arroz no vinho até evaporar;
  • A partir deste instante, vá colocando o caldo quente no arroz, aos poucos, sempre que o arroz for secando. Lembre-se de mexer de vez em quando para não deixar grudar no fundo da panela;
  • Enquanto o arroz vai cozinhando, aproveite para acertar o sal e a pimenta;
  • Depois de 20 a 25 minutos do início, o arroz deve já estar al dente. O ideal é ir experimentando até chegar perto do ponto ideal;
  • Por fim, junte o queijo gorgonzola, a manteiga e um pouco do caldo, mexendo bem para deixar o risoto homogêneo;
  • Quando o arroz já estiver no ponto (no meu caso, al dente e úmido já que gosto do risoto mais cremoso), desligue o fogo, transfira o risoto para uma tigela e sirva-o ainda quente.

Observações

Dá para usar o queijo roquefort ao invés de gorgonzola, mas o sabor fica muito mais forte portanto, CUIDADO !!!

Na falta de vinho branco já usei champagne seco, fica muito bom também.

É importante não deixar o arroz na panela, pois ele continuará a cozinhar com o calor e poderá ficar uma papa.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Mousse de chocolate branco

Mousse de chocolate branco é uma das minhas sobremesas prediletas e por muito tempo, relutei em testar qualquer receita por achar que não chegaria nem aos pés da mousse do Amor aos Pedaços. Porém, testei esta receita e gostei bastante do resultado.

Ingredientes
  • 250g de chocolate branco picado (Garoto ou Galak);
  • 2 colheres de sopa de manteiga (sem sal);
  • 2 claras;
  • 2 colheres de sopa de rum;
  • 1 xícara e 1/2 de creme de leite fresco;
  • 2 colheres de sopa de açúcar.

Etapas
  • Derreta o chocolate branco em banho maria com a manteiga e 1/2 xícara de creme de leite.
  • Quando começar a derreter, misture o rum e mexa até obter um creme homogêneo. Na seqüência desligue o fogo e reserve.
  • Enquanto o chocolate derrete, basta o restante do creme de leite (1 xícara) até obter picos firmes (praticamente chantilly).
  • Bata as claras em neve até obter os picos moles. Acrescente o açúcar aos poucos e continue batendo até que obtenha picos firmes e brilhantes.
  • Adiciona o creme de chocolate ao creme de leite batido, misturando bem.
  • Depois adicione o creme resultante, nas claras em neve, e mexa até tudo ficar homogêneo.
  • Coloque a mistura final em pequenas taças ou em um recipiente maior, passe um filme PVC e leve a geladeira por pelo menos 3 horas ou até que fique bem firme.

A receita original pedia 4 colheres de açúcar ao invés de 2, mas fica muitoooo doce. Para ficar mais bonito, é legal colocar chocolate branco ralado por cima antes de servir.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Tiramisú com Nespresso Ristretto

Tiramisú, depois de sorvete e musse de chocolate branco, talvez seja a minha sobremesa preferida. Normalmente faço em casa usando outra receita, mas quando vi esta em uma revista, com café Nespresso Ristreto, decidi testar, pois imaginei que era algo diferenciado.
Vamos a receita…



Ingredientes
  • 4 cápsulas de Ristretto - deve dar algo perto de 200 a 250ml de café. Se preferir outro sabor, fique a vontade :-)
  • 250g de queijo mascarpone;
  • 2 ovos;
  • 4 colheres de sopa de açúcar;
  • cacau ou chocolate amargo em pó - de preferência cacau;
  • 8 bolachas de biscoito champagne.

Etapas
  • Separe a gema da clara dos 2 ovos e bata as claras em neve.
  • Misture as gemas com o açúcar até que fique bem homogênea. Coloque o açúcar aos poucos para ficar mais fácil de misturar.
  • Adicione o queijo mascarpone à gema com açúcar, misturando bem.
  • Por fim, misture as claras em neve até obter um creme homogêneo.
  • Faça o café das cápsulas e coloque-o dentro de um recipiente onde seja possível você mergulhar os biscoitos.
  • Mergulhe os biscoitos um a um e tome cuidado para não deixar imerso por muito tempo, ao ponto dele desmanchar, e nem pouco tempo, evitando que ele fique seco por dentro. Fica mais fácil você quebrar o biscoito ao meio antes de mergulhar para acompanhar se está ficando úmido por dentro ou não.
  • Peque uma taça de sobremesa, tipo tulipa, e alterne uma camada de biscoito com o creme.
  • Leve a geladeira por pelo menos 1 hora.
  • Quando for servir, polvilhe o cacau em pó em cima usando uma peneira pequena para ficar com a aparência bem legal. Não polvilhe antes de servir, pois o cacau ficará úmido em contato com o creme deixando-o escuro.
A receita original era um pouco diferente, tinha gengibre doce (150g) que deveria ser fatiado e colocando entre o biscoito e o creme durante a montagem, mas como não achei onde comprar isto, decidi esquece-lo, mas o resultado ficou muito bom sem o gengibre.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Focaccia de cebola

Depois de uma tentativa não bem sucedida de fazer pão, conseguimos finalmente fazer uma focaccia maravilhosa, que foi motivo de discussão durante o almoço familiar de Domingo, já duvidaram que fôssemos nós os autores de tamanha proeza (por assim dizer).

Vamos a receita…
Ingredientes da massa
  • 400g de farinha de trigo
  • 30g de fermento biológico. Nós usamos um pacote de 10g de fermento seco que equivalia os 30g
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • 1/4 de xícara de chá de azeite
  • 1 ovo
  • 250ml (1 copo) de leite morno para quente
  • 2 cebola roxas pequenas, 1 cortada em anéis para a decoração e 1 picada para o recheio
  • algumas folhas de sálvia para a decoração
  • sal grosso, pouco para a decoração


Etapas
  • Mesmo usando fermento biológico, há formas diversas de iniciar a sua mistura com o resto dos ingredientes. Como usei o fermento biológico em pó, comecei misturando ele com o açúcar, um pouco de farinha de trigo e um pouco de leite morno.
  • Depois de formar um mingau, misturei o resto dos ingredientes: sal, azeite, ovo e o resto do leite e da farinha, e bati tudo em batedeira. Se você estiver com bastante disposição, pode misturar tudo na mão por 10 minutos. Obs.: Vá adicionando a farinha aos poucos, fica bem mais fácil.
  • Quando já estiver bem homogênea, deixe a massa descansar em um recipiente untado com óleo, para não grudar, por cerca de 3 horas ou até dobrar de tamanho.
  • Em seguida, abra a massa em uma superfície lisa polvilhada com farinha, para não grudar, e misture a massa a cebola picada.
  • Depois de misturar bem o recheio, pegue uma forma, unte com óleo, e abra a massa nela deixando-a descansa por cerca de 30 minutos ou até crescer um pouco mais.
  • Depois da massa crescer e estiver com a consistência de um travesseiro quando apertada com o dedo, faça covinhas nela com o próprio dedo e vamos iniciar a decoração.
  • Pincele um pouco de óleo sobre a massa, espalhe o sal grosso, os anéis de cebola e as folhas de sálvia.
  • Leve para a assar em um forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos ou até começar a ficar com a superfície mais corada, semelhante a pão assado.
  • Retire do forno e deixe esfriar um pouco em alguma superfície de metal.
  • Sirva quente mesmo ou a temperatura ambiente.
Se quiser usar sálvia seca em pó, misture um pouco na massa além de polvilhar a superfície após colocar os anéis de cebola.
  
Uma mudança que fica boa também é colocar um pouco de queijo parmesão no recheio junto a cebola picada ou polvilhá-lo em cima dos anéis de cebola para gratinar.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Casquinha de siri

Decidi fazer de entrada neste Domingo algo que nunca fizemos (Cris e eu) - casquinha de siri. Mas é impressionante a quantidade de receitas diferentes que encontramos na internet e em livros de culinária. Decidimos então juntar tudo o que havia de comum nelas, retirando o que não gostávamos muito, como por exemplo: leite de côco e pimentões.
O resultado ficou maravilhoso (pela opinião de quem experimentou)…
 
  
Ingredientes


  • 500g de carne de siri
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 75g de manteiga sem sal
  • Azeite (não medi, mas acho que foram 2 colheres de sopa)
  • Azeite de dende – 1 colher de chá
  • 1 lata de tomates sem pele (mais ou menos 4 tomates - 400g)
  • 75g de queijo parmesão ralado
  • 5 azeitonas pretas bem picadas
  • 2 pimentas malaguetas bem picadas (peguei 2 pequenas de um vidro de molho de pimenta)
  • 3 fatias de pão de forma sem casca
  • 1 copo de leite (ou o suficiente para deixar os pães bem molhados)
  • 1 pacotinho de creme de leite (200g)
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Para gratinar, o suficiente de parmesão ralado e farinha de rosca
Etapas
  
  • Coloque em uma panela a manteiga, o azeite, o azeite de dende e refogue a cebola e o alho. Assim que a cebola já estiver dourada, coloque a carne de siri e deixe fritar em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Lembre-se de mexer de vez em quando para não queimar.
  • Bata os tomates no mixer e adicione à mistura, deixando-os cozinhar por 10 à 15 minutos ou até que a mistura esteja homogênea.
  • Enquanto os tomates estão cozinhando, coloque as fatias de pão no leite e deixe descansar. Quando já estiverem bem úmidas, bata tudo no mixer. Vocês verão que o pão irá desaparecer !!!
  • Acrescente agora o queijo parmesão ralado, a pimenta malagueta, as azeitonas picadas, mexendo bem sempre para deixar tudo homogêneo e garantir que não queime.
  • Em seguida, coloque o leite com o pão batido e mexa até que a mistura fique mais grossa e homogênea.
  • Quando a mistura estiver bem densa, coloque o creme de leite e deixe no fogo por mais de 3 minutos e desligue o fogo.
  • Coloque a mistura nas casquinhas, polvilhe a farinha de rosca e queijo parmesão ralado e leve ao forno, somente na hora de servir, por cerca de 10 minutos ou até a casquinhas estiverem gratinadas.
  • Detalhe - O forno deve estar pré-aquecido em temperatura média-alta (180C). Esta receita rende cerca de 15 porções.
   
Espero que gostem e melhorem…
Se quiserem deixar o recheio com uma consistência mais densa, troque a lata de tomates por uma lata de extrato de tomate elefante (mais concentrado), use somente 1/2 de um copo de leite para dissolver o pão e coloque o creme de leite aos poucos até chegar ao ponto que desejem.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...