Mostrando postagens com marcador Doces. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Doces. Mostrar todas as postagens

domingo, 18 de setembro de 2011

Pastel de Belém (ou Nata)

Ainda no site da Arosa, vi que existem discos de massa folhada que poderiam ser usados para fazer, entre outras coisas, Pastéis de Belém. Na verdade, Pastéis de Nata, pois somente aqueles feitos na confeitaria de Belém (bairro de Lisboa) podem receber tal denominação. Me animei para tentar...

Pastéis de Bélem/Nata

Achar a receita mais parecida com a do pastel de Belém é uma tarefa difícil, pois de acordo com alguns documentários que vi, somente 3 pessoas conhecem a receita correta da massa e do recheio, que são feitos em uma sala isolada chamada "Oficina do Segredo", desde 1837. Acabei mesclando algumas receitas de recheio para a primeira tentativa.

No caso da massa, optei por usar os discos prontos, já que a forma tradicional é um pouco mais trabalhosa: fazer um rocambole de massa folhada; cortar fatias de 1 cm mais ou menos; colocar a fatia no fundo da forma de empada e com os dedos esticar a massa até as bordas, deixando o fundo mais fino e as bordas mais grossas.


Ingredientes (16 unidades)
  • 16 discos de massa folhada número 8 da Arosa;
  • 250 ml de creme de leite;
  • 100g de açucar;
  • 4 gemas;
  • 1 colher de chá de farinha de trigo;
  • 1 colher de chá de amigo de milho (maizena);
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 1 pau de canela;
  • raspas de 1 limão siciliano;
  • manteiga sem sal para untar as forma de empada;
  • Canela e açúcar de confeiteiro a gosto para servir.

Etapas
  • Unte com manteiga as forma de empada e coloque o disco de massa sobre o mesmo. No fundo, faça pequenos furos com um garfo para que a massa não levante o recheio (dica da Arosa);
  • Misture o creme de leite, o açúcar e as gemas em um recipiente que possa ir em banho maria;
  • Já em banho maria, adicionar a farinha, o amido, a baunilha e a canela. Mexa com um fuet até que fique um pouco mais grosso, cerca de 10 minutos. Detalhe: o creme continua bastante líquido quando quente;
  • Retire do fogo, remova o pau de canela e acrescente as raspas de limão siciliano;
  • Misture as raspas e encha as formas de empada com o creme quase até o topo;
  • Leve para assar em forno quente (250ºC) pré-aquecido até que a massa fique estufada e corada. Acho que de 10 a 15 minutos, é bem rápido !!!
  • Sirva ainda quente (de preferência) ou a temperatura ambiente, com um pouco de canela e açúcar de confeiteiro por cima.
Assar os pastéis em alta temperatura parece ser um dos segredos, pois tentei a 180ºC e o resultado não foi o mesmo.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Bolo 3 Leites

Os fãs de Bem Casado vão se interessar por esta receita, pois o sabor é muito semelhante. Alguns acreditam até que tenha doce de leite, mas na verdade é muito leite com muito doce. Se você está de regime, pare a leitura por aqui e não veja a foto no fim do texto ! De forma alguma irei me responsabilizar por uma quebra de promessa ;-)

Para o pão de ló
  • 5 ovos;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo.
Para a calda
  • 1/2 xícara de açúcar;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 late de creme de leite (sem soro);
  • 2 latas (de medida) de leite integral.
Etapas
  • Comece untando uma assadeira retangular média com margarina\manteiga e farinha e ligue o forno em 180ºC;
  • Para fazer o pão de ló, bata os ovos com o açúcar na batedeira até que o volume aumente bastante e o creme esteja bem fofo - 10 minutos devem ser suficientes;
  • De preferência, passe o creme de ovos para uma tigela larga (bowl) e acrescente a farinha aos poucos usando uma peneira. Se você jogar a farinha direto, a massa pode abaixar;
  • Misture a farinha com cuidado usando uma colher vazada (tipo escumadeira) para evitar que o creme abaixe. Caso não tenha, pode usar um pão duro ou uma colher grande com cuidado;
  • Transfira a massa para a assadeira e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos;
  • Enquanto a massa está no forno, vamos fazer a calda. Leve ao fogo uma panela com o açúcar;
  • Assim que derreter e formar um caramelo, jogue o leite condensado, o creme de leite e o leite. O caramelo irá ficar duro mas aos poucos irá dissolver. Jogue o leite condensado primeiro para não espirar muito líquido;
  • Assim que a mistura de leite ferver e não houver nenhum caramelo visível, retire do fogo e reserve;
  • Depois de 30 minutos de forno, retire o pão de ló e ainda quente faça cortes transversais e longitudinais, separando os pedaços que irão ser servidos;
  • Jogue a calda por cima com cuidado e deixe esfriar.
O bolo pode ser servido quente mas é muito melhor serví-lo bem gelado....


domingo, 27 de fevereiro de 2011

Babá ao rum

Se eu tivesse que aprender a fazer somente uma sobremesa com certeza seria esta… Babá ao rum. Não é complicada, é novidade para muita gente e ainda é uma das preferidas da Cris.

Já tinha tentando uma receita diferente, mas esta ficou bem melhor. Tomei como base a receita da Silvia Percussi que foi publicada na Revista Gosto de Fevereiro 2011, mas mudei a quantidade de algumas coisas. Não contei quantos bolinhos consegui fazer, mas acho que foi uma dúzia e meia…


Ingredientes
  • 2 tabletes de fermento fresco (30g);
  • 440g de farinha de trigo;
  • 60g de açúcar;
  • Uma pitada de sal;
  • 6 ovos inteiros;
  • 150g de manteiga sem sal derretida;
  • 2 colheres de sopa de água;
  • 850ml de água e 150ml de rum;
  • 400g de açúcar para calda;
  • Casca de 1 limão siciliano.
Etapas
  • Misture o fermento, com um pouco de farinha, a pitada de sal, um pouco de açúcar e as 2 colheres de água;
  • Deixe crescer um pouco e em seguida acrescente o restante da farinha, do açúcar, os 6 ovos inteiros e a manteiga. O ideal é colocar um de cada vez e trabalhando a massa para que fique bem homogênea e elástica;
  • Cubra a massa e deixe crescer até que dobre o volume;
  • Encha as forminhas de massa (usei formas de alumínio e silicone para cupcake) com apenas 1/3 do volume. Fica mais fácil trabalhar com 2 colheres para encher as forminhas, pois a massa é bem elástica;
  • Deixe a massa crescer novamente até que preencha a forma por completo e até sai um pouco ficando no formato de um cogumelo;

  • Leve ao forno pré-aquecido a 180º graus, até que fiquem assados com a superfície dourada. A receita original pedia 20 minutos de forno, mas com pouco mais de 10 achei que iria queimar se não tirasse.
  • Para a calda, leve a água, o rum, o açúcar e a casca de limão ao fogo médio. Mexa um pouco até que o açúcar tenha se dissolvido na água.
  • Deixe ferver por cerca de 15 à 20 minutos. Retire do fogo, descarte a casca do limão e deixe esfriar um pouco;
  • Faça furos com o garfo nas babás para que a calda penetre deixando o interior bem molhado;
  • Espere esfriar por completo e desenforme. Você pode servir assim mesmo ou ainda com um pouco de chantilly por cima.
Detalhes
  • Ficar banhando as babás com a calda esperando que fiquem úmidas por dentro através dos pequenos furos do garfo é um verdadeiro exercício de paciência. Acabei cortando um pouco da superfície, com cuidado para tampar novamente, como se fosse rechear o bolinho e com uma colher garanti que o interior ficasse bem molhado.
  • Desenformar as babás somente depois de banhá-las é uma grande dica. Fica mais fácil e mais limpo… pois a calda gruda bastante quando esfria.
  • Logo antes de servir, coloque um pouco de rum em cima da babá. Fica bem mais gostoso…

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Brigadeiro de morango (Bicho de pé) - versão 2

Resolvi começar o ano tentando uma nova receita de Bicho de Pé, desta vez com Quick Morango… Não tenho boas lembranças do Quick, acho que tomei tanto que acabei enjoando, mas como hoje prefiro Toddy ao Nescau, acredito que o nosso gosto\preferência evolui com a idade.


A Cris preferiu esta receita a primeira, onde usei gelatina de morango.  Mas o João, meu sobrinho, que adora morango, não gostou muito… Vou precisar de mais inputs para saber a melhor receita. 

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo;
  • 3 colheres de sopa de Quick morango;
  • Açúcar confeiteiro para o acabamento. 

Etapas

  • Dissolva a farinha no creme de leite;
  • Junte os demais ingredientes e leve ao fogo baixo;
  • Mexa bem até atingir o “famoso” ponto do brigadeiro, quando começa a desgrudar do fundo;
  • Retire do fogo e despeje o conteúdo em um outro recipiente para esfriar;
  • Ajuda bastante levar a geladeira para que fique fácil enrolar depois.
Assim que ficar mais duro, você pode escolher comer de colher (se estiver mais preguiçoso) ou tomar coragem para sujar as mãos e fazer vários docinhos redondos de sabor morango.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Rocambole de doce de leite

O Rocambole é com certeza uma das minhas sobremesas prediletas, a receita é simples mas ainda me atrapalho um pouco para enrolar (nada como a pratica, já que esta foi a minha segunda tentativa).


Ingredientes Pão-de-ló
  • 6 ovos;
  • 60g de farinha;
  • 60g de açúcar;
  • Doce de leite, o suficiente para espalhar bem;
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar.
Etapas
  • Bata os ovos e o açúcar na batedeira até que o volume aumente bastante (tipo 4 vezes);
  • Mova o creme para uma tigela e misture a farinha peneirada aos poucos, sem mexer muito para o creme não baixar;
  • Espalhe uma fina camada em um assadeira forrada com papel manteiga untado. Use uma espátula para espalhar bem tentando deixar a altura o mais homogênea possível;
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e asse por 5 a 8 minutos;
  • Polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro em um pano seco e vire o pão-de-ló em cima;
  • Retire o papel manteiga com cuidado e espalhe o doce de leite com uma espátula;
  • Chegou a hora de testar a sua habilidade manual !!! Enrole o rocambole, sem quebrar e o mais cilindrico possível;
  • Por fim, leve a geladeira e antes de servir polvilhe um pouco mais de açúcar em cima.
O papel manteiga deve ficar do tamanho exato do fundo da assadeira, pois se ficar com bordas, fica mais difícil tirar depois.

Minimerengues com banana e creme zabaione


Esta receita é da revista Prazeres da Mesa deste mês (Novembro), é um pouco trabalhosa mas o resultado agrada bastante ao paladar. Pena que o suspiro (ou merengue) da minha foto não ficou tão bonito quanto o da revista, mas já estou trabalhando nisto. 

Ingredientes Merengues (6 a 8 porções)

  • 3 claras grandes;
  • 175g de açúcar;

Ingredientes Creme Zabaione (de espumante !!!)

  • 120ml de creme de leite fresco batido em picos;
  • 4 colheres de sopa açúcar;
  • 4 gemas;
  • 6 colheres de sopa de espumante;
  • Banana prata cortada diagonalmente;
  • Suco de limão para banhar a banana (não usei, mas deve ficar bom);
  • folhas de hortelã para decorar. 

Etapas Merengue

  • Bata as claras com açúcar até que formem picos moles;
  • Espalhe 8 porções de suspiro em uma assadeira untada com papel manteiga e com as costa de uma colher, achate ligeiramente o meio para formar um ninho. É mais fácil fazer com uma colher menor;
  • Asse em forno pré-aquecido a 140ºC por 30 minutos;
  • Desligue o forno e deixe esfriar dentro do forno. Dá para fazer de um dia para o outro. 

Etapas Zabaione

  • Bata as gemas e o açúcar em uma tigela. Fica mais fácil colocar o açúcar aos poucos;
  • Quando tivermos um creme claro e fofo, acrescente o espumante, misture bem e leve ao banho maria sem encostar a parte de baixo na água;
  • Continue batendo com um fuet ou batedeira até que o creme fique denso;
  • Retire do fogo e deixe esfriar dentro da água;
  • Adicione o creme de leite batido, misture bem para ficar homogêneo e leve a geladeira por 1h30 pelo menos. 

Montagem

  • Em cada ninho de suspiro, coloque 2 fatias de banana e preencha com o Zabaione;
  • Decore com folhas de hortelã e sirva.

A mistura do Zabaione com a banana fica gostosa e o suspiro, apesar de quebradiço ficou legal. Acho que o Zabaione tradicional com vinho Marsala tem um gosto mais marcante já que com o espumante fica bem suave. Se preferir, acho que 4 colheres de sopa de Marsala devem ser suficiente.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Brigadeiro de capim santo (ou capim limão)

Verde, saboroso e refrescante !!! Realmente este brigadeiro é diferente de tudo que já havia experimentado.
Na primeira vez que fiz, pedi para que várias pessoas experimentassem sem dizer o que era. Muitos acharam que era de limão mas também chutaram: hortelã, menta e até mesmo abacaxi. Realmente o sabor é diferente mas lembra o limão e a erva cidreira.

Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado;
  • 20g a 50g de capim limão (ou capim santo);
  • 1 colher de manteiga ou margarina sem sal;
  • 100ml a 150ml de leite (se usar mais capim, use mais leite);
  • Açúcar colorido verde.

Etapas
  • Corte o capim em pedaços pequenos (1 a 2 cm) e bata com o leite no liquidificador;
  • Coe a mistura apertando bem pois este capim parece segurar bastante líquido. O resultado será um leite “verde”;
  • Em um panela, coloque a manteiga, o leite condensado, o leite “verde” e leve ao fogo baixo;
  • Mexa sempre para não grudar no fundo e deixe no fogo até conseguir o ponto do brigadeiro, quando desgruda do fundo (se ficar com dúvida a vídeos no youtube que mostram o ponto). No meu caso, demorou uns 15 minutos;
  • Retire do fogo e deixe esfriar;
  • Leve a geladeira para que fique mais fácil de enrolar no açúcar colorido.

Na receita da foto usei 100ml de leite e 20g de capim santo.


 

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Bolo de maçã - talvez o melhor do mundo !!!

Nesta semana recebi uma receita super simples de bolo de maça de uma amiga (a Dedi) e, logo que li o seu delicioso depoimento, não resisti a tentação de experimentá-la…. 

“Esse bolo fica bem molhadinho por causa das maçãs picadas na massa, com um cheirinho de canela que domina a casa. No topo do bolo se forma uma casquinha açucarada que é uma delícia! Eu gosto muito de acrescentar nozes quebradas também, pra dar um crocante e, num dia de falta de maçãs, já usei pêras – ficou muito bom !!!”

A receita foi pega no Blog The Cookie Shop, mas parece que a original é da Martha Stewart.


Ingredientes
  • 1 1/3 xícaras de óleo vegetal;
  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de canela em pó (acabei usando uma colher de chá por recomendação da Dedi);
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (acabei usando 1 colher de sopa de fermento químico);
  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 3 ovos
  • 3 a 4 maçãs (a receita pede das Granny Smith, mas usei outra) descascadas, sem sementes e cortadas em cubinhos;
  • 1 xícara de nozes ou pecãs (opcional, mas fica muito bom);
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (esqueci de usar mas não comprometeu).

Etapas
  • Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma grande de buraco no meio, ou uma redonda de 25cm;
  • Peneira numa tigela grande a farinha, canela, bicarbonato e sal. Misture bem e reserve;
  • Na tigela da batedeira, coloque o óleo, os ovos e o açúcar;
  • Bata em velocidade alta até formar um creme amarelo claro;
  • Com a batedeira em velocidade média, vá acrescentando a mistura de farinha gradualmente, e bata somente até ficar homogêneo (Obs.: a massa fica bem grossa, portanto é bom mesmo colocar a farinha aos poucos);
  • Junte as maçãs picadas e as nozes, e misture com uma colher grande ou espátula;
  • Junte a baunilha e mexa bem;
  • Transfira a massa para a forma preparada e asse até que um palito saia seco quando espetado no centro do bolo (de 50 minutos a 1 hora, acabei deixando 50minutos com o forno ligado e mais 10 minutos com o forno desligado);
  • Retire do forno e deixe amornar. Desenforme e vire o bolo de cabeça para cima. Deixe esfriar completamente para servir.
Obs.1: Fiz uma segunda vez esta receita, agora com as maças Granny Smith, e por incrível que pareça o resultado fica diferente. O recheio fica ainda mais molhado, quase um creme. Gostoso mas diferente !!!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Crepe Suzette


É doce, muito doce; dá um bom trabalho fazer, mas fica bem gostoso….


Ingredientes (Crepe)

  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 3 ovos;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal derretida;
  • 1 colher de chá de rum;
  • 1 colher de chá de Cointreau.

Ingredientes (Calda)

  • 500ml de suco de laranja (se quiser fazer algo diferente, troque a laranja por tangerina);
  • 1 xícara de açúcar;
  • Cointreau a gosto.

Preparo (Crepe)

  • Bater tudo no liquidificador;
  • Assar os crepes no tamanho de um prato de sobremesa. Eu não consigo usar uma frigideira para isto, portando uso uma crepeira, o que torna esta tarefa muito mais fácil !!!
Obs.: A receita original não pede leite na massa, mas acabei colocando um pouco para conseguir tirar a mistura do liquidificador, talvez meio copo - 100ml.


Preparo (Calda)

  • Ferver a laranja e o açúcar até reduzir a metade.

Preparo (Finalização)

  • Colocar na frigideira uma colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de açúcar;
  • Depois que os dois se misturaram, acrescente um pouco da calda na frigideira;
  • Coloque o Cointreau (uma boa porção) e, se quiser impressionar alguém, flambe a mistura virando um pouco a frigideira no fogo. Flambar não altera o sabor;
  • Depois de ferver, coloque os crepes já dobrados ao meio e regue-os com a calda até que comecem a absorver-la;
  • Dobre o crepe mais uma vez, deixe absorver um pouco mais a calda e retire da frigideira;
  • Sirva-o ainda quente com sorvete de creme (baunilha), pois ao esfriar a calda carameliza e fica dura.
Quem experimenta, pede mais !!!!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Siricaia (doce português)

Siricaia, Sericaia ou apenas Sericá….

Doce português a base de ovo (claro), sua origem é duvidosa… Há quem afirme que a receita veio da India (talvez pela sua versão usando Canela) ou ainda do Brasil. Seja lá de onde veio, o doce ganhou notoriedade quando começou a ser feito por dois conventos alentejanos que reclamam a receita original: o Convento das Chagas de Vila Viçosa e o Convento das Clarissas de Elvas.

A receita mais simples que eu achei (e também muito gostosa) foi no site da Nestlé. 

Ingredientes

  • 8 gemas;
  • 4 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 1 lata de leite moça;
  • a mesma quantidade de leite; Açúcar para polvilhar.

Etapas do preparo  

  • bata as gemas e o açúcar até formarem uma espuma fofa;
  • junte a manteiga já derretida na mistura;
  • junte o leite moça e o leite aos poucos;
  • despeje o conteúdo em um refratários e polvilhe o açúcar por cima;
  • leve ao forno pré-aquecido em 180ºC, em banho maria, e asse por 1 hora.
  • sirva gelado.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Trufas de chocolate branco e pistache

Ainda não dá para comparar com as trufas da Pati Piva, mas ficou delicioso !!!


Ingredientes das Trufas

  • 200g de pistaches torrados (e picados)
  • 360g de chocolates brancos (normalmente 2 barras)
  • 160ml de creme de leite fresco
  • 75g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 3 ou 4 gotas de essência de amêndoa amarga

Etapas de preparo

  • Pique bem picado o cholocate branco com uma faca;
  • Em uma panela, junte o creme de leite fresco com 50g de pistache picado e leve ao fogo até começar a ferver. Retire a panela do fogo.
  • Junte o chocolate branco, um pouco de cada vez para dar tempo de derreter;
  • Adicione a manteiga e as gotas de essência;
  • Quando a mistura estiver bem homogênea, leve a geladeira para endurecer um pouco (de 30 a 60 minutos);
  • Para montar as trufas, você pode usar as mãos fazendo pequenas bolas ou usar um saco de confeiteiro. Depois de montar todas, leve-as a geladeira por pelo menos 2 horas para que fiquem duras;
  • Por fim, espalhe o resto do pistache picado em uma forma e role as trufas sobre o pistache.
  • Deixe na geladeira até a hora de servir, retirando um pouco antes.
Se você não encontrar o pistache torrado, compre sem casca e torre por 15 minutos em um forno pré-aquecido à 150º graus.

domingo, 14 de junho de 2009

Brigadeiro de morango (Bicho de pé) - versão 1

Bicho de pé é o docinho preferido da Cris. Vou tentar 3 receitas diferentes para ver qual delas mais se aproxima ao nosso gold standard - o Bicho de pé do Amor aos Pedaços !!!




Ingredientes
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 envelope de gelatina sabor morango.

Preparo
  • Em fogo baixo, misture em uma panela o leite condensado e a manteiga, e mexa até a mistura ferver;
  • Coloque em seguida o pó de gelatina e mexa até dar o ponto, ou seja, a massa soltar do fundo da panela;
  • Deixe esfriar bem, enrole e passe no açúcar peneirado.

Observações

  • Para facilitar enrolar os docinhos, passe um pouco de manteiga ou margarina na palma das mãos.
  • Os docinhos ficaram um pouco grandes, culpa da falta de prática e pressa em comer !!! Fica mais bonito fazê-los bem menores.

Já coloquei no blog a segunda receita, todos dizem que ficou melhor, confira você mesmo….Clique aqui

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Mousse de chocolate branco

Mousse de chocolate branco é uma das minhas sobremesas prediletas e por muito tempo, relutei em testar qualquer receita por achar que não chegaria nem aos pés da mousse do Amor aos Pedaços. Porém, testei esta receita e gostei bastante do resultado.

Ingredientes
  • 250g de chocolate branco picado (Garoto ou Galak);
  • 2 colheres de sopa de manteiga (sem sal);
  • 2 claras;
  • 2 colheres de sopa de rum;
  • 1 xícara e 1/2 de creme de leite fresco;
  • 2 colheres de sopa de açúcar.

Etapas
  • Derreta o chocolate branco em banho maria com a manteiga e 1/2 xícara de creme de leite.
  • Quando começar a derreter, misture o rum e mexa até obter um creme homogêneo. Na seqüência desligue o fogo e reserve.
  • Enquanto o chocolate derrete, basta o restante do creme de leite (1 xícara) até obter picos firmes (praticamente chantilly).
  • Bata as claras em neve até obter os picos moles. Acrescente o açúcar aos poucos e continue batendo até que obtenha picos firmes e brilhantes.
  • Adiciona o creme de chocolate ao creme de leite batido, misturando bem.
  • Depois adicione o creme resultante, nas claras em neve, e mexa até tudo ficar homogêneo.
  • Coloque a mistura final em pequenas taças ou em um recipiente maior, passe um filme PVC e leve a geladeira por pelo menos 3 horas ou até que fique bem firme.

A receita original pedia 4 colheres de açúcar ao invés de 2, mas fica muitoooo doce. Para ficar mais bonito, é legal colocar chocolate branco ralado por cima antes de servir.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Tiramisú com Nespresso Ristretto

Tiramisú, depois de sorvete e musse de chocolate branco, talvez seja a minha sobremesa preferida. Normalmente faço em casa usando outra receita, mas quando vi esta em uma revista, com café Nespresso Ristreto, decidi testar, pois imaginei que era algo diferenciado.
Vamos a receita…



Ingredientes
  • 4 cápsulas de Ristretto - deve dar algo perto de 200 a 250ml de café. Se preferir outro sabor, fique a vontade :-)
  • 250g de queijo mascarpone;
  • 2 ovos;
  • 4 colheres de sopa de açúcar;
  • cacau ou chocolate amargo em pó - de preferência cacau;
  • 8 bolachas de biscoito champagne.

Etapas
  • Separe a gema da clara dos 2 ovos e bata as claras em neve.
  • Misture as gemas com o açúcar até que fique bem homogênea. Coloque o açúcar aos poucos para ficar mais fácil de misturar.
  • Adicione o queijo mascarpone à gema com açúcar, misturando bem.
  • Por fim, misture as claras em neve até obter um creme homogêneo.
  • Faça o café das cápsulas e coloque-o dentro de um recipiente onde seja possível você mergulhar os biscoitos.
  • Mergulhe os biscoitos um a um e tome cuidado para não deixar imerso por muito tempo, ao ponto dele desmanchar, e nem pouco tempo, evitando que ele fique seco por dentro. Fica mais fácil você quebrar o biscoito ao meio antes de mergulhar para acompanhar se está ficando úmido por dentro ou não.
  • Peque uma taça de sobremesa, tipo tulipa, e alterne uma camada de biscoito com o creme.
  • Leve a geladeira por pelo menos 1 hora.
  • Quando for servir, polvilhe o cacau em pó em cima usando uma peneira pequena para ficar com a aparência bem legal. Não polvilhe antes de servir, pois o cacau ficará úmido em contato com o creme deixando-o escuro.
A receita original era um pouco diferente, tinha gengibre doce (150g) que deveria ser fatiado e colocando entre o biscoito e o creme durante a montagem, mas como não achei onde comprar isto, decidi esquece-lo, mas o resultado ficou muito bom sem o gengibre.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...