quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Risoto de alho assado e tomilho


Calma, não há motivo para pânico ! Risoto de alho sim, mas nada de gosto forte ou qualquer outro motivo para ter medo. Se não quiser confiar em mim, confie no Jamie Oliver já que a receita original é dele.

Adoro alho ! E pelo jeito, descobri que na família não sou o único. Depois de alguns olhares desconfiados,  garfadas comedidas e comentários sobre as diferentes texturas proporcionadas pelas amêndoas e migalhas tostadas, todos acabaram repetindo e de pouco em pouco, foi-se o risoto com elogios entusiasmados no final - um dos melhores que você já fez !!!

Ingredientes (4 a 6 pessoas)
receita original, clique aqui.
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
2 cabeças de alho para assar (como gosto muito de alho, acabei usando 3)
1,5 litros de caldo de galinha (acabei misturando um pouco de caldo de legumes)
2 xícaras (chá) de vinho branco seco
2 dentes de alho picado
2 cebolas roxas bem picadas
1 talo de salsão bem picado
100g de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de folhas frescas tomilho*
100g de amêndoas sem pele, levemente trituradas ou em lâminas
3 fatias de pão de forma sem casca para fazer as migalhas de pão**
1 a 2 colheres (sopa) de queijo mascarpone ou 70g de manteiga
sal e pimenta do reino a gosto.

(*) Acho que usei bem menos tomilho que na receita original, pois o gosto é um pouco forte. Mas no fim, achei que poderia ter usado um pouco mais.
(**) Você pode fazer as migalhas na mão mesmo mas saiba que dá para usar o mixer para esmigalhar rapidamente as fatias.

Preparo
Vamos começar com o alho... pegue as 3 cabeças de alho, corte a parte de cima, regue com um pouco de azeite e embrulhe no papel alumínio (face com brilho para dentro). Leve ao forno pré-aquecido a temperatura alta por mais ou menos 40 minutos. O alho tem que estar macio ao ponto de podermos retirá-lo com uma colherinha e passar em um pão como se fosse um pate, aliás excelente ideia se você tiver mais alho na cozinha. Se quiser ver um passo a passo, achei este link super interessante.

Em uma panela, mantenha o caldo de galinha/legumes sempre quente. Em uma frigideira, toste as amêndoas e depois as migalhas de pão, com um pouco de azeite ou manteiga, até que fiquem crocantes e douradas. Reserve para o final.

Em uma outra panela, refogue a cebola, os dentes de alho picados e o salsão, com um pouco de azeite e em fogo baixo, por cerca de 4 minutos. Adicione o arroz e aumente o fogo. Quando o arroz começar a fritar, aguarde 1 a 2 minutos e acrescente o vinho branco.

Depois que o vinho evaporar, adicione uma concha do caldo, uma pitada de sal, as folhas de tomilho, a pimenta do reino e comece a retirar o alho assado de sua casca colocando direto na panela do risoto. Abaixe o fogo e acrescente uma nova concha de caldo sempre que o arroz secar. Para quem gosta de tomilho, o aroma do risoto nesta fase é divino.

Quando o arroz estiver no ponto, retire do fogo, acrescente os queijos parmesão e mascarpone e misture gentilmente até que estejam incorporados ao risoto, que neste momento deve estar super cremoso.


Sirva imediatamente, com um pouco de amêndoas e migalhas tostadas, enquanto o risoto ainda mantém a sua textura perfeita.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Lamb Burger


Do que é feito o melhor hambúrguer ? Talvez esta seja uma daquelas perguntas que nunca terão uma resposta única e simples. Mas com certeza alguém dirá: burguer de cordeiro, queijo feta e cebola roxa. Parece simples de mais para ser o melhor, porém algumas vezes as melhores coisas são surpreendentemente as mais simples.

A autora desta combinação é a Chef April Broomfield  do The Breslin em Nova York e, segundo li, eles servem  uma média de 1.200 Lamb Burgers por semana, isto antes de ser destaque no programa The Best thing I ever ate do Food Network.

Ingredientes (4 burguers)
600g de carne de cordeiro (não limpei muito a carne, pois precisamos de cerca de 15% a 20% de gordura)
1 cebola pequena picada
1 colher (sopa) de molho inglês
4 fatias de queijo feta (se cortar mais fino, pode usar mais fatias)
1 cebola roxa média cortada em anéis bem finos (usar a mandolina)
4 pãos ciabatta redondos
baby rúcula como acompanhamento
sal, azeite e pimenta do reino a gosto.

Preparo
Clique aqui para ver um passo a passo do preparo no estilo behind the scenes.

Leve a cebola picada para refogar ao fogo baixo, com um fio de azeite até que fiquem douradas.

Em um processador de alimentos, coloque a cebola refogada, o molho inglês e a carne de cordeiro. Pique até obter uma massa de carne. Separe a carne em quatro pedaços e reserve na geladeira até a hora de usar. Você pode já montar os discos de hambúrguer ou então deixar a carne em formato de pequenas bolas.

Para grelhar, leve uma frigideira ao fogo até que fique bem quente. Dê uma leve tostada no pão do lado de fora. Molde os discos de hambúrguer deixando eles altos mas no diâmetro do pão. Coloque uma pitada de sal dos 2 lados do disco e leve para grelhar por cerca de 3 a 4 minutos de cada lado. Quando estiver no ponto, retire, coloque o queijo por cima e deixe descansar por cerca de 3 minutos. Coloque as rodelas de cebola, tempere com pimenta do reino e azeite a gosto e ponha no pão tostado. Sirva imediatamente !!!


A combinação de sabores é muita boa. O burguer de cordeiro ficou com uma casquinha mais torrada e suculento. O queijo e a cebola combinam bem com o cordeiro e para aqueles que acham cordeiro e cebola crua muito fortes, saibam que todos os sabores ficam harmonizados.

O que não arrisquei a fazer foi a maionese de cominho, mas pelo que entendi é mais para as fritas. Então imagino que não fez diferença.

Assim que experimentar o original, poderei dizer se é ou não uma das melhroes coisas que já comi !!!



segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Você sabe escolher frutas ?



O verão está está aí!  Geralmente, é nessa época do ano em que aumenta o consumo das frutas, por serem alimentos mais leves e que podem ser consumidos de várias formas, desde sucos até em saladas. Mas você sabe como escolher as frutas no momento da compra? Como selecionar as melhores?

De um modo geral, na hora de ir às compras, dê preferência às frutas da estação. Além de estarem mais baratas, essas costumam estar mais frescas que as demais. Uma outra dica é procurar sentir o cheiro da fruta. Quanto mais agradável e característico, melhor.

A verdade é que cada fruta tem um critério diferente para ser usado, mas existe um princípio básico que vale para todas elas: quanto mais frescas, melhor! Uma das melhores opções é comprar as frutas em feiras livres, pois nesses lugares a qualidade da fruta costuma ser superior. Mas, caso não seja possível, aproveite os dias de feira dos grandes mercados.

As bananas, por exemplo, podem ser escolhidas quando já possuem aquelas manchas pretas, isso indica que elas estão maduras. Além disso, a casca deve estar com aspecto firme. Mas esse critério só vale se a intenção for para consumo imediato. Caso contrario, procure escolher aquelas que estejam levemente esverdeadas. Elas devem estar bem presas às pencas.

Por ser uma fruta que amadurece muito rápido, o mamão costuma ser colocado a venda quando ainda está um pouco verde. Na hora da compra, escolha os mais firmes e evite aqueles com amassados. A fruta deve estar macia, mas não mole.

Como a laranja é uma fruta que possui muitas variedades, cada uma possui sua particularidade. A seleta, por exemplo, deve estar com um pedaço do galho, pois isso indica que a fruta foi colhida da maneira correta. Já a laranja lima possui bastante caldo quando sua casca é bem lisa.

O bom maracujá é aquele mais pesado. Se estiver muito leve, é sinal de que possui pouca poupa, ou que a mesma secou. No caso do maracujá azedo, a casca enrugada indica que ele está maduro. Já o maracujá doce deve ter a casca lisa e viçosa.

O abacaxi é uma outra fruta muito consumida nessa época do ano. Uma boa dica é puxar uma das folhas do centro de sua coroa. Se a folha soltar com facilidade, significa que a fruta está boa para ser consumida. O ideal também é que a casca esteja dourada e com aroma doce.

Na hora de escolher a manga, prefira aquelas com cheiro doce e com cor amarelo-avermelhado. Fuja daquelas com machucados, rachaduras e batidas. A casca da fruta deve estar macia, porém firme.

As uvas pretas e vermelho-escuras costumam ser as mais doces e saborosas. Ao escolher, elas devem estar bem presas ao seu cacho, e suas cascas devem estar firmes. Evite aquelas com manchas e murchas.

Quando for comprar melancia, a fruta deve estar com a casca bem firme e brilhante, de cor verde-rajada. Tente bater com a palma da mão na fruta e preste atenção no som. Se emitir um som oco, indica que está pronta para o consumo.

Seja lá qual for a fruta, se estiver madura, é importante conservar na geladeira, como forma de prolongar a qualidade. Caso ainda esteja verde, procure embrulhar a fruta em folhas de jornal. Isso acelera o processo de amadurecimento.

E aí, anotou as dicas? Agora é só ir às compras!

Fonte: Cupom Now

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Fusilli vegetariano


Mais uma receita simples e gostosa do canal Bem Simples. Esta é do programa Brasil no Prato e a combinação de sabores proposta pela Carla Pernambuco é quase divina. Bom, queijo, manjericão e limão siciliano é presença quase garantida em tudo que faço. O preparo é simples e tranquilo e o que mais demora é assar o alho, mas se você gosta, asse uma segunda cabeça junto e sirva com pão enquanto você prepara o prato.

Ingredientes (4 pessoas)
receita original, clique aqui.

Meio pacote de fusilli (250g)
1 cabeça de alho
300g de tomate cereja ou uva (ou qualquer outro daqueles pequenos)
400g de cogumelos (usei 200g de shitake e 200g de shimeji branco)
2 abobrinhas, cortadas em meia lua
100g de queijo de cabra - amassado com um garfo
Raspas de 1/2 limão siciliano (fui conservador, mas tem gente que assusta com limão)
1/3 de xícara (chá) de folhas de manjericão
Sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto (para aqueles que querem mais precisão, uma pitada)
Lascas de parmesão

Preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC , tempere a cabeça de alho com azeite, sal e se quiser com tomilho, como sugerido na receita original. Enrole no papel alumínio (face com brilho sempre para dentro) e leve ao forno por 30 minutos. No fim, os dentes de alho estarão super macios e saborosos !

Em uma frigideira, refogue os tomates por 3 minutos e reserve. Na mesma frigideira, refogue então as abobrinhas cortadas e depois os cogumelos, sempre com azeite e temperados com sal.

Volte tudo para a frigideira e no fogo baixo, acrescente os dentes assados de alho (eu coloquei bem mais de 4, pois estavam muito gostosos). Adicione então o queijo de cabra, as raspas de limão, o manjericão e o fusilli já fervido.

Para servir, coloque a massa no prato, rale um pouco de noz moscada por cima, decore com lascas de parmesão e algumas folhas de manjericão.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Hambúrguer e cerveja


Antes que você pense que irei falar de harmonização de cerveja com o hambúrguer saiba que este território ainda não foi explorado pela minha curiosidade. A ideia aqui foi verificar se haveria muita diferença no sabor e na maciez ao marinar a carne na cerveja antes de picá-la para fazer um hambúrguer.

Dizem que o álcool da cerveja é capaz de amaciar a carne, mas o próprio fato de picar a carne já ajuda neste quesito. Então busquei uma cerveja que ajudasse a temperar a carne e a escolhida foi a Eisebahn Pale Ale, de paladar e amargor mais encorpados e complexos.

Para o hambúrguer (6 a 8 unidades de cerca de 150g)
1kg de carne (usei contra-filé, mas separando bem a gordura)
1 cebola picada
3 colheres (sopa) de molho inglês/worcestershire
2 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta do reino a gosto
1 garrafa de Eisebahn Pale Ale
Pães de hambúrguer,

Para a montagem
1 cebola cortada em anéis
2 colheres (chá) de açúcar mascavo
200ml da cerveja usada na marinada
Fatias de queijo ementhal, queijo gorgonzola, tomate, folhas de rúcula, ketchup, mostarda amarela e o que mais você gostar...

Preparo
Deixe na noite anterior a peça de carne marinando na cerveja dentro da geladeira, em uma tigela coberta com filme PVC. Na hora do preparo, retire a carne e guarde a marinada. Limpe o excesso de gordura e pese a carne. Da gordura retirada, separe 10% do peso da carne para picarmos junto.Em uma frigideira, leve a cebola picada ao fogo com um fio de azeite e refogue até que fique transparente.

No processador de alimentos, pique a gordura com o molho inglês, o azeite e a cebola, formando um creme. Em seguida coloque a carne cortada em cubos e pique usando a função pulsar. Molde os discos de hambúrguer com as mãos e deixe na geladeira até a hora de grelhá-los.

Em uma frigideira, leve a cebola cortada em anéis ao fogo baixo com um pouco de azeite. Quando estiverem com a cor indo do dourado para o marrom, acrescente a cerveja e o açúcar e deixe reduzir. Acerte o sal e reserve.

Para grelhar os hambúrgueres, tempere cada disco com sal dos 2 lados e pimenta do reino em apenas 1 lado. Leve ao fogo uma frigideira de fundo grosso ou uma grelha e quando esta estiver bem quente, grelhe cada disco por 3 minutos de cada lado. Quando faltar 1 minuto do segundo lado, coloque o queijo para que ele derreta. Cobrir o disco com uma tampa de panela ajuda a derreter o queijo com o próprio vapor.


Para montar, espalhe o ketchup na parte de baixo do pão, coloque a rúcula e o tomate. Em seguida o hambúrguer com queijo e a cebola caramelizada por cima. Abra uma outra garrafa de Eisebahn e bom proveito !!!

A carne ficou super macia e suculenta, mas difícil atribuir isto a cerveja e não a gordura e o processo de picar. Já o sabor, ficou muito bom mas de difícil descrição, poderia tentar poetizar mas acho que a melhor descrição seria complexo, herdado da própria Pale Ale. Se você repetir a receita, me conte depois o que achou !

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Crepe com creme de mascarpone e morangos ao balsâmico


Depois de muita comilança no Natal e farta ceia no Réveillon, caprichei em uma sobremesa leve para encerrar 2012... pelo menos a massa e o creme estavam bem leves...já as calorias, não posso dizer o mesmo.

Crepe (mais ou menos 10 unidades)
receita original, clique aqui.

3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1,5 xícara (chá) de leite integral
3 ovos
3/4 de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar (usei 2 apenas)
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de amareto ou outro bebida (opcional)

Preparo Crepe
Bata tudo no liquidificador ou use um mixer para misturar tudo. Passe manteiga em uma frigideira, ou use uma crepeira, e ajuste a quantidade de mistura para o tamanho da frigideira para obter crepes bem finos. Guarde na geladeira até a hora da montagem.

A massa fica bem líquida e dá um pouco de trabalho para fazer o crepe ficar bem fino. Nada que algumas tentativas e um pouco de paciência não resolvam. No meu caso, dos 10 possíveis tentativas, acabei ficando com 5 bons crepes....Dá para usar também a massa do crepe suzette, clique aqui e confira !

Recheio
2 xícaras (chá) de morangos cortados
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico (acabei usando um com sabor de framboesa)

1 xícara (chá) de creme de leite fresco gelado
1 colher (sopa) de açúcar refinado
120g de queijo mascarpone
amêndoas em fatias a gosto


Preparo
Em uma tigela, combine os morangos, o açúcar e o vinagre balsâmico. Macere um pouco os morangos e misture até dissolver o açúcar. Reserve. Em uma outra tigela, bata o creme de leite fresco gelado com o açúcar até o ponto de chantily. Adicione o mascarpone e as amêndoas e reserve.

Para servir, coloque o creme em um dos cantos do crepe, dobre o crepe na metade e na metade novamente. Espalhe os morangos por cima com um pouco do caldo e bom proveito !!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...